O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Franco de Salles
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3021
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
id UNB_d999f8f37a9b8fa673f5884cc44cc1c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3021
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender CiênciasMuseus - exposiçãoCiências - estudo e ensinoEspaços não-formais de educaçãoCâmeras escurasFísica - estudo e ensinoEducação - Distrito Federal (Brasil)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.O objetivo deste trabalho foi estudar a possibilidade de se complementar a educação científica escolar no ensino das ciências, através da parceria museuescola. Assim sendo, a partir dessa parceria, levou-se uma exposição museológica sobre Óptica para uma escola pública da Região Administrativa de Taguatinga – DF, a fim de observar o comportamento de uma turma de Ensino Médio ao visitar a exposição. A exposição, baseada nos trabalhos de Queiroz, Barbosa-Lima e Santiago (2006), objetivava motivar os estudantes-visitantes a aprender Óptica mostrando o modo como ela foi utilizada por grandes mestres da pintura na criação de suas telas. Fazia parte da exposição uma imensa câmara escura com um pequeno orifício em um dos seus lados, para a passagem da luz vinda de um objeto de fora da câmara, a ser projetado em uma tela localizada em seu interior. Assim, tinha-se pronto o produto exigido para o mestrado profissionalizante. No entanto, resolveu-se fazer também uma pesquisa empírica, pois desejava-se descobrir se a exposição motivava a aprendizagem dos visitantes. Para tanto, planejou-se uma pesquisa qualitativa, com a coleta de dados em três momentos. Nos dois primeiros momentos, observou-se a interação dos alunos antes e durante a visita à exposição. O terceiro ocorreu em sala de aula com a professora-colaboradora. Os resultados do estudo mostram a possibilidade de que atividades desse tipo agucem a curiosidade em relação às ciências, contribuindo para melhorar o processo de ensinoaprendizagem de ciências. Portanto, acredita-se que a parceria museu-escola pode ter influência positiva no processo educacional. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of that work was to study the possibility to complement the school science education through a partnership museum-school. So, starting from this partnership, an exhibition about optics was build and taken to a public school of Taguatinga - DF, to observe the behavior of a group of students visiting the exhibition. Part of the exhibition was a camera obscura with a small hole in one on their sides, for the passage of the light coming from of an object outside which was projected in a screen inside the camera. The whole exhibition was based on the work of Queiroz, Barbosa-Lima and Santiago (2006). The exhibition was the teaching product demanded for the professional master's degree. However, it was also decided to do an empiric research to understand whether the exhibition could motivate visitors' learning of science. To do so it was planned a qualitative research that had three moments of data collection. In the first two moments, the interaction with the group of students was observed and video-taped. The third moment of observation happened back in the classroom with the teacher-collaborator. The results of this study show the possibility that such activities can sharpen visitor’s scientific curiosity, thus contributing to improve the process of science learning. Therefore, it is believed that the partnership museum-school, with school exhibitions can have positive influences upon the science learning processes.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteZimmermann, ErikaPorto, Franco de Salles2010-01-07T19:35:06Z2010-01-07T19:35:06Z2010-01-072008-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPORTO, Franco de Salles. O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3021info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:21:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/3021Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:21:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências
title O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências
spellingShingle O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências
Porto, Franco de Salles
Museus - exposição
Ciências - estudo e ensino
Espaços não-formais de educação
Câmeras escuras
Física - estudo e ensino
Educação - Distrito Federal (Brasil)
title_short O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências
title_full O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências
title_fullStr O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências
title_full_unstemmed O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências
title_sort O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências
author Porto, Franco de Salles
author_facet Porto, Franco de Salles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zimmermann, Erika
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Franco de Salles
dc.subject.por.fl_str_mv Museus - exposição
Ciências - estudo e ensino
Espaços não-formais de educação
Câmeras escuras
Física - estudo e ensino
Educação - Distrito Federal (Brasil)
topic Museus - exposição
Ciências - estudo e ensino
Espaços não-formais de educação
Câmeras escuras
Física - estudo e ensino
Educação - Distrito Federal (Brasil)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12
2010-01-07T19:35:06Z
2010-01-07T19:35:06Z
2010-01-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTO, Franco de Salles. O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3021
identifier_str_mv PORTO, Franco de Salles. O impacto de exposições museológicas na motivação para aprender Ciências. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580786451054592