A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14022 |
Resumo: | Considerando que a formação inicial e a formação continuada confi guram-se como elementos de grande importância para o desenvolvimento e desempenho profi ssional do docente ao longo de sua trajetória, este artigo discutirá alguns aspectos que permeiam a formação do professor de matemática, trazendo informações acerca das pesquisas desenvolvidas nessa área e a perspectiva de formação docente defendida entre os educadores matemáticos nos últimos anos. Essa abordagem tem como principais objetivos fomentar a discussão sobre a formação docente e promover um movimento de refl exão nesse sentido, tendo em vista que, por meio do processo de formação inicial e continuada, o professor constrói e reconstrói conhecimentos que, articulados com sua prática cotidiana, gerará saberes que o nortearão em sua tarefa primordial, o ensinar, para que seja desenvolvida de forma adequada e significativa. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_e16f53d26de4a24a2636541b58b98f1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/14022 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docenteThe complexity of mathematics teacher education and its implications for teaching practiceProfessores - formaçãoEducação permanenteProfessores de matemáticaConsiderando que a formação inicial e a formação continuada confi guram-se como elementos de grande importância para o desenvolvimento e desempenho profi ssional do docente ao longo de sua trajetória, este artigo discutirá alguns aspectos que permeiam a formação do professor de matemática, trazendo informações acerca das pesquisas desenvolvidas nessa área e a perspectiva de formação docente defendida entre os educadores matemáticos nos últimos anos. Essa abordagem tem como principais objetivos fomentar a discussão sobre a formação docente e promover um movimento de refl exão nesse sentido, tendo em vista que, por meio do processo de formação inicial e continuada, o professor constrói e reconstrói conhecimentos que, articulados com sua prática cotidiana, gerará saberes que o nortearão em sua tarefa primordial, o ensinar, para que seja desenvolvida de forma adequada e significativa. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTConsidering that the initial and continued education are set as elements of huge importance to teachers’ development and professional perform along their path, this article discusses about some points that permeate the Math teachers’education bringing up information from researchers developed in this area and the perspective of teacher’s education defended among Math educators in recent years. This text has as main aim to promote some discussion about teachers’ education and promote a refl ection movement toward this aspect. Considering that, through the initial process and continued education, the teacher builds and rebuilds knowledge that, articulated with everyday practice, it will create some knowledge that will guide teachers’ main task: teaching, this way, this task will be done in an appropriate and signifi cantly manner.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF/RS)2013-08-22T21:31:23Z2013-08-22T21:31:23Z2013-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALBUQUERQUE, Leila Cunha de; GONTIJO, Cleyton Hércules. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 76-87, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/3323>. Acesso em: 22 ago. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14022Espaço Pedagógico - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.upf.br/seer/index.php/rep/index. Acesso em: 22 ago. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Leila Cunha deGontijo, Cleyton Hérculesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T20:57:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/14022Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T20:57:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente The complexity of mathematics teacher education and its implications for teaching practice |
title |
A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente |
spellingShingle |
A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente Albuquerque, Leila Cunha de Professores - formação Educação permanente Professores de matemática |
title_short |
A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente |
title_full |
A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente |
title_fullStr |
A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente |
title_full_unstemmed |
A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente |
title_sort |
A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente |
author |
Albuquerque, Leila Cunha de |
author_facet |
Albuquerque, Leila Cunha de Gontijo, Cleyton Hércules |
author_role |
author |
author2 |
Gontijo, Cleyton Hércules |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Leila Cunha de Gontijo, Cleyton Hércules |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Educação permanente Professores de matemática |
topic |
Professores - formação Educação permanente Professores de matemática |
description |
Considerando que a formação inicial e a formação continuada confi guram-se como elementos de grande importância para o desenvolvimento e desempenho profi ssional do docente ao longo de sua trajetória, este artigo discutirá alguns aspectos que permeiam a formação do professor de matemática, trazendo informações acerca das pesquisas desenvolvidas nessa área e a perspectiva de formação docente defendida entre os educadores matemáticos nos últimos anos. Essa abordagem tem como principais objetivos fomentar a discussão sobre a formação docente e promover um movimento de refl exão nesse sentido, tendo em vista que, por meio do processo de formação inicial e continuada, o professor constrói e reconstrói conhecimentos que, articulados com sua prática cotidiana, gerará saberes que o nortearão em sua tarefa primordial, o ensinar, para que seja desenvolvida de forma adequada e significativa. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-22T21:31:23Z 2013-08-22T21:31:23Z 2013-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALBUQUERQUE, Leila Cunha de; GONTIJO, Cleyton Hércules. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 76-87, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/3323>. Acesso em: 22 ago. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/14022 |
identifier_str_mv |
ALBUQUERQUE, Leila Cunha de; GONTIJO, Cleyton Hércules. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 76-87, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/3323>. Acesso em: 22 ago. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF/RS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF/RS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508174758117376 |