A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcia Maria dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2174
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006.
id UNB_dea77aaec365cbb662c85be2523f2d47
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/2174
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LEBilinguismoProfessores - língua estrangeiraEnsinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006.Essa pesquisa, inserida em uma abordagem qualitativa, tem por objetivo investigar o complexo tema crenças, abordando o universo do professor em atuação. O referencial teórico é constituído de estudos sobre crenças, com especial ênfase para os trabalhos de Almeida Filho (1999, 2002 e 2005) e Barcelos (1995, 2000 e 2004), e sobre a formação de professores, com fundamentação em Vieira-Abrahão (2004) e Celani (2003), dentre outros. Esse estudo buscou identificar as crenças de duas professoras em exercício e compará-las com as que elas apresentavam no início de sua atuação profissional; investigar quais fatores exerceram influência sobre esse processo de transformação de suas crenças e verificar em que medida a prática pedagógica dessas professoras interfere nesse processo de mudança, e vice-versa. A pesquisa foi conduzida através de uma metodologia interpretativista, com a utilização de questionários, narrativas pessoais e entrevistas, e foi realizada em uma escola pública especializada em ensino de línguas estrangeiras. Com relação às crenças das professoras, foi enfocado o caráter dinâmico das crenças ao longo do processo de tornar-se professor. A formação de professores foi considerada aqui como um espaço para reflexão sobre suas crenças e possíveis mudanças, com ênfase em um processo de formação continuada crítico reflexivo. Os resultados revelam que as crenças das professoras se alteraram desde quando iniciaram sua prática, e que os mesmos aspectos que atuaram na gênese de suas crenças podem ser influenciadores de mudanças. Dentre estes fatores podemos destacar a influência de outros agentes, como ex-professores, coordenadores, colegas ou mesmo os alunos. Além disso, foi verificado que a existência de um processo de formação contínua que leve o professor a pensar sobre sua prática e sobre as crenças que o levam a agir desta maneira, e que oportunize discussões mais amplas sobre essa realidade, pode deflagrar um movimento de busca por um ensino mais eficiente. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research, inserted in a qualitative approach, has the objective of investigating the complex subject beliefs, approaching the universe of the in-service teacher. The theoretical referencial is constituted of studies on beliefs, with special emphasis for the works of Almeida Filho (1999, 2002 and 2005), and Barcelos (1995, 2000 and 2004), and on teacher education, with the support of Vieira-Abrahão (2004) and Celani (2003), amongst others. This study seeks to identify the beliefs of two in-service teachers and to compare them with the ones they presented at the beginning of their professional career. It also aims at investigating which factors have exerted influence on this process of their beliefs transformation and to verify to what extent the pedagogical practice of these teachers acts on this process of change, and vice versa. The research was led through an interpretativist methodology, with the use of questionnaires, personal narratives and interviews, and was carried through in a public school specialized in foreign language teaching. With regard to the beliefs of the teachers, their dynamic aspect throughout the process of becoming a teacher was focused. Teacher education was considered here a space for reflection on their beliefs and possible changes, with emphasis in a process of critical reflexive continued education. The results showed that the beliefs of the teachers have modified since when they had initiated their practice, and that the same aspects that had acted in the formation of their beliefs can influence the changes. Amongst these factors we can detach the influence of other agents, as former-professors, coordinators, colleagues or even their students. Moreover, the existence of a process of continuous formation that takes the professor to think on his practice and the beliefs that take him to act in this way, and that oportunize wider discussions on this reality, can create a movement of searching for a more efficient education.Ortíz Alvarez, Maria LuisaSantos, Márcia Maria dos2009-11-15T19:30:44Z2009-11-15T19:30:44Z2009-11-152006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Márcia Maria dos. A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasilia, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2174info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/2174Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE
title A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE
spellingShingle A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE
Santos, Márcia Maria dos
Bilinguismo
Professores - língua estrangeira
Ensino
title_short A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE
title_full A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE
title_fullStr A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE
title_full_unstemmed A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE
title_sort A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE
author Santos, Márcia Maria dos
author_facet Santos, Márcia Maria dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortíz Alvarez, Maria Luisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Márcia Maria dos
dc.subject.por.fl_str_mv Bilinguismo
Professores - língua estrangeira
Ensino
topic Bilinguismo
Professores - língua estrangeira
Ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2009-11-15T19:30:44Z
2009-11-15T19:30:44Z
2009-11-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Márcia Maria dos. A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasilia, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2174
identifier_str_mv SANTOS, Márcia Maria dos. A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasilia, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508400078225408