Aluno e professor no contexto de aulas de canto : a voz e a emoção para além do dom e da técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Adriana Luísa Pinto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3770
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
id UNB_e053fbea0003495c590910cbec6d218d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3770
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aluno e professor no contexto de aulas de canto : a voz e a emoção para além do dom e da técnicaProfessores e alunosCanto - aprendizagemDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.Tendo em vista o processo ensino-aprendizagem de canto, pretendemos investigar, neste trabalho, como aparece a integração entre conteúdos técnicos e musicais com emoções e vivências presentes no contexto das aulas, e suas implicações nos avanços dos alunos. Tivemos como objetivos: conhecer as bases de organização do espaço de ensino-aprendizagem em canto; apreender os aspectos que o professor de canto prioriza para definir suas ações pedagógicas; identificar de que formas o próprio aluno organiza e expressa seu processo de aprender canto, e como ele se posiciona em relação às ações do professor e dos próprios colegas; investigar como se configuram as relações, a comunicação dialógica entre professor e aluno no contexto de canto, e de que forma isso participa da aprendizagem. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, na qual se desenvolveu um processo de construção interpretativa de produção do conhecimento. Como procedimentos, fizemos uso de indutores escritos (questionários), conversações formais e informais, e observações de aulas. Participaram da pesquisa 2 professoras e 4 alunas de canto de uma escola pública de música de nível profissionalizante, localizada no Distrito Federal. Os resultados obtidos revelaram que, a despeito de os aspectos técnicos e musicais exercerem grande força no momento de definição das ações pedagógicas dos professores, nas relações sociais que compõem o contexto ensinoaprendizagem de canto também há espaço para emoções e vivências, para o diálogo e a aprendizagem reflexiva, para negociações, bem como para compartilhar o objeto de conhecimento e para a colaboração entre os sujeitos que compõem o ambiente de sala de aula. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTTaking into account the teaching-learning process of singing, we intend to investigate in this work, how the integration arises between technical and musical contents with emotions and experiences in the class environment as well as its implications in students’ progress. We focused on the following aspects: to know the basis of the organization of the teaching-learning environment in singing, learn what aspects the voice teacher prioritizes in order to define his pedagogical actions. We also intended to identify how the student himself organizes and express his learning process, how he reacts before the teacher’s actions and his classmates investigate how the relations are shaped, the communication between the teacher and the student in the singing environment and what this aspect participates in the learning process. Therefore, we use a qualitative approach, in which a process of interpretative production of knowledge was developed. We used some procedures such as printed inducer (questionnaires), formal and informal conversions and class observations. Two professors and four voice students from a professional training public school in Distrito Federal-Brazil participated in the research. The results expressed that the musical and technical aspects played a major role in the definition of professors’ pedagogical actions, in the social relations that compose the singing teaching and learning context. There is also an opportunity for experiences and feelings for the dialog and reflexive learning, negotiations as well as sharing experiences of the subject and cooperation between the agents that compose the class environment.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTacca, Maria Carmen Villela RosaBraga, Adriana Luísa Pinto2010-02-26T22:50:04Z2010-02-26T22:50:04Z2009-05-282009-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRAGA, Adriana Luísa Pinto. Aluno e professor no contexto de aulas de canto: a voz e a emoção para além do dom e da técnica. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3770info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-11T19:58:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/3770Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-11T19:58:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aluno e professor no contexto de aulas de canto : a voz e a emoção para além do dom e da técnica
title Aluno e professor no contexto de aulas de canto : a voz e a emoção para além do dom e da técnica
spellingShingle Aluno e professor no contexto de aulas de canto : a voz e a emoção para além do dom e da técnica
Braga, Adriana Luísa Pinto
Professores e alunos
Canto - aprendizagem
title_short Aluno e professor no contexto de aulas de canto : a voz e a emoção para além do dom e da técnica
title_full Aluno e professor no contexto de aulas de canto : a voz e a emoção para além do dom e da técnica
title_fullStr Aluno e professor no contexto de aulas de canto : a voz e a emoção para além do dom e da técnica
title_full_unstemmed Aluno e professor no contexto de aulas de canto : a voz e a emoção para além do dom e da técnica
title_sort Aluno e professor no contexto de aulas de canto : a voz e a emoção para além do dom e da técnica
author Braga, Adriana Luísa Pinto
author_facet Braga, Adriana Luísa Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Adriana Luísa Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Professores e alunos
Canto - aprendizagem
topic Professores e alunos
Canto - aprendizagem
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-28
2009-05-28
2010-02-26T22:50:04Z
2010-02-26T22:50:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Adriana Luísa Pinto. Aluno e professor no contexto de aulas de canto: a voz e a emoção para além do dom e da técnica. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3770
identifier_str_mv BRAGA, Adriana Luísa Pinto. Aluno e professor no contexto de aulas de canto: a voz e a emoção para além do dom e da técnica. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580883766247424