A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Leila Cunha de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gontijo, Cleyton Hércules
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14022
Resumo: Considerando que a formação inicial e a formação continuada confi guram-se como elementos de grande importância para o desenvolvimento e desempenho profi ssional do docente ao longo de sua trajetória, este artigo discutirá alguns aspectos que permeiam a formação do professor de matemática, trazendo informações acerca das pesquisas desenvolvidas nessa área e a perspectiva de formação docente defendida entre os educadores matemáticos nos últimos anos. Essa abordagem tem como principais objetivos fomentar a discussão sobre a formação docente e promover um movimento de refl exão nesse sentido, tendo em vista que, por meio do processo de formação inicial e continuada, o professor constrói e reconstrói conhecimentos que, articulados com sua prática cotidiana, gerará saberes que o nortearão em sua tarefa primordial, o ensinar, para que seja desenvolvida de forma adequada e significativa. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_e16f53d26de4a24a2636541b58b98f1c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14022
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docenteThe complexity of mathematics teacher education and its implications for teaching practiceProfessores - formaçãoEducação permanenteProfessores de matemáticaConsiderando que a formação inicial e a formação continuada confi guram-se como elementos de grande importância para o desenvolvimento e desempenho profi ssional do docente ao longo de sua trajetória, este artigo discutirá alguns aspectos que permeiam a formação do professor de matemática, trazendo informações acerca das pesquisas desenvolvidas nessa área e a perspectiva de formação docente defendida entre os educadores matemáticos nos últimos anos. Essa abordagem tem como principais objetivos fomentar a discussão sobre a formação docente e promover um movimento de refl exão nesse sentido, tendo em vista que, por meio do processo de formação inicial e continuada, o professor constrói e reconstrói conhecimentos que, articulados com sua prática cotidiana, gerará saberes que o nortearão em sua tarefa primordial, o ensinar, para que seja desenvolvida de forma adequada e significativa. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTConsidering that the initial and continued education are set as elements of huge importance to teachers’ development and professional perform along their path, this article discusses about some points that permeate the Math teachers’education bringing up information from researchers developed in this area and the perspective of teacher’s education defended among Math educators in recent years. This text has as main aim to promote some discussion about teachers’ education and promote a refl ection movement toward this aspect. Considering that, through the initial process and continued education, the teacher builds and rebuilds knowledge that, articulated with everyday practice, it will create some knowledge that will guide teachers’ main task: teaching, this way, this task will be done in an appropriate and signifi cantly manner.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF/RS)2013-08-22T21:31:23Z2013-08-22T21:31:23Z2013-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALBUQUERQUE, Leila Cunha de; GONTIJO, Cleyton Hércules. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 76-87, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/3323>. Acesso em: 22 ago. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14022Espaço Pedagógico - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.upf.br/seer/index.php/rep/index. Acesso em: 22 ago. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Leila Cunha deGontijo, Cleyton Hérculesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T20:57:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/14022Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T20:57:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente
The complexity of mathematics teacher education and its implications for teaching practice
title A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente
spellingShingle A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente
Albuquerque, Leila Cunha de
Professores - formação
Educação permanente
Professores de matemática
title_short A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente
title_full A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente
title_fullStr A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente
title_full_unstemmed A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente
title_sort A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente
author Albuquerque, Leila Cunha de
author_facet Albuquerque, Leila Cunha de
Gontijo, Cleyton Hércules
author_role author
author2 Gontijo, Cleyton Hércules
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Leila Cunha de
Gontijo, Cleyton Hércules
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Educação permanente
Professores de matemática
topic Professores - formação
Educação permanente
Professores de matemática
description Considerando que a formação inicial e a formação continuada confi guram-se como elementos de grande importância para o desenvolvimento e desempenho profi ssional do docente ao longo de sua trajetória, este artigo discutirá alguns aspectos que permeiam a formação do professor de matemática, trazendo informações acerca das pesquisas desenvolvidas nessa área e a perspectiva de formação docente defendida entre os educadores matemáticos nos últimos anos. Essa abordagem tem como principais objetivos fomentar a discussão sobre a formação docente e promover um movimento de refl exão nesse sentido, tendo em vista que, por meio do processo de formação inicial e continuada, o professor constrói e reconstrói conhecimentos que, articulados com sua prática cotidiana, gerará saberes que o nortearão em sua tarefa primordial, o ensinar, para que seja desenvolvida de forma adequada e significativa. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-22T21:31:23Z
2013-08-22T21:31:23Z
2013-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Leila Cunha de; GONTIJO, Cleyton Hércules. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 76-87, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/3323>. Acesso em: 22 ago. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14022
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Leila Cunha de; GONTIJO, Cleyton Hércules. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 76-87, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/3323>. Acesso em: 22 ago. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF/RS)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF/RS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508174758117376