Planejamento de rede logística de produtos agrícolas orgânicos : agrupamento de unidades em arranjos produtivos locais como estratégia para redução do custo logístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12552 |
Resumo: | O setor agrícola Brasileiro encontra-se em expansão, tornando-se um dos principais contribuintes do aumento do crescimento do PIB nacional e participação ativa na economia mundial. No entanto, a produção agrícola e agropecuária encontra na infra- estrutura logística física seu principal desafio, já que tem que procurar soluções para os problemas de escoamento da produção. Este problema soma-se à falta de planejamento estratégico das cadeias de suprimento, de produção e distribuição, e essencialmente ao problema de planejamento de redes logísticas. Para contribuir na solução deste problema, este trabalho desenvolveu um modelo de planejamento do sistema logístico de distribuição para o setor hortigranjeiro de produtos orgânicos. O modelo propõe a criação de um banco de dados para diagnosticar a situação deáreas de estudos e simular cenários alternativos de redes logísticas, tendo como principais variáveis de decisão: o agrupamento de unidades produtivas, as características de veículos e localizações de pontos de venda alternativos. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_e16a126601c946b35a50638418e0991d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12552 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento de rede logística de produtos agrícolas orgânicos : agrupamento de unidades em arranjos produtivos locais como estratégia para redução do custo logísticoLogística - agronegóciosPlanejamento agrícolaProdutos agrícolas - Brasil - comercializaçãoAbastecimento de alimentos - BrasilTransporte de mercadorias - BrasilO setor agrícola Brasileiro encontra-se em expansão, tornando-se um dos principais contribuintes do aumento do crescimento do PIB nacional e participação ativa na economia mundial. No entanto, a produção agrícola e agropecuária encontra na infra- estrutura logística física seu principal desafio, já que tem que procurar soluções para os problemas de escoamento da produção. Este problema soma-se à falta de planejamento estratégico das cadeias de suprimento, de produção e distribuição, e essencialmente ao problema de planejamento de redes logísticas. Para contribuir na solução deste problema, este trabalho desenvolveu um modelo de planejamento do sistema logístico de distribuição para o setor hortigranjeiro de produtos orgânicos. O modelo propõe a criação de um banco de dados para diagnosticar a situação deáreas de estudos e simular cenários alternativos de redes logísticas, tendo como principais variáveis de decisão: o agrupamento de unidades produtivas, as características de veículos e localizações de pontos de venda alternativos. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe Brazilian agricultural sector is under enlargement, becoming one of the main contributors to the growth of national GDP as well active involvement in the worldwide economy. However, the logistic physical infrastructure is the main endeavor for the agricultural and farming production since it’s necessary to find solutions for the problems related to production delivery. This problem must be considered in addition to the lack of strategic planning of supply chains, of production and distribution, and mainly to the problem of logistics networks planning. In order to assist the solution of this problem, this study developed a model for the planning of logistic distribution system to the produce sector for organic products. This model suggests the creation of a database to diagnose the condition of study areas and simulate alternative logistic network scenarios, having as the main variables decision: the grouping of pro- ductive units, vehicle characteristics and the location of alternative selling spots.Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes2013-03-21T20:09:10Z2013-03-21T20:09:10Z2010-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFONSECA, Adelaida Pallavicini; GUERRA NETO, Paulo Pessoa; SILVA, Edwin Pinto de La Sota. Planejamento de rede logística de produtos agrícolas orgânicos: agrupamento de unidades em arranjos produtivos locais como estratégia para redução do custo logístico. Transportes, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, set. 2010. Disponível em: <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/451>. Acesso em: 15 mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12552Transportes - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/451. Acesso em: 15 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Adelaida PallaviciniGuerra Neto, Paulo PessoaSilva, Edwin Pinto de La Sotaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:17:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/12552Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:17:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento de rede logística de produtos agrícolas orgânicos : agrupamento de unidades em arranjos produtivos locais como estratégia para redução do custo logístico |
