Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9691 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003 |
Resumo: | O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de filosofia nas escolas públicas. Apresenta também alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em filosofia e, por último, apresenta ainda algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_dfa175ae9968dd05721e2a6d44046f49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/9691 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construçãoTeaching of philosophy in high schools of the Federal District of Brazil : history, practices and meanings of constructionEnsinoEnsino médioFilosofia - estudo e ensinoProfessores de filosofiaHigh schoolProfessors of philosophyTeachingO presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de filosofia nas escolas públicas. Apresenta também alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em filosofia e, por último, apresenta ainda algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe current article intends to socialize some information and reflection on the teaching of philosophy in public highschools of the Federal District of Brazil as of its starting point in the educational practices and researches of the authors. The article presents some ideas concerning the presence of philosophy teaching in Brazil and regarding the history and its current context of the Brazilian Educational System. It also offers some data on the graduation and practice of the professors of philosophy and, finally, it presents some perspective to rethink the themes discussed.Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES2011-12-08T12:37:24Z2011-12-08T12:37:24Z2004-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONTIJO, Pedro; VALADÃO, Erasmo Baltazar. Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas e sentidos em construção. Cad. CEDES, Campinas, v. 24, n. 64, p. 285-303, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 dez. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9691https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003Cadernos Cedes - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 dez. 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Pedro EgnaldoValadão, Erasmo Baltazarporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:27:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/9691Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:27:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção Teaching of philosophy in high schools of the Federal District of Brazil : history, practices and meanings of construction |
title |
Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção |
spellingShingle |
Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção Gontijo, Pedro Egnaldo Ensino Ensino médio Filosofia - estudo e ensino Professores de filosofia High school Professors of philosophy Teaching |
title_short |
Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção |
title_full |
Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção |
title_fullStr |
Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção |
title_full_unstemmed |
Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção |
title_sort |
Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal : história, práticas e sentidos em construção |
author |
Gontijo, Pedro Egnaldo |
author_facet |
Gontijo, Pedro Egnaldo Valadão, Erasmo Baltazar |
author_role |
author |
author2 |
Valadão, Erasmo Baltazar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo, Pedro Egnaldo Valadão, Erasmo Baltazar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Ensino médio Filosofia - estudo e ensino Professores de filosofia High school Professors of philosophy Teaching |
topic |
Ensino Ensino médio Filosofia - estudo e ensino Professores de filosofia High school Professors of philosophy Teaching |
description |
O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de filosofia nas escolas públicas. Apresenta também alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em filosofia e, por último, apresenta ainda algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-09 2011-12-08T12:37:24Z 2011-12-08T12:37:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONTIJO, Pedro; VALADÃO, Erasmo Baltazar. Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas e sentidos em construção. Cad. CEDES, Campinas, v. 24, n. 64, p. 285-303, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 dez. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9691 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003 |
identifier_str_mv |
GONTIJO, Pedro; VALADÃO, Erasmo Baltazar. Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas e sentidos em construção. Cad. CEDES, Campinas, v. 24, n. 64, p. 285-303, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 dez. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9691 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508265817505792 |