Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento Júnior, Eurípedes Rosa do
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Freire, Fátima de Souza, Costa, Abimael de Jesus Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14389
Resumo: O artigo apresenta o uso de novas tecnologias de ensino como uma forma de inserção no processo educativo através da análise de um jogo educacional. O objetivo dessa pesquisa é analisar como esse novo contexto tecnológico está sendo percebido pelos estudantes que participaram do jogo desafio SEBRAE. Nesse contexto questionou-se: O ensino da contabilidade de custos está acompanhando a inserção das novas tecnologias de mercado? A metodologia utilizada foi a análise descritiva com aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que a contabilidade de custos é fator diferencial segundo as respostas de 60% de todos os alunos. A amostra demonstrou que os estudantes de contabilidade de custos podem ter no mercado uma visão mais ampla, com relação ao gerenciamento e projeções futuras dentro das empresas, fruto do estudo mais detalhado de custos. Conclui-se que os estudantes possuem conhecimentos básicos de contabilidade de custos e que cerca de 24% do total dos alunos analisados desconhecem conceitos básicos de custos para a tomada de decisão o que pode explicar sua desclassificação prematura da participação da competição.
id UNB_e201d5b4a2e3aa36368abea6ccd71e52
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/14389
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Nascimento Júnior, Eurípedes Rosa doFreire, Fátima de SouzaCosta, Abimael de Jesus Barros2013-10-21T20:31:38Z2013-10-21T20:31:38Z2010NASCIMENTO JÚNIOR, Eurípedes Rosa do; FREIRE, Fátima de Sousa; COSTA, Abimael de Jesus. Novas tecnologias: uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos. Outras Palavras, Brasília, DF, v. 6, n. 6, 2010. Disponível em: <http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/56>. Acesso em: 21 out. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14389O artigo apresenta o uso de novas tecnologias de ensino como uma forma de inserção no processo educativo através da análise de um jogo educacional. O objetivo dessa pesquisa é analisar como esse novo contexto tecnológico está sendo percebido pelos estudantes que participaram do jogo desafio SEBRAE. Nesse contexto questionou-se: O ensino da contabilidade de custos está acompanhando a inserção das novas tecnologias de mercado? A metodologia utilizada foi a análise descritiva com aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que a contabilidade de custos é fator diferencial segundo as respostas de 60% de todos os alunos. A amostra demonstrou que os estudantes de contabilidade de custos podem ter no mercado uma visão mais ampla, com relação ao gerenciamento e projeções futuras dentro das empresas, fruto do estudo mais detalhado de custos. Conclui-se que os estudantes possuem conhecimentos básicos de contabilidade de custos e que cerca de 24% do total dos alunos analisados desconhecem conceitos básicos de custos para a tomada de decisão o que pode explicar sua desclassificação prematura da participação da competição.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Faculdades ProjeçãoOutras Palavras - Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons - Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/56. Acesso em: 21 out. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessNovas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino - meios auxiliaresTecnologia educacionalContabilidade - estudo e ensinoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_NovasTecnologiasAnalise.pdfARTIGO_NovasTecnologiasAnalise.pdfapplication/pdf426280http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14389/1/ARTIGO_NovasTecnologiasAnalise.pdf23846b6553ab4fcf69c9feab43002544MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain279http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14389/2/license.txt31b9696d3c93c099a732c908a2b593baMD52open access10482/143892023-10-19 15:19:05.178open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/14389TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IExhcmlzc2EgU3RlZmFuZSBWaWVpcmEgUm9kcmlndWVzIChsYXJpc3NhLnN0ZWZhbmUwOUBob3RtYWlsLmNvbSkgb24gMjAxMy0xMC0yMVQxOTozNzowNFogKEdNVCk6CgpTdWJtaXNzw6NvIGVmZXRpdmFkYSBwb3IgaW50ZWdyYW50ZSBkYSBlcXVpcGUgZG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5CIGRlIGFjb3JkbyBjb20gbGljZW7Dp2EgY29uY2VkaWRhIHBlbG8gYXV0b3IgZS9vdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T18:19:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos
title Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos
spellingShingle Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos
Nascimento Júnior, Eurípedes Rosa do
Ensino - meios auxiliares
Tecnologia educacional
Contabilidade - estudo e ensino
title_short Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos
title_full Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos
title_fullStr Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos
title_full_unstemmed Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos
title_sort Novas tecnologias : uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos
author Nascimento Júnior, Eurípedes Rosa do
author_facet Nascimento Júnior, Eurípedes Rosa do
Freire, Fátima de Souza
Costa, Abimael de Jesus Barros
author_role author
author2 Freire, Fátima de Souza
Costa, Abimael de Jesus Barros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento Júnior, Eurípedes Rosa do
Freire, Fátima de Souza
Costa, Abimael de Jesus Barros
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Ensino - meios auxiliares
Tecnologia educacional
Contabilidade - estudo e ensino
topic Ensino - meios auxiliares
Tecnologia educacional
Contabilidade - estudo e ensino
description O artigo apresenta o uso de novas tecnologias de ensino como uma forma de inserção no processo educativo através da análise de um jogo educacional. O objetivo dessa pesquisa é analisar como esse novo contexto tecnológico está sendo percebido pelos estudantes que participaram do jogo desafio SEBRAE. Nesse contexto questionou-se: O ensino da contabilidade de custos está acompanhando a inserção das novas tecnologias de mercado? A metodologia utilizada foi a análise descritiva com aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que a contabilidade de custos é fator diferencial segundo as respostas de 60% de todos os alunos. A amostra demonstrou que os estudantes de contabilidade de custos podem ter no mercado uma visão mais ampla, com relação ao gerenciamento e projeções futuras dentro das empresas, fruto do estudo mais detalhado de custos. Conclui-se que os estudantes possuem conhecimentos básicos de contabilidade de custos e que cerca de 24% do total dos alunos analisados desconhecem conceitos básicos de custos para a tomada de decisão o que pode explicar sua desclassificação prematura da participação da competição.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-21T20:31:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-21T20:31:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO JÚNIOR, Eurípedes Rosa do; FREIRE, Fátima de Sousa; COSTA, Abimael de Jesus. Novas tecnologias: uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos. Outras Palavras, Brasília, DF, v. 6, n. 6, 2010. Disponível em: <http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/56>. Acesso em: 21 out. 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/14389
identifier_str_mv NASCIMENTO JÚNIOR, Eurípedes Rosa do; FREIRE, Fátima de Sousa; COSTA, Abimael de Jesus. Novas tecnologias: uma análise empírica na visão da educação da Contabilidade de custos. Outras Palavras, Brasília, DF, v. 6, n. 6, 2010. Disponível em: <http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/56>. Acesso em: 21 out. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Projeção
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Projeção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14389/1/ARTIGO_NovasTecnologiasAnalise.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14389/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 23846b6553ab4fcf69c9feab43002544
31b9696d3c93c099a732c908a2b593ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864279381508096