A docência na educação do campo no contexto da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Juliana Crespo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lira, Gabriela Fernandes Chaves, Magrin, Nicolly Papacidero, Noal, Débora da Silva, Silva, Marina Thuane Melo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42352
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12413
https://orcid.org/0000-0003-4344-208X
https://orcid.org/0000-0001-7099-4504
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https://orcid.org/0000-0002-7070-0323
Resumo: A Educação no Campo se configura a partir de lutas históricas por direitos à educação, à terra, à justiça social e ao trabalho. Com o surgimento da Pandemia COVID-19, as vulnerabilidades e precarizações tornaram-se mais evidentes. A partir das adaptações que foram necessárias em função das medidas de isolamento social, emergiu a preocupação com a saúde mental e apoio psicossocial dos atores que tornam possível a continuidade da educação para as populações do campo: os(as) professores(as). Diante disso, o artigo tem como objetivo apresentar uma análise das implicações da Pandemia da COVID-19 na saúde mental e psicossocial dos professores da Educação do Campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas por meio de plataformas de comunicação digital com cinco profissionais da Educação do Campo, um de cada uma das cinco regiões do Brasil. A partir da análise do discurso, foram identificadas situações geradoras de sofrimento psicológico bem como os processos críticos protetores que proviam suporte à saúde mental no contexto pandêmico. As práticas pedagógicas remotas tornaram a situação da Educação do Campo e de educadores do Campo ainda mais precária e vulnerável. A pandemia da COVID-19 também acelerou processos de despersonalização e desvalorização da Educação do Campo.
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spelling A docência na educação do campo no contexto da COVID-19Teaching in countryside education in the context of COVID-19La enseñanza en la educación rural en el contexto de COVID-19Saúde mentalAtenção psicossocialEducação do campoCovid-19A Educação no Campo se configura a partir de lutas históricas por direitos à educação, à terra, à justiça social e ao trabalho. Com o surgimento da Pandemia COVID-19, as vulnerabilidades e precarizações tornaram-se mais evidentes. A partir das adaptações que foram necessárias em função das medidas de isolamento social, emergiu a preocupação com a saúde mental e apoio psicossocial dos atores que tornam possível a continuidade da educação para as populações do campo: os(as) professores(as). Diante disso, o artigo tem como objetivo apresentar uma análise das implicações da Pandemia da COVID-19 na saúde mental e psicossocial dos professores da Educação do Campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas por meio de plataformas de comunicação digital com cinco profissionais da Educação do Campo, um de cada uma das cinco regiões do Brasil. A partir da análise do discurso, foram identificadas situações geradoras de sofrimento psicológico bem como os processos críticos protetores que proviam suporte à saúde mental no contexto pandêmico. As práticas pedagógicas remotas tornaram a situação da Educação do Campo e de educadores do Campo ainda mais precária e vulnerável. A pandemia da COVID-19 também acelerou processos de despersonalização e desvalorização da Educação do Campo.Education in the countryside is a result of historical fights for the rights of property, education, social justice, and labor. The COVID-19 Pandemic highlighted the existing vulnerabilities and precariousness, and alongside the social isolation came the need to cope with mental health issues and psychosocial support for countryside teachers. This paper aims to present an analysis on the implications of COVID-19 Pandemic in mental and psychosocial health of the countryside teachers. Five countryside education professionals were interviewed, one from each Brazilian region. Online semistructured interviews were analysed by discourse analysis. The findings showed situations leading to psychological distress as well as critical protective processes, which promoted mental health in the pandemic context. Pedagogical practices from distance have turned the situation of countryside education and its educators even more precarious and vulnerable. The pandemic accelerated processes of depersonalisation and devaluation of countryside education.La educación en el campo se forma a partir de las luchas históricas por los derechos a la educación, la tierra, la justicia social y el trabajo. Con la aparición de la pandemia COVID-19, las vulnerabilidades y la precariedad ya presentes en el pasado se hicieron más evidentes. De las adaptaciones que fueron necesarias debido a las medidas de aislamiento social, surgió la preocupación por la salud mental y el apoyo psicosocial de los actores que hacen posible la continuidad de la educación para las poblaciones del campo: los maestros. A partir de ello, tenemos el objetivo de presentar un análisis de las repercusiones de la pandemia COVID-19 en la salud mental y psicosocial de los maestros de la educación en el campo. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a través de plataformas de comunicación digital con cinco profesionales de la educación en el campo, uno de cada una de las cinco regiones de Brasil. Utilizó el análisis del discurso para identificar situaciones que generaron sufrimiento psicológico y también los procesos críticos que son protectores de la salud mental en contextos pandémicos. Las prácticas pedagógicas remotas dejaron aún más precaria y vulnerable la situación de la Educación en el Campo y de los educadores en el Campo. La pandemia COVID-19 también aceleró la despersonalización y devaluación de la Educación en el campo.Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis2021-11-10T17:20:07Z2021-11-10T17:20:07Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfLOPES, Juliana Crespo et al. A docência na educação do campo no contexto da COVID-19. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 6, p. e12413, 2021. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12413. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/12413. Acesso em: 10 nov. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42352https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12413https://orcid.org/0000-0003-4344-208Xhttps://orcid.org/0000-0001-7099-4504https://orcid.org/0000-0002-3059-0473https://orcid.org/0000-0003-3970-6783https://orcid.org/0000-0002-7070-0323Inglêspor(CC BY) Este conteúdoutiliza a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International LicenseOpen Access.This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BYinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Juliana CrespoLira, Gabriela Fernandes ChavesMagrin, Nicolly PapacideroNoal, Débora da SilvaSilva, Marina Thuane Melo dareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:41:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/42352Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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