Arte e antropofagia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Diego Azambuja de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22885
http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.T.22885
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2016.
id UNB_da2b9fc87243681db5e9137973d43049
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22885
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Arte e antropofagia4RTE E 4NTR0P0F4614Arte tecnológicaAntropofagiaCorpo e arteTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2016.O texto apresenta a relação entre a noção de plasticidade corporal apresentado pelo autor Gonzalo Aguilar em sua análise da pintura Abaporu de Tarsila do Amaral (1928) e da hipótese plasticidade cerebral apresentada pelo neurocientista Miguel Nicolélis em sua pesquisa sobre a neurociência distribucionista, questionando a noção clássica de Antropofagia como absorção e destruição de corpos. A partir da relação entre a Antropofagia de Oswald de Andrade e as Tecnofagias de Giselle Beiguelman (2012), que multiplica a noção de antropofagia no singular em antropofagias na proposição de suas antropofagias tecnológicas, proponho a compreensão das antropofagias como tecnofagias a partir da relação entre o humano e o técnico na noção proposta Bernard Stiègler da antropogênese como tecnogênese. Crio os neologismos absorversões e atraversamentos, a partir da relação entre as palavras absorção e atravessar com a palavra versar, significando simultaneamente versos e versões, para argumentar a compreensão das antropofagias como tecnofagias, onde nesse processo haveria a criação de corpos em rede se dariam a partir dos compartilhamentos nas redes e criariam assim, a partir da fragmentação e multiplicação de corpos e presenças em relação direta e mediada por tecnologias apresentando a noção de REDEmensionamentos nas criações artísticas nas ruas e nas redes.The text present the relationship between the notion of body plasticity presented by the author Gonzalo Aguillar throw the analise of Tarsila do Amaral´s painting called Abaporu (1928), crossing with the hipothesis of brain plasticity presented by Miguel Nicolelis in his networking neuroscience research, questioning the classical notion of Anthropophagy as absorption and destruction of bodies. By the relationship between Oswald de Andrade´s proposal of Anthopophagy (1928) and Giselle Beigelman´s proposal of Technophagies (2012), that multiply the notion of Antrhopophagy presenting in her technological anthropophagies, i propose the compreention of antropophagies as technophagies by the relation between human and technics proposed by the anthropogenesis as technogênesis presented of Bernard Stiegler. I create the neologisms absorversões and atraversamentos, uning the words in portugueses “absortion” and “crossing” to the word verse, meaning simultaneously poetic verses and version to argue the compreention of the anthropophagies as technophagies and this process as creation of bodies by the network sharing and by simultaneous fragmentation and multiplication of bodies and presences in direct and mediated contact by Technologies in artistc criation on streets and on internet. This process we call REDEmensionamentos in portuguese, that means the redimenionig of bodies as network scale.Medeiros, Maria Beatriz deAlmeida, Diego Azambuja de2017-03-13T18:02:11Z2017-03-13T18:02:11Z2017-03-132016-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALMEIDA, Diego Azambuja de. Arte e antropofagia. 2016. 332 f., il. Tese (Doutorado em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22885http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.T.22885A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/22885Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte e antropofagia
4RTE E 4NTR0P0F4614
title Arte e antropofagia
spellingShingle Arte e antropofagia
Almeida, Diego Azambuja de
Arte tecnológica
Antropofagia
Corpo e arte
title_short Arte e antropofagia
title_full Arte e antropofagia
title_fullStr Arte e antropofagia
title_full_unstemmed Arte e antropofagia
title_sort Arte e antropofagia
author Almeida, Diego Azambuja de
author_facet Almeida, Diego Azambuja de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Maria Beatriz de
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Diego Azambuja de
dc.subject.por.fl_str_mv Arte tecnológica
Antropofagia
Corpo e arte
topic Arte tecnológica
Antropofagia
Corpo e arte
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-22
2017-03-13T18:02:11Z
2017-03-13T18:02:11Z
2017-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Diego Azambuja de. Arte e antropofagia. 2016. 332 f., il. Tese (Doutorado em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22885
http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.T.22885
identifier_str_mv ALMEIDA, Diego Azambuja de. Arte e antropofagia. 2016. 332 f., il. Tese (Doutorado em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22885
http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.T.22885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580698257424384