Habilidades e procedimentos da investigação científica : percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Karlla Vieira do
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11385
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade Unb Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2012.
id UNB_da9a9c1397a580fbcc69965773409df0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11385
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Habilidades e procedimentos da investigação científica : percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular.Biologia - estudo e ensinoBiologia molecularCitologiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade Unb Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2012.Uma das limitações nos currículos de ciências está em priorizar o processo de ensino pautado nos seus produtos ao invés de valorizar o entendimento dos processos que norteiam o fazer científico. Considerar as habilidades e procedimentos da investigação científica na prática pedagógica não é uma proposta nova, mas continua sendo negligenciada. Por compreender que essa abordagem é necessária no desenvolvimento de um pensamento reflexivo, esta pesquisa teve como objetivo obter as percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas (n=6) acerca de três habilidades e procedimentos da investigação científica (observação, registro e inferência) a partir de uma sequência didática. Durante a sequência utilizou-se algumas atividades em Biologia Celular em Molecular. Optou-se pela abordagem qualitativa para a análise dos dados e, por meio dos resultados constatou-se que os alunos refletiram sobre tais habilidades e procedimentos, mostrando crescente refinamento em suas percepções. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTOne of the limitations science education curricula face relates to a kind of a methodology that stresses the teaching of scientific products instead of the skills and processes that originated them. The teaching of those skills and processes is not a new educational endeavor, however, it is still neglected. To be successful in such approach there is a need to the develop students’ reflexive thought. The aim of this study was to investigate the perceptions of a group of pre-service biology teachers (n=6) about the scientific processes of observation, observation record, and inference developed during a teaching unit. Some cell and molecular activities were part of the unit. The data was analyzed using qualitative methods. The findings show that the students were not only able to reflect about the three processes and skills, but demonstrated greater improvement in their perceptions.Ferreira, Louise Brandes MouraAraujo, Carla Medeiros yCarmo, Karlla Vieira do2012-10-05T12:32:45Z2012-10-05T12:32:45Z2012-10-052012-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARMO, Karlla Vieira do. Habilidades e procedimentos da investigação científica: percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular. 2012. xv, 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11385info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/11385Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades e procedimentos da investigação científica : percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular.
title Habilidades e procedimentos da investigação científica : percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular.
spellingShingle Habilidades e procedimentos da investigação científica : percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular.
Carmo, Karlla Vieira do
Biologia - estudo e ensino
Biologia molecular
Citologia
title_short Habilidades e procedimentos da investigação científica : percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular.
title_full Habilidades e procedimentos da investigação científica : percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular.
title_fullStr Habilidades e procedimentos da investigação científica : percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular.
title_full_unstemmed Habilidades e procedimentos da investigação científica : percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular.
title_sort Habilidades e procedimentos da investigação científica : percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular.
author Carmo, Karlla Vieira do
author_facet Carmo, Karlla Vieira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Louise Brandes Moura
Araujo, Carla Medeiros y
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Karlla Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - estudo e ensino
Biologia molecular
Citologia
topic Biologia - estudo e ensino
Biologia molecular
Citologia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade Unb Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-05T12:32:45Z
2012-10-05T12:32:45Z
2012-10-05
2012-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARMO, Karlla Vieira do. Habilidades e procedimentos da investigação científica: percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular. 2012. xv, 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11385
identifier_str_mv CARMO, Karlla Vieira do. Habilidades e procedimentos da investigação científica: percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular. 2012. xv, 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508327778910208