Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pilati, Ronaldo
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6141
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200009
Resumo: O papel exercido pelo treinando no ambiente posterior ao treinamento ainda é pouco explorado na literatura especializada, enquanto vários modelos de avaliação de impacto do treinamento no trabalho ressaltam o papel exercido pelas condições ambientais no contexto póstreinamento. Esse trabalho pretende explorar aquele papel, tendo como objetivo propor um conceito para o estudo do fenômeno e validar uma medida para sua mensuração. Foi realizada uma análise conceitual do fenômeno e uma escala para sua mensuração foi desenvolvida. A escala foi aplicada em uma amostra de trabalhadores e os dados submetidos a análises para aferição da estrutura latente. Os resultados corroboram os pressupostos teóricos da análise conceitual, mas devem ser realizados mais estudos para: a) descrever melhor as características do fenômeno; e, b) relacioná-lo com indicadores de resultado do treinamento no trabalho. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_dea490111a0164a22f86fd9a275f98b4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6141
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medidaWork application strategies of learning from training : conceptual proposition and development of a measureAvaliação de treinamentoAprendizagemO papel exercido pelo treinando no ambiente posterior ao treinamento ainda é pouco explorado na literatura especializada, enquanto vários modelos de avaliação de impacto do treinamento no trabalho ressaltam o papel exercido pelas condições ambientais no contexto póstreinamento. Esse trabalho pretende explorar aquele papel, tendo como objetivo propor um conceito para o estudo do fenômeno e validar uma medida para sua mensuração. Foi realizada uma análise conceitual do fenômeno e uma escala para sua mensuração foi desenvolvida. A escala foi aplicada em uma amostra de trabalhadores e os dados submetidos a análises para aferição da estrutura latente. Os resultados corroboram os pressupostos teóricos da análise conceitual, mas devem ser realizados mais estudos para: a) descrever melhor as características do fenômeno; e, b) relacioná-lo com indicadores de resultado do treinamento no trabalho. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe role of the ex-trainee in the post training environment is not enough studied, while several evaluation models of training impact highlight the role of contextual variables at the post training environment. This work intends to investigate that role. The objectives are to propose a concept for studying the phenomenon and to validate a questionnaire for its measurement. A conceptual analysis of the construct has been done and a scale has been developed. This scale was applied in a sample of workers and the data was analyzed by using a latent structure technique. The results corroborate the theoretical presuppositions of the conceptual analysis, but more studies need to be done to a) better describe the construct characteristics; and b) relate it with indicators of training results at work.2010-12-09T19:24:26Z2010-12-09T19:24:26Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPILATI, Ronaldo; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento: proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida. Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 207-214, 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n2/27472.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-79722005000200009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6141https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200009Pilati, RonaldoBorges-Andrade, Jairo Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/6141Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida
Work application strategies of learning from training : conceptual proposition and development of a measure
title Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida
spellingShingle Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida
Pilati, Ronaldo
Avaliação de treinamento
Aprendizagem
title_short Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida
title_full Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida
title_fullStr Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida
title_full_unstemmed Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida
title_sort Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento : proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida
author Pilati, Ronaldo
author_facet Pilati, Ronaldo
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
author_role author
author2 Borges-Andrade, Jairo Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pilati, Ronaldo
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de treinamento
Aprendizagem
topic Avaliação de treinamento
Aprendizagem
description O papel exercido pelo treinando no ambiente posterior ao treinamento ainda é pouco explorado na literatura especializada, enquanto vários modelos de avaliação de impacto do treinamento no trabalho ressaltam o papel exercido pelas condições ambientais no contexto póstreinamento. Esse trabalho pretende explorar aquele papel, tendo como objetivo propor um conceito para o estudo do fenômeno e validar uma medida para sua mensuração. Foi realizada uma análise conceitual do fenômeno e uma escala para sua mensuração foi desenvolvida. A escala foi aplicada em uma amostra de trabalhadores e os dados submetidos a análises para aferição da estrutura latente. Os resultados corroboram os pressupostos teóricos da análise conceitual, mas devem ser realizados mais estudos para: a) descrever melhor as características do fenômeno; e, b) relacioná-lo com indicadores de resultado do treinamento no trabalho. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2010-12-09T19:24:26Z
2010-12-09T19:24:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PILATI, Ronaldo; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento: proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida. Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 207-214, 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n2/27472.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-79722005000200009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6141
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200009
identifier_str_mv PILATI, Ronaldo; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Estratégias para aplicação no trabalho do aprendido em treinamento: proposição conceitual e desenvolvimento de uma medida. Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 207-214, 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n2/27472.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-79722005000200009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6141
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508286455578624