Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar no trabalho em professores da rede pública municipal de Unaí/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branquinho, Neuzani das Graças Soares
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6929
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.
id UNB_dbe17be26041e676cf463d8602f972bd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6929
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar no trabalho em professores da rede pública municipal de Unaí/MGPsicologia industrial - professoresQualidade de vida no trabalhoTrabalho - aspectos psicológicosProfessores - satisfação no trabalhoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.O presente trabalho buscou investigar a relação entre o contexto de trabalho docente de uma rede municipal de ensino e a qualidade de vida no trabalho, o bem-estar e o mal-estar dos professores. O referencial teórico utilizado fundamentou-se na abordagem intitulada Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho – EAA_QVT, subdividida em duas etapas interdependentes: Diagnóstico em Nível Macroergonômico e Diagnóstico em Nível Microergonômico, sendo esta parte do método da Análise Ergonômica do Trabalho. A pesquisa, de delineamento quanti-quali, utilizou o Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho/IA_QVT e entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo 472 (89,2%) professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Unaí/MG. Os resultados mostram que, na percepção dos professores, QVT significa ter relações socioprofissionais harmoniosas e cooperativas, valorização profissional e condições adequadas de trabalho para execução de suas atividades. Sobre a QVT, 74,58% (N= 358) dos professores revelaram apresentar bem-estar no trabalho. O fator mais bem avaliado foi Relações Socioprofissionais (7, 44), e os fatores considerados mais críticos foram a Organização do Trabalho (4, 85) e Condições de Trabalho (6,03). Como fontes de bem-estar no trabalho, foram encontradas: a importância social do trabalho que exercem e as relações socioprofissionais entre os colegas; do mal-estar no trabalho: as relações socioprofissionais, relacionadas à indisciplina dos alunos e a falta de compromisso dos pais, bem como as cobranças e falta de reconhecimento no trabalho em função da insuficiência de recursos e apoio institucional. Como agenda futura de pesquisa, tem-se o monitoramento do diagnóstico da QVT e questões a serem aprofundadas, como: ouvir os gestores educacionais, especialistas em educação, pais e alunos; a organização e condições de trabalho na Educação Infantil. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present study investigated the relationship between the context of teaching in a municipal school and the quality of work life, welfare and malaise of teachers. The theoretical analysis was based on an approach called Applied Ergonomics Activity to Quality of Working Life– EAA_QVT, subdivided into two independent stages: Macro-Level Diagnosis in Ergonomic and in Micro-Level Diagnosis Ergonomic, and this part of the method of Ergonomic Work Analysis. The research design of quantitative and qualitative, used the Survey of Assessment of Quality of Work Life / IA_QVT and semistructured interviews. The study included 472 (89.2%) teachers of Kindergarten and Elementary School of the Municipal School of Unaí MG. The results show that the perceptions of QVT teaches, means having harmonious and cooperative relations socio-professional, professional development, adequate working conditions for implementation of their activities. About QVT, 74.58% (N= 358) teachers revealed present welfare at work. The factor was rated better social and Professional Relations (7, 44) and the factors considered most critical were the Labour Organisation (4, 85) and Working Conditions (6.03). As sources of welfare at work were found: the social significance of their work and the relationships between socio-professional colleagues; the malaise in the workplace: the socio-professional relations, related to indiscipline among students and lack of commitment from parents as well as charges and lack of recognition at work due to inadequate resources and institutional support. As a future research agenda has been monitoring and diagnosis of QVT issues to be further developed, such as: listening to educational administrators, educational experts, parents and students, the organization and working conditions in early childhood education.Ferreira, Mário CésarBranquinho, Neuzani das Graças Soares2011-02-23T14:53:46Z2011-02-23T14:53:46Z2011-02-232010-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRANQUINHO, Neuzani das Graças Soares. Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar no trabalho em professores da rede pública municipal de Unaí/MG. 2010. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6929info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:40:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/6929Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:40:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar no trabalho em professores da rede pública municipal de Unaí/MG
title Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar no trabalho em professores da rede pública municipal de Unaí/MG
spellingShingle Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar no trabalho em professores da rede pública municipal de Unaí/MG
Branquinho, Neuzani das Graças Soares
Psicologia industrial - professores
Qualidade de vida no trabalho
Trabalho - aspectos psicológicos
Professores - satisfação no trabalho
title_short Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar no trabalho em professores da rede pública municipal de Unaí/MG
title_full Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar no trabalho em professores da rede pública municipal de Unaí/MG
title_fullStr Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar no trabalho em professores da rede pública municipal de Unaí/MG
title_full_unstemmed Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar no trabalho em professores da rede pública municipal de Unaí/MG
title_sort Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar no trabalho em professores da rede pública municipal de Unaí/MG
author Branquinho, Neuzani das Graças Soares
author_facet Branquinho, Neuzani das Graças Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Mário César
dc.contributor.author.fl_str_mv Branquinho, Neuzani das Graças Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia industrial - professores
Qualidade de vida no trabalho
Trabalho - aspectos psicológicos
Professores - satisfação no trabalho
topic Psicologia industrial - professores
Qualidade de vida no trabalho
Trabalho - aspectos psicológicos
Professores - satisfação no trabalho
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11
2011-02-23T14:53:46Z
2011-02-23T14:53:46Z
2011-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRANQUINHO, Neuzani das Graças Soares. Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar no trabalho em professores da rede pública municipal de Unaí/MG. 2010. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6929
identifier_str_mv BRANQUINHO, Neuzani das Graças Soares. Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar no trabalho em professores da rede pública municipal de Unaí/MG. 2010. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580851073744896