Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6141 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200009 |
Resumo: | O papel exercido pelo treinando no ambiente posterior ao treinamento ainda é pouco explorado na literatura especializada, enquanto vários modelos de avaliação de impacto do treinamento no trabalho ressaltam o papel exercido pelas condições ambientais no contexto póstreinamento. Esse trabalho pretende explorar aquele papel, tendo como objetivo propor um conceito para o estudo do fenômeno e validar uma medida para sua mensuração. Foi realizada uma análise conceitual do fenômeno e uma escala para sua mensuração foi desenvolvida. A escala foi aplicada em uma amostra de trabalhadores e os dados submetidos a análises para aferição da estrutura latente. Os resultados corroboram os pressupostos teóricos da análise conceitual, mas devem ser realizados mais estudos para: a) descrever melhor as características do fenômeno; e, b) relacioná-lo com indicadores de resultado do treinamento no trabalho. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_dea490111a0164a22f86fd9a275f98b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6141 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medidaWork application strategies of learning from training : conceptual proposition and development of a measureAvaliação de treinamentoAprendizagemO papel exercido pelo treinando no ambiente posterior ao treinamento ainda é pouco explorado na literatura especializada, enquanto vários modelos de avaliação de impacto do treinamento no trabalho ressaltam o papel exercido pelas condições ambientais no contexto póstreinamento. Esse trabalho pretende explorar aquele papel, tendo como objetivo propor um conceito para o estudo do fenômeno e validar uma medida para sua mensuração. Foi realizada uma análise conceitual do fenômeno e uma escala para sua mensuração foi desenvolvida. A escala foi aplicada em uma amostra de trabalhadores e os dados submetidos a análises para aferição da estrutura latente. Os resultados corroboram os pressupostos teóricos da análise conceitual, mas devem ser realizados mais estudos para: a) descrever melhor as características do fenômeno; e, b) relacioná-lo com indicadores de resultado do treinamento no trabalho. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe role of the ex-trainee in the post training environment is not enough studied, while several evaluation models of training impact highlight the role of contextual variables at the post training environment. This work intends to investigate that role. The objectives are to propose a concept for studying the phenomenon and to validate a questionnaire for its measurement. A conceptual analysis of the construct has been done and a scale has been developed. This scale was applied in a sample of workers and the data was analyzed by using a latent structure technique. The results corroborate the theoretical presuppositions of the conceptual analysis, but more studies need to be done to a) better describe the construct characteristics; and b) relate it with indicators of training results at work.2010-12-09T19:24:26Z2010-12-09T19:24:26Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPILATI, Ronaldo; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento: proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida. Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 207-214, 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n2/27472.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-79722005000200009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6141https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200009Pilati, RonaldoBorges-Andrade, Jairo Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/6141Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida Work application strategies of learning from training : conceptual proposition and development of a measure |
title |
Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida |
spellingShingle |
Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida Pilati, Ronaldo Avaliação de treinamento Aprendizagem |
title_short |
Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida |
title_full |
Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida |
title_fullStr |
Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida |
title_full_unstemmed |
Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida |
title_sort |
Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida |
author |
Pilati, Ronaldo |
author_facet |
Pilati, Ronaldo Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pilati, Ronaldo Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de treinamento Aprendizagem |
topic |
Avaliação de treinamento Aprendizagem |
description |
O papel exercido pelo treinando no ambiente posterior ao treinamento ainda é pouco explorado na literatura especializada, enquanto vários modelos de avaliação de impacto do treinamento no trabalho ressaltam o papel exercido pelas condições ambientais no contexto póstreinamento. Esse trabalho pretende explorar aquele papel, tendo como objetivo propor um conceito para o estudo do fenômeno e validar uma medida para sua mensuração. Foi realizada uma análise conceitual do fenômeno e uma escala para sua mensuração foi desenvolvida. A escala foi aplicada em uma amostra de trabalhadores e os dados submetidos a análises para aferição da estrutura latente. Os resultados corroboram os pressupostos teóricos da análise conceitual, mas devem ser realizados mais estudos para: a) descrever melhor as características do fenômeno; e, b) relacioná-lo com indicadores de resultado do treinamento no trabalho. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2010-12-09T19:24:26Z 2010-12-09T19:24:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PILATI, Ronaldo; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento: proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida. Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 207-214, 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n2/27472.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-79722005000200009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6141 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200009 |
identifier_str_mv |
PILATI, Ronaldo; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento: proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida. Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 207-214, 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n2/27472.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-79722005000200009. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6141 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508286455578624 |