Experiência de vida : um percurso para o letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria da Guia Taveiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1635
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
id UNB_d94b2913ecf67fc7100e9e8d1795f939
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1635
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Experiência de vida : um percurso para o letramentoLetramentoEducação ruralEstudo de casoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.Este estudo é sobre o letramento de uma pessoa e o seu percurso, iniciado em uma “escola” rural precária até chegar à Universidade, como aluna e depois como professora. Letramento é entendido como um conjunto de práticas sociais relacionadas ao uso, à função e ao impacto da escrita na sociedade. A principal base de dados desta investigação é a história de vida de um sujeito. Desta forma, consideramos os relatos autobiográficos do sujeito, que é uma pessoa de origem rural, sem recursos financeiros, que teve que trabalhar desde muito cedo, oriunda de uma família sem escolarização, com déficit idade-série e atraso escolar. Buscamos subsídios para a realização deste estudo na pesquisa qualitativa ena metodologia etnográfica. A abordagem autobiográfica se constituiu no método utilizado para a realização do mesmo. Assim sendo, o classificamos como um estudo de caso autobiográfico-etnográfico educacional. A base teórica é formada por um breve estudo sobre a zona rural, o letramento como prática social e a sociolingüística. Na história de vida, identificamos e analisamos extratos relacionados às condições socioeconômicas e socioculturais, ao envolvimento da família, às atitudes do professor e à motivação. Nas análises buscamos compreender a influência ou a importância que esses aspectos têm no processo de letramento de um educando. Neste caso, no processo de letramento da pesquisadora-pesquisada. Acreditamos ser este estudo uma excelente oportunidade para se refletir como o letramento se relaciona com as práticas sociais de oralidade e de escolarização e, como estas se relacionam com as condições socioeconômicas e as instituições sociais, como a família. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study is about the biography of a teacher on her way toward literacy, from her precarious rural school until the university. Literacy can be seen as a group of social practices related with the use, function and the impact of the writing on society. The main data base for this investigation is a person life history. In this way, we consider autobiographical reports of this person, who is from a poor rural area. This person started working at age 5 as she came from a poor and illiterate family, when she finally started school, she was older than her colleagues. This study is based on qualitative research and on the ethnographic method. The autobiographical approach is the method used to do this study. Thus, we classify it as a biographical educationalethnographical case study. Its theoretical basis is composed by a short study about rural area, the literacy as social practice and sociolinguistics. In the life history we identified and analyzed extracts related with socioeconomic and sociocultural status. Moreover, we analyzed family relationship, attitudes and motivation of the teachers. During the analysis we tried to identify the influence that these aspects on the literacy process of a student. We believe that this study will be a great opportunity to think about how literacy is related with orality social practices and how these practices are related with socioeconomic status and family involvement.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBortoni-Ricardo, Stella MarisSilva, Maria da Guia Taveiro2009-09-09T18:01:12Z2009-09-09T18:01:12Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Maria da Guia Taveiro. Experiência de vida: um percurso para o letramento. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1635info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/1635Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência de vida : um percurso para o letramento
title Experiência de vida : um percurso para o letramento
spellingShingle Experiência de vida : um percurso para o letramento
Silva, Maria da Guia Taveiro
Letramento
Educação rural
Estudo de caso
title_short Experiência de vida : um percurso para o letramento
title_full Experiência de vida : um percurso para o letramento
title_fullStr Experiência de vida : um percurso para o letramento
title_full_unstemmed Experiência de vida : um percurso para o letramento
title_sort Experiência de vida : um percurso para o letramento
author Silva, Maria da Guia Taveiro
author_facet Silva, Maria da Guia Taveiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoni-Ricardo, Stella Maris
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria da Guia Taveiro
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Educação rural
Estudo de caso
topic Letramento
Educação rural
Estudo de caso
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2009-09-09T18:01:12Z
2009-09-09T18:01:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria da Guia Taveiro. Experiência de vida: um percurso para o letramento. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1635
identifier_str_mv SILVA, Maria da Guia Taveiro. Experiência de vida: um percurso para o letramento. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580772759797760