Astronomia no ensino médio : construção e experimentação da luneta galileana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Júlio César Pires de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34880
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
id UNB_dde54ffdce0353c238b01cdc0db9f8c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34880
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Astronomia no ensino médio : construção e experimentação da luneta galileanaAstronomy in high school : construction and experimentation of the galician lunetteAstronomia - estudo e ensinoFísica - estudo e ensino - ensino médioDidática - ensino médioFísica - estudo e ensino - práticaRecursos didáticosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.A astronomia está ao nosso redor. Basta olhar para cima, para o céu. Todos têm consciência do movimento do Sol pelo céu durante o dia e as mudanças de fases da Lua à noite. Os movimentos dos objetos astronômicos determinam o ciclo dia-noite, as estações do ano, as marés, o tempo dos eclipses e a visibilidade dos cometas e chuvas de meteoros. Os eventos astronômicos, facilmente observados, formaram a base para a medição do tempo, navegação e mitos ou sagas nas culturas em todo o mundo. No presente trabalho é apresentado uma proposta de ensino de astronomia, por meio de uma sequência didática de aulas teóricas, práticas (construção da Luneta Galeliana) e observacionais, alternando-as ainda com visitas orientadas. Os objetivos específicos desta pesquisa são apresentar a importância do ensino da astronomia, no ensino médio, particularmente na Educação de Jovens e Adultos-EJA, apontando como o ensino desta ciência é previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), demonstrar a importância da observação através de visitas a locais que vivenciam a astronomia (Observatórios Astronômicos, Planetários e Clubes de Astronomias) e da realização de atividade da construção de uma luneta Galileana no estudo da astronomia, bem como apresentar o referencial teórico da abordagem de Vygotsky para o ensino multidisciplinar, pois construir uma compreensão do universo e da evolução de seus componentes requer ferramentas e conhecimentos de muitas outras disciplinas, incluindo física, química, ciência óptica, engenharia elétrica, ciência da computação, biologia e tantas outras. O conhecimento dos caminhos para encorajar esse processo pertence ao domínio do conteúdo pedagógico, um componente extremamente importante da competência do professor. Essa percepção está de acordo com a proposta pedagógica construtivista de Vygostski aplicada nesse trabalho, que conceitua que o desenvolvimento cognitivo se dá pela interação com os outros indivíduos e com o meio, no qual o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimular o conhecimento potencial, ou seja, aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar. Com as visitas ao Observatório Astronômico da UnB, ao Planetário de Brasília e a prática de construção da luneta Galileana, ficou comprovado que é possível proporcionar aos alunos esse estimulo e sobretudo provocar emoção ao aprender.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Astronomy is all around us. Just look up at the sky. All are aware of the movement of the Sun through the sky during the day and the changes of phases of the Moon at night. The movements of astronomical objects determine the day-night cycle, the seasons, the tides, the eclipse time, and the visibility of comets and meteor showers. The astronomical events, easily observed, formed the basis for the measurement of time, navigation, and myths or sagas in cultures around the world. Astronomy is a multidisciplinary science because building an understanding of the universe. In the present work a proposal of teaching of astronomy is presented, through a didactic sequence of theoretical classes, practices (Galaneian Luneta construction) and observational, alternating them with guided visits. The specific objectives of this research are to present the importance of teaching astronomy in high school, particularly in youth and adult education, pointing out how the teaching of this science is predicted in the National Curriculum Parameters (NCPs), demonstrate the importance of observation through visits to places that experience astronomy (Astronomical Observatories, Planetariums and Astronomy Clubs) and the realization of the activity of building a Galilean telescope in the study of astronomy, as well as presenting the theoretical reference of Vygotsky's approach to multidisciplinary teaching, since building an understanding of the universe and the evolution of its components requires tools and knowledge from many other disciplines, including physics, chemistry, optical science, electrical engineering, computer science, biology, and so on. Knowledge of the ways to encourage this process belongs to the domain of pedagogical content, an extremely important component of teacher competence. This perception is in agreement with the constructivist pedagogical proposal of Vygostski applied in this work, which conceptualizes that the cognitive development occurs through the interaction with the other individuals and with the environment, in which the teacher must mediate the learning using strategies that take the student to become independent and stimulate the potential knowledge, that is, the one he needs the help of others to apply. With visits to the Astronomical Observatory of UnB, the Planetarium of Brasília and the practice of building the Galilean lunette, it has been proven that it is possible to provide students with this stimulus and above all to provoke emotion in learning.Ferreira, José LeonardoOliveira, Júlio César Pires de2019-06-17T20:52:35Z2019-06-17T20:52:35Z2019-06-172018-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Júlio César Pires de. Astronomia no ensino médio: construção e experimentação da luneta galileana. 2018. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34880A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/34880Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Astronomia no ensino médio : construção e experimentação da luneta galileana
Astronomy in high school : construction and experimentation of the galician lunette
title Astronomia no ensino médio : construção e experimentação da luneta galileana
spellingShingle Astronomia no ensino médio : construção e experimentação da luneta galileana
Oliveira, Júlio César Pires de
Astronomia - estudo e ensino
Física - estudo e ensino - ensino médio
Didática - ensino médio
Física - estudo e ensino - prática
Recursos didáticos
title_short Astronomia no ensino médio : construção e experimentação da luneta galileana
title_full Astronomia no ensino médio : construção e experimentação da luneta galileana
title_fullStr Astronomia no ensino médio : construção e experimentação da luneta galileana
title_full_unstemmed Astronomia no ensino médio : construção e experimentação da luneta galileana
title_sort Astronomia no ensino médio : construção e experimentação da luneta galileana
author Oliveira, Júlio César Pires de
author_facet Oliveira, Júlio César Pires de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, José Leonardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Júlio César Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia - estudo e ensino
Física - estudo e ensino - ensino médio
Didática - ensino médio
Física - estudo e ensino - prática
Recursos didáticos
topic Astronomia - estudo e ensino
Física - estudo e ensino - ensino médio
Didática - ensino médio
Física - estudo e ensino - prática
Recursos didáticos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
2019-06-17T20:52:35Z
2019-06-17T20:52:35Z
2019-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Júlio César Pires de. Astronomia no ensino médio: construção e experimentação da luneta galileana. 2018. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34880
identifier_str_mv OLIVEIRA, Júlio César Pires de. Astronomia no ensino médio: construção e experimentação da luneta galileana. 2018. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580910871937024