A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2174 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006. |
id |
UNB_dea77aaec365cbb662c85be2523f2d47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/2174 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LEBilinguismoProfessores - língua estrangeiraEnsinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006.Essa pesquisa, inserida em uma abordagem qualitativa, tem por objetivo investigar o complexo tema crenças, abordando o universo do professor em atuação. O referencial teórico é constituído de estudos sobre crenças, com especial ênfase para os trabalhos de Almeida Filho (1999, 2002 e 2005) e Barcelos (1995, 2000 e 2004), e sobre a formação de professores, com fundamentação em Vieira-Abrahão (2004) e Celani (2003), dentre outros. Esse estudo buscou identificar as crenças de duas professoras em exercício e compará-las com as que elas apresentavam no início de sua atuação profissional; investigar quais fatores exerceram influência sobre esse processo de transformação de suas crenças e verificar em que medida a prática pedagógica dessas professoras interfere nesse processo de mudança, e vice-versa. A pesquisa foi conduzida através de uma metodologia interpretativista, com a utilização de questionários, narrativas pessoais e entrevistas, e foi realizada em uma escola pública especializada em ensino de línguas estrangeiras. Com relação às crenças das professoras, foi enfocado o caráter dinâmico das crenças ao longo do processo de tornar-se professor. A formação de professores foi considerada aqui como um espaço para reflexão sobre suas crenças e possíveis mudanças, com ênfase em um processo de formação continuada crítico reflexivo. Os resultados revelam que as crenças das professoras se alteraram desde quando iniciaram sua prática, e que os mesmos aspectos que atuaram na gênese de suas crenças podem ser influenciadores de mudanças. Dentre estes fatores podemos destacar a influência de outros agentes, como ex-professores, coordenadores, colegas ou mesmo os alunos. Além disso, foi verificado que a existência de um processo de formação contínua que leve o professor a pensar sobre sua prática e sobre as crenças que o levam a agir desta maneira, e que oportunize discussões mais amplas sobre essa realidade, pode deflagrar um movimento de busca por um ensino mais eficiente. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research, inserted in a qualitative approach, has the objective of investigating the complex subject beliefs, approaching the universe of the in-service teacher. The theoretical referencial is constituted of studies on beliefs, with special emphasis for the works of Almeida Filho (1999, 2002 and 2005), and Barcelos (1995, 2000 and 2004), and on teacher education, with the support of Vieira-Abrahão (2004) and Celani (2003), amongst others. This study seeks to identify the beliefs of two in-service teachers and to compare them with the ones they presented at the beginning of their professional career. It also aims at investigating which factors have exerted influence on this process of their beliefs transformation and to verify to what extent the pedagogical practice of these teachers acts on this process of change, and vice versa. The research was led through an interpretativist methodology, with the use of questionnaires, personal narratives and interviews, and was carried through in a public school specialized in foreign language teaching. With regard to the beliefs of the teachers, their dynamic aspect throughout the process of becoming a teacher was focused. Teacher education was considered here a space for reflection on their beliefs and possible changes, with emphasis in a process of critical reflexive continued education. The results showed that the beliefs of the teachers have modified since when they had initiated their practice, and that the same aspects that had acted in the formation of their beliefs can influence the changes. Amongst these factors we can detach the influence of other agents, as former-professors, coordinators, colleagues or even their students. Moreover, the existence of a process of continuous formation that takes the professor to think on his practice and the beliefs that take him to act in this way, and that oportunize wider discussions on this reality, can create a movement of searching for a more efficient education.Ortíz Alvarez, Maria LuisaSantos, Márcia Maria dos2009-11-15T19:30:44Z2009-11-15T19:30:44Z2009-11-152006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Márcia Maria dos. A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasilia, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2174info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/2174Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE |
title |
A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE |
spellingShingle |
A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE Santos, Márcia Maria dos Bilinguismo Professores - língua estrangeira Ensino |
title_short |
A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE |
title_full |
A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE |
title_fullStr |
A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE |
title_sort |
A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE |
author |
Santos, Márcia Maria dos |
author_facet |
Santos, Márcia Maria dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ortíz Alvarez, Maria Luisa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Márcia Maria dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bilinguismo Professores - língua estrangeira Ensino |
topic |
Bilinguismo Professores - língua estrangeira Ensino |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2009-11-15T19:30:44Z 2009-11-15T19:30:44Z 2009-11-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Márcia Maria dos. A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasilia, Brasília, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/2174 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Márcia Maria dos. A prática pedagógica e sua influência nas crenças do professor de LE. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasilia, Brasília, 2006. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508400078225408 |