Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijó, Bruno Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira, Martim dos Santos, Teixeira, Filipe Branco, Goulart, Jhon Nero Vaz, Melo, Tiago de, Rocha, Luiz Alberto Oliveira, Isoldi, Liércio André, Santos, Elizaldo Domingues dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45075
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i32.14427
https://orcid.org/0000-0002-3045-1975
https://orcid.org/0000-0002-1612-7896
https://orcid.org/0000-0003-2409-3152
https://orcid.org/0000-0002-9337-3169
https://orcid.org/0000-0003-4566-2350
Resumo: O propósito deste trabalho é apresentar um estudo numérico de um canal bidimensional com duas aletas retangulares submetido a um escoamento no regime laminar com transferência de calor por convecção forçada avaliando a geometria das aletas através do método Design Construtal. Os objetivos principais são maximizar a taxa de transferência de calore ao mesmo tempo minimizar a diferença de pressões entre a entrada e saída do canal para diferentes dimensões das duas aletas do canal, considerando os mesmos números de Reynolds (ReH= 100) e Prandtl (Pr = 0,71). O problema é submetido a três restrições dadas pelas áreas do canal, aletas e área máxima de ocupação de cada aleta.O sistema ainda possui três graus de liberdade dados pela razão entre altura e comprimento do canal, que é mantida fixa H/L = 0,0625, a razão entre altura e comprimento da aleta frontal (H3/L3) situada na superfície inferior do canal e a razão entre altura e comprimento da aleta posterior (H4/L4) localizada na superfície superior do canal. Os dois últimos graus de liberdade foram variados neste estudo. Para a abordagem numérica do problema, as equações de conservação de massa, quantidade de movimento e energia são resolvidas com o método dos volumes finitos (MVF). Os resultados mostraram que uma razão de H4/L4 igual a 3,0 é a que melhor atende ao multi-objetivo proposto.Também foi observado que razões de H4/L4 mais próximas de 0,25 tem melhor desempenho fluido dinâmico,sendo a razão entre o melhor e o pior caso fluidodinâmico igual a 28,79,enquanto que razões de H4/L4 próximas à 4.0 tem melhor desempenho térmico, com desempenho 60,62% superior comparado ao pior caso.
id UNB_de34bf9b8a6208aa053c4fe1c50fb1a1
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/45075
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Feijó, Bruno CostaPereira, Martim dos SantosTeixeira, Filipe BrancoGoulart, Jhon Nero VazMelo, Tiago deRocha, Luiz Alberto OliveiraIsoldi, Liércio AndréSantos, Elizaldo Domingues dos2022-10-27T11:47:43Z2022-10-27T11:47:43Z2017-02-22FEIJÓ, Bruno Costa et al. Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada. Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia, Brasília, v. 2, n. 32, 2017. DOI: https://doi.org/10.26512/ripe.v2i32.14427. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14427. Acesso em: 4 mar. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45075https://doi.org/10.26512/ripe.v2i32.14427https://orcid.org/0000-0002-3045-1975https://orcid.org/0000-0002-1612-7896https://orcid.org/0000-0003-2409-3152https://orcid.org/0000-0002-9337-3169https://orcid.org/0000-0003-4566-2350O propósito deste trabalho é apresentar um estudo numérico de um canal bidimensional com duas aletas retangulares submetido a um escoamento no regime laminar com transferência de calor por convecção forçada avaliando a geometria das aletas através do método Design Construtal. Os objetivos principais são maximizar a taxa de transferência de calore ao mesmo tempo minimizar a diferença de pressões entre a entrada e saída do canal para diferentes dimensões das duas aletas do canal, considerando os mesmos números de Reynolds (ReH= 100) e Prandtl (Pr = 0,71). O problema é submetido a três restrições dadas pelas áreas do canal, aletas e área máxima de ocupação de cada aleta.O sistema ainda possui três graus de liberdade dados pela razão entre altura e comprimento do canal, que é mantida fixa H/L = 0,0625, a razão entre altura e comprimento da aleta frontal (H3/L3) situada na superfície inferior do canal e a razão entre altura e comprimento da aleta posterior (H4/L4) localizada na superfície superior do canal. Os dois últimos graus de liberdade foram variados neste estudo. Para a abordagem numérica do problema, as equações de conservação de massa, quantidade de movimento e energia são resolvidas com o método dos volumes finitos (MVF). Os resultados mostraram que uma razão de H4/L4 igual a 3,0 é a que melhor atende ao multi-objetivo proposto.Também foi observado que razões de H4/L4 mais próximas de 0,25 tem melhor desempenho fluido dinâmico,sendo a razão entre o melhor e o pior caso fluidodinâmico igual a 28,79,enquanto que razões de H4/L4 próximas à 4.0 tem melhor desempenho térmico, com desempenho 60,62% superior comparado ao pior caso.Faculdade UnB Gama (FGA)Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE(CC BY ND) Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14427. Acesso em: 4 mar. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessDesign construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDesign construtalConvecção forçadaEscoamento em canaisAletas retangularesEstudo numéricoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_DesignConstrutalAplicado.pdfARTIGO_DesignConstrutalAplicado.pdfapplication/pdf1261121http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45075/3/ARTIGO_DesignConstrutalAplicado.pdfc8c36863b01aa8607b8368af0d24ac58MD53open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain176http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45075/2/license.txt6362826ab61776e0a9f64300c9b3e97eMD52open access10482/450752023-08-21 14:37:13.772open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/45075U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-21T17:37:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada
title Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada
spellingShingle Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada
Feijó, Bruno Costa
Design construtal
Convecção forçada
Escoamento em canais
Aletas retangulares
Estudo numérico
title_short Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada
title_full Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada
title_fullStr Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada
title_full_unstemmed Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada
title_sort Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada
author Feijó, Bruno Costa
author_facet Feijó, Bruno Costa
Pereira, Martim dos Santos
Teixeira, Filipe Branco
Goulart, Jhon Nero Vaz
Melo, Tiago de
Rocha, Luiz Alberto Oliveira
Isoldi, Liércio André
Santos, Elizaldo Domingues dos
author_role author
author2 Pereira, Martim dos Santos
Teixeira, Filipe Branco
Goulart, Jhon Nero Vaz
Melo, Tiago de
Rocha, Luiz Alberto Oliveira
Isoldi, Liércio André
Santos, Elizaldo Domingues dos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feijó, Bruno Costa
Pereira, Martim dos Santos
Teixeira, Filipe Branco
Goulart, Jhon Nero Vaz
Melo, Tiago de
Rocha, Luiz Alberto Oliveira
Isoldi, Liércio André
Santos, Elizaldo Domingues dos
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Design construtal
Convecção forçada
Escoamento em canais
Aletas retangulares
Estudo numérico
topic Design construtal
Convecção forçada
Escoamento em canais
Aletas retangulares
Estudo numérico
description O propósito deste trabalho é apresentar um estudo numérico de um canal bidimensional com duas aletas retangulares submetido a um escoamento no regime laminar com transferência de calor por convecção forçada avaliando a geometria das aletas através do método Design Construtal. Os objetivos principais são maximizar a taxa de transferência de calore ao mesmo tempo minimizar a diferença de pressões entre a entrada e saída do canal para diferentes dimensões das duas aletas do canal, considerando os mesmos números de Reynolds (ReH= 100) e Prandtl (Pr = 0,71). O problema é submetido a três restrições dadas pelas áreas do canal, aletas e área máxima de ocupação de cada aleta.O sistema ainda possui três graus de liberdade dados pela razão entre altura e comprimento do canal, que é mantida fixa H/L = 0,0625, a razão entre altura e comprimento da aleta frontal (H3/L3) situada na superfície inferior do canal e a razão entre altura e comprimento da aleta posterior (H4/L4) localizada na superfície superior do canal. Os dois últimos graus de liberdade foram variados neste estudo. Para a abordagem numérica do problema, as equações de conservação de massa, quantidade de movimento e energia são resolvidas com o método dos volumes finitos (MVF). Os resultados mostraram que uma razão de H4/L4 igual a 3,0 é a que melhor atende ao multi-objetivo proposto.Também foi observado que razões de H4/L4 mais próximas de 0,25 tem melhor desempenho fluido dinâmico,sendo a razão entre o melhor e o pior caso fluidodinâmico igual a 28,79,enquanto que razões de H4/L4 próximas à 4.0 tem melhor desempenho térmico, com desempenho 60,62% superior comparado ao pior caso.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-27T11:47:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-27T11:47:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FEIJÓ, Bruno Costa et al. Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada. Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia, Brasília, v. 2, n. 32, 2017. DOI: https://doi.org/10.26512/ripe.v2i32.14427. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14427. Acesso em: 4 mar. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/45075
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.26512/ripe.v2i32.14427
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3045-1975
https://orcid.org/0000-0002-1612-7896
https://orcid.org/0000-0003-2409-3152
https://orcid.org/0000-0002-9337-3169
https://orcid.org/0000-0003-4566-2350
identifier_str_mv FEIJÓ, Bruno Costa et al. Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada. Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia, Brasília, v. 2, n. 32, 2017. DOI: https://doi.org/10.26512/ripe.v2i32.14427. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14427. Acesso em: 4 mar. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45075
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i32.14427
https://orcid.org/0000-0002-3045-1975
https://orcid.org/0000-0002-1612-7896
https://orcid.org/0000-0003-2409-3152
https://orcid.org/0000-0002-9337-3169
https://orcid.org/0000-0003-4566-2350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45075/3/ARTIGO_DesignConstrutalAplicado.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45075/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c8c36863b01aa8607b8368af0d24ac58
6362826ab61776e0a9f64300c9b3e97e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863814751191040