Lei da gravitação universal e os satélites : uma abordagem histórico-temática usando multimídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Elvis Vilela
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Zimmermann, Erika, Hartmann, Ângela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28568
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300002
Resumo: Examina-se, neste artigo, o desenvolvimento de aulas de Física em que, usando-se uma multimídia, a Lei da Gravitação Universal é abordada de forma contextualizada a partir da História da Ciência e de um tema atual (os satélites). O objetivo foi examinar como estudantes de Ensino Médio aceitam e se envolvem nesse estudo. Usando uma abordagem metodológica qualitativa, a multimídia apresenta o que são e como funcionam os satélites artificiais, trazendo uma narrativa histórica desde as ideias de movimento do sistema planetário de Ptolomeu até as de Isaac Newton sobre o movimento dos corpos, culminando na Lei da Gravitação Universal. Entrevistas, observações de sala de aula e documentos produzidos pelos estudantes mostram que as imagens, os filmes e os textos contidos na multimídia enriquecem, de modo significativo, o conteúdo, facilitando o entendimento de conceitos da Física. A contextualização histórico-temática, por sua vez, produz maior envolvimento dos alunos no estudo da Física.
id UNB_dda5f84822a4b148d86b2e9e2157b179
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28568
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lei da gravitação universal e os satélites : uma abordagem histórico-temática usando multimídiaThe law of universal gravitation and the satellites : an historical-thematic approach using a multimediaFísica - estudo e ensinoEnsino médioTecnologia educacionalSistemas multimídiaExamina-se, neste artigo, o desenvolvimento de aulas de Física em que, usando-se uma multimídia, a Lei da Gravitação Universal é abordada de forma contextualizada a partir da História da Ciência e de um tema atual (os satélites). O objetivo foi examinar como estudantes de Ensino Médio aceitam e se envolvem nesse estudo. Usando uma abordagem metodológica qualitativa, a multimídia apresenta o que são e como funcionam os satélites artificiais, trazendo uma narrativa histórica desde as ideias de movimento do sistema planetário de Ptolomeu até as de Isaac Newton sobre o movimento dos corpos, culminando na Lei da Gravitação Universal. Entrevistas, observações de sala de aula e documentos produzidos pelos estudantes mostram que as imagens, os filmes e os textos contidos na multimídia enriquecem, de modo significativo, o conteúdo, facilitando o entendimento de conceitos da Física. A contextualização histórico-temática, por sua vez, produz maior envolvimento dos alunos no estudo da Física.This article examines the development of physics classes in which, using a multimedia, the Law of Universal Gravitation is discussed in context from the History of Science and a current theme (the satellites). The objective was to examine how high school students accept and engage in this study using a qualitative methodological approach. Multimedia describes satellites, and brings a historical narrative from the ideas of Ptolemy's planetary motion to Isaac's ideas and his Universal Law of Gravitation. Interviews, classroom observations and documents produced by students show that the images, movies and texts contained in the significantly enriched multimedia content, facilitate the understanding of physics concepts. The historical and thematic context, in turn, produces greater involvement of students in physics.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-12-07T05:01:02Z2017-12-07T05:01:02Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, Elvis Vilela; ZIMMERMANN, Erika; HARTMANN, Ângela Maria. Lei da gravitação universal e os satélites: uma abordagem histórico-temática usando multimídia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 18, n. 3, p. 503-525, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28568https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300002Ciência & Educação (Bauru) - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Elvis VilelaZimmermann, ErikaHartmann, Ângela Mariaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T01:41:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/28568Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T01:41:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Lei da gravitação universal e os satélites : uma abordagem histórico-temática usando multimídia
The law of universal gravitation and the satellites : an historical-thematic approach using a multimedia
title Lei da gravitação universal e os satélites : uma abordagem histórico-temática usando multimídia
spellingShingle Lei da gravitação universal e os satélites : uma abordagem histórico-temática usando multimídia
Rodrigues, Elvis Vilela
Física - estudo e ensino
Ensino médio
Tecnologia educacional
Sistemas multimídia
title_short Lei da gravitação universal e os satélites : uma abordagem histórico-temática usando multimídia
title_full Lei da gravitação universal e os satélites : uma abordagem histórico-temática usando multimídia
title_fullStr Lei da gravitação universal e os satélites : uma abordagem histórico-temática usando multimídia
title_full_unstemmed Lei da gravitação universal e os satélites : uma abordagem histórico-temática usando multimídia
title_sort Lei da gravitação universal e os satélites : uma abordagem histórico-temática usando multimídia
author Rodrigues, Elvis Vilela
author_facet Rodrigues, Elvis Vilela
Zimmermann, Erika
Hartmann, Ângela Maria
author_role author
author2 Zimmermann, Erika
Hartmann, Ângela Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Elvis Vilela
Zimmermann, Erika
Hartmann, Ângela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino
Ensino médio
Tecnologia educacional
Sistemas multimídia
topic Física - estudo e ensino
Ensino médio
Tecnologia educacional
Sistemas multimídia
description Examina-se, neste artigo, o desenvolvimento de aulas de Física em que, usando-se uma multimídia, a Lei da Gravitação Universal é abordada de forma contextualizada a partir da História da Ciência e de um tema atual (os satélites). O objetivo foi examinar como estudantes de Ensino Médio aceitam e se envolvem nesse estudo. Usando uma abordagem metodológica qualitativa, a multimídia apresenta o que são e como funcionam os satélites artificiais, trazendo uma narrativa histórica desde as ideias de movimento do sistema planetário de Ptolomeu até as de Isaac Newton sobre o movimento dos corpos, culminando na Lei da Gravitação Universal. Entrevistas, observações de sala de aula e documentos produzidos pelos estudantes mostram que as imagens, os filmes e os textos contidos na multimídia enriquecem, de modo significativo, o conteúdo, facilitando o entendimento de conceitos da Física. A contextualização histórico-temática, por sua vez, produz maior envolvimento dos alunos no estudo da Física.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-12-07T05:01:02Z
2017-12-07T05:01:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Elvis Vilela; ZIMMERMANN, Erika; HARTMANN, Ângela Maria. Lei da gravitação universal e os satélites: uma abordagem histórico-temática usando multimídia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 18, n. 3, p. 503-525, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28568
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300002
identifier_str_mv RODRIGUES, Elvis Vilela; ZIMMERMANN, Erika; HARTMANN, Ângela Maria. Lei da gravitação universal e os satélites: uma abordagem histórico-temática usando multimídia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 18, n. 3, p. 503-525, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28568
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508406309912576