title |
Planejamento de rede logística de produtos agrícolas orgânicos : agrupamento de unidades em arranjos produtivos locais como estratégia para redução do custo logístico |
spellingShingle |
Planejamento de rede logística de produtos agrícolas orgânicos : agrupamento de unidades em arranjos produtivos locais como estratégia para redução do custo logístico Fonseca, Adelaida Pallavicini Logística - agronegócios Planejamento agrícola Produtos agrícolas - Brasil - comercialização Abastecimento de alimentos - Brasil Transporte de mercadorias - Brasil |
title_short |
Planejamento de rede logística de produtos agrícolas orgânicos : agrupamento de unidades em arranjos produtivos locais como estratégia para redução do custo logístico |
title_full |
Planejamento de rede logística de produtos agrícolas orgânicos : agrupamento de unidades em arranjos produtivos locais como estratégia para redução do custo logístico |
title_fullStr |
Planejamento de rede logística de produtos agrícolas orgânicos : agrupamento de unidades em arranjos produtivos locais como estratégia para redução do custo logístico |
title_full_unstemmed |
Planejamento de rede logística de produtos agrícolas orgânicos : agrupamento de unidades em arranjos produtivos locais como estratégia para redução do custo logístico |
title_sort |
Planejamento de rede logística de produtos agrícolas orgânicos : agrupamento de unidades em arranjos produtivos locais como estratégia para redução do custo logístico |
author |
Fonseca, Adelaida Pallavicini |
author_facet |
Fonseca, Adelaida Pallavicini Guerra Neto, Paulo Pessoa Silva, Edwin Pinto de La Sota |
author_role |
author |
author2 |
Guerra Neto, Paulo Pessoa Silva, Edwin Pinto de La Sota |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Adelaida Pallavicini Guerra Neto, Paulo Pessoa Silva, Edwin Pinto de La Sota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logística - agronegócios Planejamento agrícola Produtos agrícolas - Brasil - comercialização Abastecimento de alimentos - Brasil Transporte de mercadorias - Brasil |
topic |
Logística - agronegócios Planejamento agrícola Produtos agrícolas - Brasil - comercialização Abastecimento de alimentos - Brasil Transporte de mercadorias - Brasil |
description |
O setor agrícola Brasileiro encontra-se em expansão, tornando-se um dos principais contribuintes do aumento do crescimento do PIB nacional e participação ativa na economia mundial. No entanto, a produção agrícola e agropecuária encontra na infra- estrutura logística física seu principal desafio, já que tem que procurar soluções para os problemas de escoamento da produção. Este problema soma-se à falta de planejamento estratégico das cadeias de suprimento, de produção e distribuição, e essencialmente ao problema de planejamento de redes logísticas. Para contribuir na solução deste problema, este trabalho desenvolveu um modelo de planejamento do sistema logístico de distribuição para o setor hortigranjeiro de produtos orgânicos. O modelo propõe a criação de um banco de dados para diagnosticar a situação deáreas de estudos e simular cenários alternativos de redes logísticas, tendo como principais variáveis de decisão: o agrupamento de unidades produtivas, as características de veículos e localizações de pontos de venda alternativos. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09 2013-03-21T20:09:10Z 2013-03-21T20:09:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Adelaida Pallavicini; GUERRA NETO, Paulo Pessoa; SILVA, Edwin Pinto de La Sota. Planejamento de rede logística de produtos agrícolas orgânicos: agrupamento de unidades em arranjos produtivos locais como estratégia para redução do custo logístico. Transportes, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, set. 2010. Disponível em: <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/451>. Acesso em: 15 mar. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12552 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Adelaida Pallavicini; GUERRA NETO, Paulo Pessoa; SILVA, Edwin Pinto de La Sota. Planejamento de rede logística de produtos agrícolas orgânicos: agrupamento de unidades em arranjos produtivos locais como estratégia para redução do custo logístico. Transportes, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, set. 2010. Disponível em: <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/451>. Acesso em: 15 mar. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508218587545600 |