BURNOUT e a qualidade de vida dos gestores do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal : uma análise estatística descritiva em saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Tatiana de Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38188
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.
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spelling BURNOUT e a qualidade de vida dos gestores do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal : uma análise estatística descritiva em saúde mentalBurnout (Psicologia)Qualidade de vidaSaúdeSaúde e trabalhoSatisfação no trabalhoSistema socioeducativoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.Este trabalho se propõe a identificar e discutir as relações entre a qualidade de vida dos gestores e os fatores preponderantes ao desenvolvimento da síndrome de burnout relacionados ao contexto de trabalho no sistema socioeducativo do Distrito Federal. Pesquisas demonstram que a sobrecarga, o desgaste emocional, as precárias condições de trabalho e a falta de realização profissional afetam a qualidade de vida dos trabalhadores. Com base nesse entendimento, a presente dissertação é composta por três artigos. Neles, utilizou-se a análise estatística descritiva; análise fatorial; análise fatorial confirmatória; testes de hipóteses (Wilcoxon-Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) e de regressão múltipla. Dos participantes, 103 acessaram a pesquisa. Destes, 48 finalizaram todos os três questionários que avaliaram, além do perfil sociodemográfico relacionado à posição hierárquica dos gestores, a exaustão emocional, a despersonalização e a realização pessoal correlacionadas ao nível de burnout; a saúde física e mental ligada à qualidade de vida; e níveis de demanda, controle e suporte vinculados ao contexto de trabalho. O primeiro artigo teve como objetivo identificar o perfil gestor do atendimento socioeducativo do Distrito Federal; verificar e descrever a frequência dos graus de esgotamento emocional, despersonalização e realização pessoal, além de identificar a ocorrência da síndrome na equipe gestora, por meio da aplicação do questionário Maslach Burnout Inventory Human Services Survey (MBI-HSS). Concluiu-se que 29,17% dos participantes apresentaram a síndrome, destacando-se o alto índice de exaustão emocional. O segundo artigo teve como escopo identificar os componentes de saúde e seus impactos na qualidade de vida da equipe gestora socioeducativa, apontando os domínios sobressalentes das subescalas de saúde física e de saúde mental. Através do instrumental Medical Outcomes Study SF-36 Health Survey, identificou-se a frequência desses domínios e se verificou se as escalas que demonstravam maiores limitações à saúde estavam correlacionadas àquelas que evidenciaram a síndrome de burnout ou os graus de esgotamento emocional e/ou despersonalização elevados e/ou ainda a baixa realização pessoal dos gestores. A partir disso, pôde-se retratar a qualidade de vida sob o ponto de vista dos gestores da socioeducação do Distrito Federal. Na mesma direção dos primeiros, o terceiro artigo buscou identificar o contexto de trabalho da gestão da socioeducação do Distrito Federal, através dos componentes 'demanda', 'controle' e 'suporte' institucionais do Job Content Questionnaire. Avaliou-se a correlação de seus componentes nas relações socioprofissionais, bem como suas implicações na realização profissional e na qualidade de vida dos gestores. Ao final, nas categorias levantadas, constatou-se que quanto maior o controle da instituição, menor o nível de saúde mental dos gestores. Salientou-se, então, uma relação diretamente proporcional sobre assertiva de que 'quanto mais saudável o trabalhador, maior sua satisfação profissional'. Com base nesses artigos, os resultados sugerem a urgência do planejamento de uma política pública de atenção à saúde para os trabalhadores que gerenciam o sistema socioeducativo brasileiro, em especial, do Distrito Federal, foco desta pesquisa.This research aims to identify and discuss the relationship bet.ween the quality of life of managers and the factors leading to the development of Burnout Syndrome related to the work context in the socio-educational system of the Distrito Federal, Brazil. Researches show that overload, emotional exhaustion, poor working conditions and lack of professional fulfillment affect workers' quality of life. Based on this understanding, this dissertation is composed of three articles. In them, descriptive statistical analysis was used from factor analysis; confirmatory factor analysis; hypothesis tests (Wilcoxon-Mann-Whitney and Kruskal-Wallis) and multiple regression test. Of the participants, 103 accessed the survey. Of these, 48 completed all three questionnaires (on the likert scale) that evaluated the sociodemographic profile related to the hierarchical position of the managers; emotional exhaustion, depersonalization and personal accomplishment correlated with burnout level; physical and mental health related to quality of life; and levels of demand, control and support linked to the job context. The first one aimed to identifying the managers profile of the socio-educational system of the Distrito Federal, Brazil, to verify and describe the frequency of emotional exhaustion, depersonalization and personal accomplishment and to identifying the occurrence of the syndrome in the management team. In addition, by applying the Maslach Burnout Inventory Human Services Survey (MBI-HSS) questionnaire, the frequency was described and the levels of emotional exhaustion, depersonalization and personal accomplishment were correlated from the mental health perspective. Of the 48 participants, 29% had a burnout syndrome, highlighting the high level of emotional exhaustion. The second article aimed to identify the health components and their impacts on the quality of life of the socio-educational management team, pointing out the domains of the physical and mental health subscales. Through the Medical Outcomes Study SF-36 Health Survey, the frequency of these domains was identified and it was verified whether the scales that showed major limitations to health were correlated with those that showed burnout syndrome or degrees of emotional exhaustion and/or high depersonalization and/or low personal achievement of managers. From this, it was possible to portray the quality of life from the point of view of the managers of socio-education of the Distrito Federal, Brazil. In the same direction of the first ones, observing their specificity, the third article sought to identify the job context of the Distrito Federal, Brazil, socio-educational management, based on the institutional components demand, control and support through the application of the Job Content Questionnaire. This one evaluated the correlation of its components in professional relationships, their implications for professional achievement and the quality of life of managers. In the end, in the categories raised, it was found that the greater the control of the institution, the lower the mental health level of managers. It was emphasized, then, a directly proportional relationship about the statement that 'the healthier the worker, the greater his job satisfaction'. Based on these articles, the results suggest the urgency of planning a public health care policy for workers who manage the Brazilian socio-educational system, especially in this research, from the Distrito Federal, Brazil.Ribeiro, Jorge PoncianoSoares, Tatiana de Paula2020-06-25T14:44:34Z2020-06-25T14:44:34Z2020-06-252019-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Tatiana de Paula. BURNOUT e a qualidade de vida dos gestores do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal: uma análise estatística descritiva em saúde mental. 2019. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clinica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38188A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:23:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/38188Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:23:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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