Políticas de gestão de pessoas e confiança organizacional em uma empresa pública do Distrito Federal - DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Eunice dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35633
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019.
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spelling Políticas de gestão de pessoas e confiança organizacional em uma empresa pública do Distrito Federal - DFCompanhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb/DF)Gestão de pessoasConfiança na organizaçãoTreinamento, desenvolvimento e educação (TD&E)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019.Este estudo teve como objetivo verificar a principal influência das políticas de Gestão de Pessoas (GP) de condições de trabalho, Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E), recompensas e envolvimento na confiança do empregado da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb/DF). A pesquisa foi composta por 406 empregados da referida instituição e os instrumentos utilizados foram a Escala de Percepção de Políticas de Gestão de Pessoas (EPPGP) e a Escala de Confiança do Empregado na Organização (ECEO). Por meio de uma Análise Fatorial Confirmatória (CFA), foi possível confirmar a estrutura das escalas, demonstrando que as análises pautadas pelos fatores sugeridos nas escalas originais são adequadas. A partir das análises descritivas, verificou-se que os respondentes apresentam discordância ou indiferença quanto às políticas de GP e à confiança na organização. Os resultados das análises de variância (ANOVA e Test t) mostraram que os empregados que ocupam função gerencial apresentam níveis de percepção significativamente mais elevados para as políticas de GP e para a confiança organizacional quando comparados aos não ocupantes da mesma função. Outro aspecto observado foi que os empregados de cargos de nível médio, relacionados a atividades operacionais, têm um menor nível de percepção dos fatores condições de trabalho e recompensas, se comparado aos cargos de nível superior. Observou-se, ainda, que os empregados no início e final da carreira, se comparados com os de tempo intermediário, apresentam nível de percepção mais elevado para TD&E, recompensas, promoção do crescimento e reconhecimento financeiro. Por fim, os resultados da Modelagem de Equações Estruturais (SEM) demonstram que todas as políticas de GP se relacionaram de forma significativa e positiva com, no mínimo, um fator da confiança. A política de GP de recompensas se apresentou como melhor preditora, visto que contribuiu para a explicação de três fatores da confiança do empregado na organização - padrões éticos, promoção do crescimento do empregado e reconhecimento financeiro organizacional. Demais resultados apontam que condições de trabalho se estabeleceu como preditora de padrões éticos e solidez organizacional e que TD&E e envolvimento contribuíram para a explicação da promoção do crescimento do empregado. Esses achados suportam a hipótese de que a percepção das políticas de GP por parte dos empregados da Caesb/DF contribui para explicar o nível de confiança deles na sua organização de trabalho.This study aims to check the main influence of working conditions on policies related to people management (PM), Training, Development and Education (TD&E), rewards and the involvement of the company in relation to trust among the employee of the Company of Environmental Sanitation of Distrito Federal (Caesb/DF). The research was made of 406 employees of the mentioned institution and the tools used were the Perception Scale of People Management's Politics (EPPGP) and the Trust Scale of Employee in the Organization (ECEO). With a Confirmative Factor Analysis (CFA), it was possible to confirm the structure of two scales, they showed that the analysis based on the suggested factors of the original scales were adequate. From the data analyzed and described, it was seen that the respondents were not in agreement or had some differences in relation to PM politics and in relation to the organizational trust. The results of variation (ANOVA and TEST t) showed that the employees who had management positions perceived significantly more in the PM policies and trusted the organizational when compared to the ones who had regular function in the company. Another aspect was the employees of positions that demanded only high school degrees related to the operational activities, they had a less levei of perception of their working conditions and rewards when compared to the workers with college education. It is also seen that the employees in the beginning and end of their careers, if compared to the ones that are in the middle of their career time, had higher leveis of perception for TD&E, rewards, growth development and financial acknowledgement. At last, the results of modeling the Structural Equations (SEM) demonstrate that every PM policy relate to each other in a significantly way and with at least one factor of trust. The PM policy of rewards presented itself as a better predictor, since it contributed to explaining three factors of employee's trust in the organization - ethical patterns, promotion of employee's development and recognizing the organization financially. Other results show that the conditions of work has been established as predictor of ethical patters and organizational solidity and that TD&E and development contribute to the explanation of promoting development of the employees. These findings defend the hypotheses that the perception of PM policies on behalf of employees of Caesb/DF contribute to explain the levei of their trust in their working organization.Ribeiro, Elaine NolascoSantos, Maria Eunice dos2019-10-22T21:57:20Z2019-10-22T21:57:20Z2019-10-222019-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Maria Eunice dos. Políticas de gestão de pessoas e confiança organizacional em uma empresa pública do Distrito Federal - DF. 2019. 108 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35633A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-22T11:46:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/35633Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-22T11:46:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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