Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faedda, Carla Marcela da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46681
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, 2022.
id UNB_d9f3b2b41f61320247000e507a1b5c63
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46681
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagemProcessamento auditivoTranstornos da audiçãoAspectos socioeconômicosDesenvolvimento da linguagemDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, 2022.Introdução: O Processamento Auditivo (PA) é um conjunto de habilidades e processos integrados do Sistema Nervoso Central, com a finalidade de interpretar a informação auditiva oriunda do sistema auditivo periférico. Os aspectos socioeconômicos podem estar diretamente relacionados aos prejuízos no desenvolvimento infantil, pois, muitas vezes, a criança não tem acesso pleno a cuidados básicos de saúde, educação e lazer, bem como a estímulos auditivos e linguísticos, o que pode causar atrasos na aquisição e desenvolvimento da linguagem, e na aprendizagem escolar. As habilidades cognitivo-linguísticas são também dependentes de um adequado desenvolvimento do PA. Assim, identificar precocemente o risco para alterações no processamento auditivo é fundamental para que o desenvolvimento e a aprendizagem formal ocorram adequadamente. Objetivo: Avaliar o desempenho na triagem do processamento auditivo em escolares e correlacioná-lo com o nível socioeconômico e queixas de aprendizagem. Métodos: Estudo prospectivo, clínico e observacional, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP), sob o número CAAE: 36052920.1.0000.5558, com 20 sujeitos de sete a 11 anos, do Ensino Fundamental I, de escolas públicas e privadas, divididos em dois grupos de acordo com o nível socioeconômico: G1: Classes C1 e C2 (n=10) e G2: Classes B1, B2, (n=10). Ambos os grupos com e sem queixas de aprendizagem. Realizou-se a avaliação audiológica básica (audiometria tonal, vocal e imitanciometria), aplicação de formulário socioeconômico e triagem do PA online, utilizando-se a plataforma Audbility®. Resultados: Verificou-se que existe um maior risco para o transtorno do processamento auditivo nos sujeitos do grupo com nível socioeconômico mais baixo, que apresentou piores desempenhos nas habilidades de figura-fundo para sons verbais, integração das informações acústicas, sequencialização e organização do sinal acústico e fechamento auditivo. Não houve associação direta das queixas de aprendizagem escolar e nível socioeconômico em ambos os grupos. Conclusão: Foi possível correlacionar os achados entre o desempenho em relação às habilidades auditivas avaliadas e o nível socioeconômico, confirmando um maior risco para o transtorno do processamento auditivo nos sujeitos do grupo com nível socioeconômico mais baixo. A triagem de processamento auditivo online demonstrou ser eficaz na identificação do risco para alterações em habilidades auditivas.Introduction: The Auditory processing (AP) is an ensemble of integrated abilities and processes of the Central Nervous System that aims to interpret the auditory information originated on the peripheral auditory system. The socioeconomical aspects can be directly detrimental to child development, seeing that usually the child does not have full access to basic healthcare, education and leisure, as well as auditory and linguistic stimuli which can cause delay on language acquisition and development and on school learning. The cognitive-linguistic abilities are also dependent on an adequate development of AP. Therefore, an early identification of the risk to occur alterations on the auditory processing is fundamental to development and formal learning. Objective: Identify the risk for alterations on the auditory processing and correlate it to the socioeconomic status and complaints regarding the learning process. Methods: A prospective, clinical and observational study, approved by Research Ethics Comittee (CEP/CONEP, acronym in Portuguese), process number CAAE: 36052920.1.0000.5558, with 20 subjects aged 7 to 11 years, from elementary school of public and private schools, divided into two groups according to their socioeconomic status: G1: Classes C1 and C2 (n=10) and G2: Classes B1 and B2 (n=10). Both groups with and without learning complaints. A basic audiologic evaluation was performed (tone and vocal audiometry and immittance measures), application of a socioeconomic form and online screening of AP, using the Audbility® platform. Results: We verified that there is a greater risk to auditory processing disorder on subjects from the lowest socioeconomic status which presented the worst performance for figure background for verbal sounds, integration of acoustic information, sequencing and organization of acoustic signal and auditory closure. There was no direct association of learning complaints and socieconomic status in both groups. Conclusion: It was possible to correlate the findings between the performance of the evaluated auditory abilities and socioeconomic status which confirms that there is a greater risk for auditory processing disorder on subjects from a lower socieconomic status. An online screening of auditory processing demonstrated to be effective on identifying the risk for alterations on the auditory ability.Faculdade de Medicina (FMD)Programa de Pós-Graduação em Ciências MédicasOliveira, Carlos Augusto Costa Pires deBarreto, Monique Antunes de Souza ChelminskiFaedda, Carla Marcela da Silva2023-10-16T16:52:02Z2023-10-16T16:52:02Z2023-10-162022-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFAEDDA, Carla Marcela da Silva. Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem. 2022. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46681porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-16T16:52:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/46681Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-16T16:52:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem
title Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem
spellingShingle Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem
Faedda, Carla Marcela da Silva
Processamento auditivo
Transtornos da audição
Aspectos socioeconômicos
Desenvolvimento da linguagem
title_short Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem
title_full Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem
title_fullStr Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem
title_full_unstemmed Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem
title_sort Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem
author Faedda, Carla Marcela da Silva
author_facet Faedda, Carla Marcela da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Carlos Augusto Costa Pires de
Barreto, Monique Antunes de Souza Chelminski
dc.contributor.author.fl_str_mv Faedda, Carla Marcela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Processamento auditivo
Transtornos da audição
Aspectos socioeconômicos
Desenvolvimento da linguagem
topic Processamento auditivo
Transtornos da audição
Aspectos socioeconômicos
Desenvolvimento da linguagem
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-17
2023-10-16T16:52:02Z
2023-10-16T16:52:02Z
2023-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FAEDDA, Carla Marcela da Silva. Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem. 2022. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46681
identifier_str_mv FAEDDA, Carla Marcela da Silva. Desempenho na triagem de processamento auditivo em escolares, correlação com nível socioeconômico e queixas de aprendizagem. 2022. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580697152225280