Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14389 |
Resumo: | O artigo apresenta o uso de novas tecnologias de ensino como uma forma de inserção no processo educativo através da análise de um jogo educacional. O objetivo dessa pesquisa é analisar como esse novo contexto tecnológico está sendo percebido pelos estudantes que participaram do jogo desafio SEBRAE. Nesse contexto questionou-se: O ensino da contabilidade de custos está acompanhando a inserção das novas tecnologias de mercado? A metodologia utilizada foi a análise descritiva com aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que a contabilidade de custos é fator diferencial segundo as respostas de 60% de todos os alunos. A amostra demonstrou que os estudantes de contabilidade de custos podem ter no mercado uma visão mais ampla, com relação ao gerenciamento e projeções futuras dentro das empresas, fruto do estudo mais detalhado de custos. Conclui-se que os estudantes possuem conhecimentos básicos de contabilidade de custos e que cerca de 24% do total dos alunos analisados desconhecem conceitos básicos de custos para a tomada de decisão o que pode explicar sua desclassificação prematura da participação da competição. |
id |
UNB_e201d5b4a2e3aa36368abea6ccd71e52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/14389 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento Júnior, Eurípedes Rosa doFreire, Fátima de SouzaCosta, Abimael de Jesus Barros2013-10-21T20:31:38Z2013-10-21T20:31:38Z2010NASCIMENTO JÚNIOR, Eurípedes Rosa do; FREIRE, Fátima de Sousa; COSTA, Abimael de Jesus. Novas tecnologias: uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos. Outras Palavras, Brasília, DF, v. 6, n. 6, 2010. Disponível em: <http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/56>. Acesso em: 21 out. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14389O artigo apresenta o uso de novas tecnologias de ensino como uma forma de inserção no processo educativo através da análise de um jogo educacional. O objetivo dessa pesquisa é analisar como esse novo contexto tecnológico está sendo percebido pelos estudantes que participaram do jogo desafio SEBRAE. Nesse contexto questionou-se: O ensino da contabilidade de custos está acompanhando a inserção das novas tecnologias de mercado? A metodologia utilizada foi a análise descritiva com aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que a contabilidade de custos é fator diferencial segundo as respostas de 60% de todos os alunos. A amostra demonstrou que os estudantes de contabilidade de custos podem ter no mercado uma visão mais ampla, com relação ao gerenciamento e projeções futuras dentro das empresas, fruto do estudo mais detalhado de custos. Conclui-se que os estudantes possuem conhecimentos básicos de contabilidade de custos e que cerca de 24% do total dos alunos analisados desconhecem conceitos básicos de custos para a tomada de decisão o que pode explicar sua desclassificação prematura da participação da competição.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Faculdades ProjeçãoOutras Palavras - Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons - Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/56. Acesso em: 21 out. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessNovas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino - meios auxiliaresTecnologia educacionalContabilidade - estudo e ensinoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_NovasTecnologiasAnalise.pdfARTIGO_NovasTecnologiasAnalise.pdfapplication/pdf426280http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14389/1/ARTIGO_NovasTecnologiasAnalise.pdf23846b6553ab4fcf69c9feab43002544MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain279http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14389/2/license.txt31b9696d3c93c099a732c908a2b593baMD52open access10482/143892023-10-19 15:19:05.178open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/14389TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IExhcmlzc2EgU3RlZmFuZSBWaWVpcmEgUm9kcmlndWVzIChsYXJpc3NhLnN0ZWZhbmUwOUBob3RtYWlsLmNvbSkgb24gMjAxMy0xMC0yMVQxOTozNzowNFogKEdNVCk6CgpTdWJtaXNzw6NvIGVmZXRpdmFkYSBwb3IgaW50ZWdyYW50ZSBkYSBlcXVpcGUgZG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5CIGRlIGFjb3JkbyBjb20gbGljZW7Dp2EgY29uY2VkaWRhIHBlbG8gYXV0b3IgZS9vdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T18:19:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos |
title |
Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos |
spellingShingle |
Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos Nascimento Júnior, Eurípedes Rosa do Ensino - meios auxiliares Tecnologia educacional Contabilidade - estudo e ensino |
title_short |
Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos |
title_full |
Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos |
title_fullStr |
Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos |
title_full_unstemmed |
Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos |
title_sort |
Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos |
author |
Nascimento Júnior, Eurípedes Rosa do |
author_facet |
Nascimento Júnior, Eurípedes Rosa do Freire, Fátima de Souza Costa, Abimael de Jesus Barros |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Fátima de Souza Costa, Abimael de Jesus Barros |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento Júnior, Eurípedes Rosa do Freire, Fátima de Souza Costa, Abimael de Jesus Barros |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Ensino - meios auxiliares Tecnologia educacional Contabilidade - estudo e ensino |
topic |
Ensino - meios auxiliares Tecnologia educacional Contabilidade - estudo e ensino |
description |
O artigo apresenta o uso de novas tecnologias de ensino como uma forma de inserção no processo educativo através da análise de um jogo educacional. O objetivo dessa pesquisa é analisar como esse novo contexto tecnológico está sendo percebido pelos estudantes que participaram do jogo desafio SEBRAE. Nesse contexto questionou-se: O ensino da contabilidade de custos está acompanhando a inserção das novas tecnologias de mercado? A metodologia utilizada foi a análise descritiva com aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que a contabilidade de custos é fator diferencial segundo as respostas de 60% de todos os alunos. A amostra demonstrou que os estudantes de contabilidade de custos podem ter no mercado uma visão mais ampla, com relação ao gerenciamento e projeções futuras dentro das empresas, fruto do estudo mais detalhado de custos. Conclui-se que os estudantes possuem conhecimentos básicos de contabilidade de custos e que cerca de 24% do total dos alunos analisados desconhecem conceitos básicos de custos para a tomada de decisão o que pode explicar sua desclassificação prematura da participação da competição. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-21T20:31:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-21T20:31:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO JÚNIOR, Eurípedes Rosa do; FREIRE, Fátima de Sousa; COSTA, Abimael de Jesus. Novas tecnologias: uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos. Outras Palavras, Brasília, DF, v. 6, n. 6, 2010. Disponível em: <http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/56>. Acesso em: 21 out. 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14389 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO JÚNIOR, Eurípedes Rosa do; FREIRE, Fátima de Sousa; COSTA, Abimael de Jesus. Novas tecnologias: uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos. Outras Palavras, Brasília, DF, v. 6, n. 6, 2010. Disponível em: <http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/56>. Acesso em: 21 out. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Projeção |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Projeção |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14389/1/ARTIGO_NovasTecnologiasAnalise.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14389/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23846b6553ab4fcf69c9feab43002544 31b9696d3c93c099a732c908a2b593ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801864279381508096 |