Educação Física e formação humana : contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carolina Leocádio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19580
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19580
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2015.
id UNB_dd7101acb06a776e2926026cc67ebb5e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19580
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação Física e formação humana : contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy LukácsMarx, Karl, 1818-1883 - crítica e interpretaçãoFormação humanaEducação físicaLukács, György, 1885-1971 - crítica e interpretaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2015.Esta pesquisa procurou estudar as contribuições de Marx e Lukács – com ênfase neste último – para as formações humana e acadêmico-científica em Educação Física. A ênfase recaiu, especialmente, na ontologia do ser social de Lukács. Objetivou-se conjecturar sobre as possibilidades entre Lukács e sua ontologia para a análise da formação humana, bem como suas mediações com a Educação Física. Os procedimentos metodológicos estruturados para realizar essa investigação científica foram baseados na revisão de literatura das obras de Marx e Lukács. Conclui-se, a partir do que foi intentado inicialmente, que o trabalho educativo realizado pela Educação Física é parte constituinte da formação humana indo além de uma simples significação de educação do corpo quando, na verdade, trata-se da educação de homens.This research sought to study the contributions of Marx and Lukács – with emphasis in the latter – to the formations of human and academic-scientific Physical Education. The emphasis fell particularly on the ontology of the social being of Lukács. The objective was to conjecture about the possibilities between Lukács and its ontology to the analysis of human formation, as well as their mediations with the Physical Education. The methodological procedures are structured to accomplish this scientific research were based on a literature review of the works of Marx and Lukács. It can be concluded, from what was intended initially, that the educational work conducted by the Physical Education is a constituent part of the human formation going beyond a simple signification of the education of the body when, in fact, it is the education of men.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaHúngaro, Edson MarceloAlves, Carolina Leocádio2016-02-25T14:43:05Z2016-02-25T14:43:05Z2016-02-252015-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Carolina Leocádio. Educação Física e formação humana: contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19580http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19580A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:29:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/19580Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:29:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física e formação humana : contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács
title Educação Física e formação humana : contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács
spellingShingle Educação Física e formação humana : contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács
Alves, Carolina Leocádio
Marx, Karl, 1818-1883 - crítica e interpretação
Formação humana
Educação física
Lukács, György, 1885-1971 - crítica e interpretação
title_short Educação Física e formação humana : contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács
title_full Educação Física e formação humana : contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács
title_fullStr Educação Física e formação humana : contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács
title_full_unstemmed Educação Física e formação humana : contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács
title_sort Educação Física e formação humana : contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács
author Alves, Carolina Leocádio
author_facet Alves, Carolina Leocádio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Húngaro, Edson Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carolina Leocádio
dc.subject.por.fl_str_mv Marx, Karl, 1818-1883 - crítica e interpretação
Formação humana
Educação física
Lukács, György, 1885-1971 - crítica e interpretação
topic Marx, Karl, 1818-1883 - crítica e interpretação
Formação humana
Educação física
Lukács, György, 1885-1971 - crítica e interpretação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09
2016-02-25T14:43:05Z
2016-02-25T14:43:05Z
2016-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Carolina Leocádio. Educação Física e formação humana: contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19580
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19580
identifier_str_mv ALVES, Carolina Leocádio. Educação Física e formação humana: contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19580
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580862862884864