Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo, Pedro Egnaldo
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Valadão, Erasmo Baltazar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9691
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003
Resumo: O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de filosofia nas escolas públicas. Apresenta também alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em filosofia e, por último, apresenta ainda algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_dfa175ae9968dd05721e2a6d44046f49
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9691
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construçãoTeaching of philosophy in high schools of the Federal District of Brazil : history, practices and meanings of constructionEnsinoEnsino médioFilosofia - estudo e ensinoProfessores de filosofiaHigh schoolProfessors of philosophyTeachingO presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de filosofia nas escolas públicas. Apresenta também alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em filosofia e, por último, apresenta ainda algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe current article intends to socialize some information and reflection on the teaching of philosophy in public highschools of the Federal District of Brazil as of its starting point in the educational practices and researches of the authors. The article presents some ideas concerning the presence of philosophy teaching in Brazil and regarding the history and its current context of the Brazilian Educational System. It also offers some data on the graduation and practice of the professors of philosophy and, finally, it presents some perspective to rethink the themes discussed.Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES2011-12-08T12:37:24Z2011-12-08T12:37:24Z2004-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONTIJO, Pedro; VALADÃO, Erasmo Baltazar. Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas e sentidos em construção. Cad. CEDES, Campinas, v. 24, n. 64, p. 285-303, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 dez. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9691https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003Cadernos Cedes - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 dez. 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Pedro EgnaldoValadão, Erasmo Baltazarporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:27:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/9691Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:27:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção
Teaching of philosophy in high schools of the Federal District of Brazil : history, practices and meanings of construction
title Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção
spellingShingle Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção
Gontijo, Pedro Egnaldo
Ensino
Ensino médio
Filosofia - estudo e ensino
Professores de filosofia
High school
Professors of philosophy
Teaching
title_short Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção
title_full Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção
title_fullStr Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção
title_full_unstemmed Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção
title_sort Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção
author Gontijo, Pedro Egnaldo
author_facet Gontijo, Pedro Egnaldo
Valadão, Erasmo Baltazar
author_role author
author2 Valadão, Erasmo Baltazar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Pedro Egnaldo
Valadão, Erasmo Baltazar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Ensino médio
Filosofia - estudo e ensino
Professores de filosofia
High school
Professors of philosophy
Teaching
topic Ensino
Ensino médio
Filosofia - estudo e ensino
Professores de filosofia
High school
Professors of philosophy
Teaching
description O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de filosofia nas escolas públicas. Apresenta também alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em filosofia e, por último, apresenta ainda algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09
2011-12-08T12:37:24Z
2011-12-08T12:37:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONTIJO, Pedro; VALADÃO, Erasmo Baltazar. Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas e sentidos em construção. Cad. CEDES, Campinas, v. 24, n. 64, p. 285-303, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 dez. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9691
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003
identifier_str_mv GONTIJO, Pedro; VALADÃO, Erasmo Baltazar. Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas e sentidos em construção. Cad. CEDES, Campinas, v. 24, n. 64, p. 285-303, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 dez. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9691
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508265817505792