Uso de imaginação guiada no tratamento de ansiedade em pacientes adultos na clínica psicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Patricia Regina Lopes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49431
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2024.
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spelling Uso de imaginação guiada no tratamento de ansiedade em pacientes adultos na clínica psicológicaAnsiedadeRevisão sistemáticaImaginação - infânciaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2024.A ansiedade é uma resposta natural do corpo diante de situações percebidas comodesafiadoras, perigosas ou estressantes. Quando ultrapassa limites normais e se tornapersistente, essa resposta pode evoluir para um nível patológico. Um transtorno deansiedade é um fenômeno complexo e multifacetado, sendo objeto de interesse emdiversas áreas, incluindo a psicologia, a neurociência e a psiquiatria. A presentedissertação inclui dois estudos, apresentados em formato de artigo, sendo um derevisão e o segundo, uma pesquisa empírica, com delineamento quase experimental. O primeiro artigo teve por objetivo identificar evidências de que o uso de imaginaçãoguiada, como intervenção não farmacológica, contribui para a redução dos níveis deansiedade em adultos. Foi realizada uma revisão sistemática, norteada pelosparâmetros do PRISMA, com busca de artigos revisados por pares, publicados entre2018 e 2022, nas bases de dados SciELO, SCOPUS e PsycINFO. Foram encontrados740 estudos e, após triagem e aplicação de critérios de elegibilidade e de exclusão, 12artigos foram selecionados. Com relação ao delineamento, oito estudos foramrandomizados controlados e quatro não aplicaram o critério de randomização. Os 12estudos indicaram redução estatisticamente significativa do nível de ansiedade dosparticipantes após intervenção com uso de imaginação guiada. Os estudos indicaramque a técnica pode ser utilizada em diferentes contextos, com variadas populações ecomorbidades, sendo favorável como técnica complementar não farmacológica. Conclui-se que a intervenção com imaginação guiada, seja no contexto hospitalar ounão hospitalar, constitui uma forma eficiente de redução dos níveis de ansiedade, conforme os resultados dos estudos da presente revisão sistemática. O segundo artigoobjetivou avaliar os efeitos de intervenção com imaginação guiada sobre o nívelpercebido de ansiedade de pessoas adultas, na clínica psicológica, com delineamentoquase experimental. Participaram quatro adultos que passaram por dez sessões: umade avaliação, oito semanais de intervenção com imaginação guiada e uma de followup, 30 dias depois. Foram realizadas três medidas de comparação (pré-teste, pós-testee follow up após um mês), com uso do Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), dasubescala de ansiedade da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS-A) eda Mini International Neuropsychiatric Interview - MINI. Relatos dos participantesforam registrados, ao longo das sessões e no follow up, e categorizados. Com base emanálise não paramétrica (ANOVA de Friedman), os resultados apontaram que osescores dos postos médios da HADS-A no pré-teste foram significativamente maioresdo que no pós-teste (p=0,024). O valor foi superior no follow up, mas ainda semanteve menor que no pré-teste, entretanto a diferença não foi estatisticamentesignificativa. Não houve diferença estatisticamente significativa no BAI, ainda que ospostos médios reduziram no pós-teste e no follow-up. Analisando os casosindividualmente, os resultados indicaram que os participantes se beneficiaram, deforma variada, da técnica de imaginação guiada, sendo que dois deles se beneficiaramde maneira diferenciada. Divergindo das pesquisas analisadas na revisão sistemática, o estudo de intervenção foi realizado no contexto da clínica psicológica, verificando- se limitações quanto ao número de participantes, ausência de grupo controle e tempode follow up. Conclui-se que a técnica contribuiu para a redução de ansiedade, mostrando-se como um recurso adicional de tratamento.Anxiety is the body's natural response to situations perceived as challenging, dangerous or stressful. When it exceeds normal limits and becomes persistent, thisresponse can evolve to a pathological level. Anxiety disorder is a complex andmultifaceted phenomenon, being an object of interest in several areas, includingpsychology, neuroscience and psychiatry. This dissertation includes two studies, presented in article format, one being a review and the second, an empirical research, with a quasi-experimental design. The first article aimed to identify evidence that theuse of guided imagery, as a non-pharmacological intervention, contributes to reducinganxiety levels in adults. A systematic review was carried out, guided by PRISMAparameters, searching for peer-reviewed articles, published between 2018 and 2022, in the SciELO, SCOPUS and PsycINFO databases. 740 studies were found and, afterscreening and applying eligibility and exclusion criteria, 12 articles were selected. Regarding the design, eight studies were randomized controlled and four did notapply the randomization criteria. The 12 studies indicated a statistically significantreduction in participants' anxiety levels after intervention using guided imagery. Thestudies indicated that the technique can be used in different contexts, with variedpopulations and comorbidities, being favorable as a complementary non- pharmacological technique. It is concluded that intervention with guided imagination, whether in a hospital or non-hospital context, constitutes an efficient way of reducinganxiety levels, according to the results of the studies in this systematic review. Thesecond article aimed to evaluate the effects of guided imagery intervention on theperceived level of anxiety in adults, in the psychological clinic, with a quasi- experimental design. Four adults participated and went through ten sessions: oneassessment session, eight weekly interventions with guided imagination and onefollow-up, 30 days later. Three comparison measures were carried out (pre-test, post test and follow-up after one month), using the Beck Anxiety Inventory (BAI), theanxiety subscale of the Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS-A) and theMini International Neuropsychiatric Interview - MINI. Participants' reports wererecorded, throughout the sessions and at follow-up, and categorized. Based on non- parametric analysis (Friedman's ANOVA), the results showed that the mean HADS-Arank scores in the pre-test were significantly higher than in the post-test (p=0.024). The value was higher in the follow-up, but still remained lower than in the pre-test, however the difference was not statistically significant. There was no statisticallysignificant difference in the BAI, although the average ranks reduced in the post-testand follow-up. Analyzing the cases individually, the results indicated that theparticipants benefited, in varying ways, from the guided imagination technique, withtwo of them benefiting differently. Diverging from the research analyzed in thesystematic review, the intervention study was carried out in the context of thepsychological clinic, with limitations regarding the number of participants, absence ofa control group and follow-up time. It is concluded that the technique contributed toreducing anxiety, proving to be an additional treatment resource in cases of disorder.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e CulturaSeidl, Eliane Maria Fleurygalvao.patricia@unb.brGalvão, Patricia Regina Lopes2024-08-01T17:30:07Z2024-08-01T17:30:07Z2024-08-012024-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGALVÃO, Patricia Regina Lopes. Uso de imaginação guiada no tratamento de ansiedade em pacientes adultos na clínica psicológica. 2024. 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-01T17:30:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/49431Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-01T17:30:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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