Arte-educação e tecnologia no ensino médio : reflexões a partir da proposta triangular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Moises Lucas dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5670
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2006.
id UNB_d9f9c2c5c66b9c3c0948ab006b4ab8b2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5670
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Arte-educação e tecnologia no ensino médio : reflexões a partir da proposta triangularArte e educaçãoArte e tecnologiaArte moderna - século XXArte por computadorDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2006.Esta dissertação constituiu-se a partir da necessidade de conhecer um pouco mais acerca do uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensinoaprendizagem das Artes Visuais nas escolas públicas de Ensino Médio do Distrito Federal. Partiu-se da adoção da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa como norteadora para a construção de práticas pedagógicas dialógicas, hipertextuais e contextualizadas. Pertinente à linha de pesquisa de Arte e Tecnologia, objetivou a geração de possibilidades e sugestões metodológicas partindo da correlação entre as singularidades dos espaços informatizados visitados nas escolas públicas e as análises dos dados e das informações coletados. Buscando evidenciar aspectos positivos nas mudanças oriundas das considerações em torno da seriedade com que o ensino-aprendizagem da Arte passou a adquirir nos anos 90, insere aspectos advindos com as novas tecnologias da informação e comunicação, valorizando e contribuindo para a utilização de novas linguagens, tendo o uso do computador como recurso – ou ferramenta – coadjuvante no processo de ensino aprendizagem das Artes Visuais. Há, também, a necessidade de promover a reflexão acerca de competências e habilidades que favoreçam a autonomia e o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo, bem como a aproximação dos repertórios em torno da cultura visual. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation is meant to help us learn a little more about the usage of new information and communication technologies in Visual Arts teaching-learning process which is taking place at the Federal District public secondary schools. It has been commenced by adoption of the Ana Mae Barbosa’s Triangular Proposal as guide for building up dialogic, contextual and hypertextual pedagogical practices. The dissertation belongs to Art and Technology’s line of research and aims at producing methodological possibilities and suggestions inspired by data collected at schools, which have embraced computers as tools. The dissertation searches for making evident the positive aspects brought by the emergence of new concepts for Art teaching-learning processes since the 90’s taking into account its seriousness; the dissertation adds up information technologies and communication features, valuing and making evident the importance of the new languages usage, having the computer as instruments or tools in the Visual Arts teaching-learning process. It is also relevant to highlight the importance to promote the proper training for teachers, helping them to enable and to develop the sense for critic reasoning on the proposed subject, as well as to approximate the Visual Culture range of their repertoire.Fraga, TaniaSaboia, LygiaSantos, Moises Lucas dos2010-10-14T14:11:36Z2010-10-14T14:11:36Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Moises Lucas dos. Arte-educação e tecnologia no ensino médio: reflexões a partir da proposta triangular. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5670info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:38:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/5670Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:38:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte-educação e tecnologia no ensino médio : reflexões a partir da proposta triangular
title Arte-educação e tecnologia no ensino médio : reflexões a partir da proposta triangular
spellingShingle Arte-educação e tecnologia no ensino médio : reflexões a partir da proposta triangular
Santos, Moises Lucas dos
Arte e educação
Arte e tecnologia
Arte moderna - século XX
Arte por computador
title_short Arte-educação e tecnologia no ensino médio : reflexões a partir da proposta triangular
title_full Arte-educação e tecnologia no ensino médio : reflexões a partir da proposta triangular
title_fullStr Arte-educação e tecnologia no ensino médio : reflexões a partir da proposta triangular
title_full_unstemmed Arte-educação e tecnologia no ensino médio : reflexões a partir da proposta triangular
title_sort Arte-educação e tecnologia no ensino médio : reflexões a partir da proposta triangular
author Santos, Moises Lucas dos
author_facet Santos, Moises Lucas dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fraga, Tania
Saboia, Lygia
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Moises Lucas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e educação
Arte e tecnologia
Arte moderna - século XX
Arte por computador
topic Arte e educação
Arte e tecnologia
Arte moderna - século XX
Arte por computador
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2010-10-14T14:11:36Z
2010-10-14T14:11:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Moises Lucas dos. Arte-educação e tecnologia no ensino médio: reflexões a partir da proposta triangular. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5670
identifier_str_mv SANTOS, Moises Lucas dos. Arte-educação e tecnologia no ensino médio: reflexões a partir da proposta triangular. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508384995508224