Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Elisabeth Carmen
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Schneider, Maria Cristina, Sousa, Rômulo Paes, Ramalho, Walter Massa, Sardinha, Luciana Monteiro Vasconcelos, Silva Júnior, Jarbas Barbosa da, Salgado, Carlos Castillo
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12955
Resumo: Reduzir as desigualdades é um objetivo primordial do Sistema Único de Saúde, fundamento no principio constitucional de que todos os cidadãos têm direito de acesso igualitário a ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Nesse sentido, os esforços realizados pelo governo brasileiro, desde a criação do SUS, têm produzido notáveis avanços nos campos de descentralização da gestão, da integralidade da atenção, da participação da comunidade e da regulação de bens e serviços. Várias iniciativas em andamento no país têm contribuído para aperfeiçoar informações úteis às decisões no setor saúde. A publicação de “Epidemiologia das desigualdades em saúde no Brasil: um estudo exploratório” é resultado de intenso trabalho de parceria entre a Fundação Nacional de Saúde/Centro Nacional de Epidemiologia e a Opas, por intermédio do Programa Especial de Análise em Saúde e da Representação no Brasil. Seus autores – profissionais de notória qualificação acadêmica nessa temática – analisam as desigualdades segundo aspectos socioeconômicos e geográficos, além dos relacionados à composição populacional, por sexo e idade e à prestação de serviços de saúde.
id UNB_e2eab8247cbd3d7321592cf5c340a7dc
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12955
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil : um estudo exploratórioEpidemiologiaDesigualdade socialServiços de saúdeSaúde públicaReduzir as desigualdades é um objetivo primordial do Sistema Único de Saúde, fundamento no principio constitucional de que todos os cidadãos têm direito de acesso igualitário a ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Nesse sentido, os esforços realizados pelo governo brasileiro, desde a criação do SUS, têm produzido notáveis avanços nos campos de descentralização da gestão, da integralidade da atenção, da participação da comunidade e da regulação de bens e serviços. Várias iniciativas em andamento no país têm contribuído para aperfeiçoar informações úteis às decisões no setor saúde. A publicação de “Epidemiologia das desigualdades em saúde no Brasil: um estudo exploratório” é resultado de intenso trabalho de parceria entre a Fundação Nacional de Saúde/Centro Nacional de Epidemiologia e a Opas, por intermédio do Programa Especial de Análise em Saúde e da Representação no Brasil. Seus autores – profissionais de notória qualificação acadêmica nessa temática – analisam as desigualdades segundo aspectos socioeconômicos e geográficos, além dos relacionados à composição populacional, por sexo e idade e à prestação de serviços de saúde.Faculdade de Medicina (FMD)Organização Pan-Americana da Saúde2013-04-29T12:30:41Z2013-04-29T12:30:41Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfDUARTE, Elisabeth Carmen et al. Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil: um estudo exploratório. Brasília: OPAS; OMS; FUNASA, 2002. 132 p. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/epi_desigualdades.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12955É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. Fonte: verso da folha de rosto do livro digital disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/epi_desigualdades.pdf. Acesso em: 29 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Elisabeth CarmenSchneider, Maria CristinaSousa, Rômulo PaesRamalho, Walter MassaSardinha, Luciana Monteiro VasconcelosSilva Júnior, Jarbas Barbosa daSalgado, Carlos Castilloporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-10T18:53:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/12955Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-10T18:53:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil : um estudo exploratório
title Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil : um estudo exploratório
spellingShingle Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil : um estudo exploratório
Duarte, Elisabeth Carmen
Epidemiologia
Desigualdade social
Serviços de saúde
Saúde pública
title_short Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil : um estudo exploratório
title_full Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil : um estudo exploratório
title_fullStr Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil : um estudo exploratório
title_sort Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil : um estudo exploratório
author Duarte, Elisabeth Carmen
author_facet Duarte, Elisabeth Carmen
Schneider, Maria Cristina
Sousa, Rômulo Paes
Ramalho, Walter Massa
Sardinha, Luciana Monteiro Vasconcelos
Silva Júnior, Jarbas Barbosa da
Salgado, Carlos Castillo
author_role author
author2 Schneider, Maria Cristina
Sousa, Rômulo Paes
Ramalho, Walter Massa
Sardinha, Luciana Monteiro Vasconcelos
Silva Júnior, Jarbas Barbosa da
Salgado, Carlos Castillo
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Elisabeth Carmen
Schneider, Maria Cristina
Sousa, Rômulo Paes
Ramalho, Walter Massa
Sardinha, Luciana Monteiro Vasconcelos
Silva Júnior, Jarbas Barbosa da
Salgado, Carlos Castillo
dc.subject.por.fl_str_mv Epidemiologia
Desigualdade social
Serviços de saúde
Saúde pública
topic Epidemiologia
Desigualdade social
Serviços de saúde
Saúde pública
description Reduzir as desigualdades é um objetivo primordial do Sistema Único de Saúde, fundamento no principio constitucional de que todos os cidadãos têm direito de acesso igualitário a ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Nesse sentido, os esforços realizados pelo governo brasileiro, desde a criação do SUS, têm produzido notáveis avanços nos campos de descentralização da gestão, da integralidade da atenção, da participação da comunidade e da regulação de bens e serviços. Várias iniciativas em andamento no país têm contribuído para aperfeiçoar informações úteis às decisões no setor saúde. A publicação de “Epidemiologia das desigualdades em saúde no Brasil: um estudo exploratório” é resultado de intenso trabalho de parceria entre a Fundação Nacional de Saúde/Centro Nacional de Epidemiologia e a Opas, por intermédio do Programa Especial de Análise em Saúde e da Representação no Brasil. Seus autores – profissionais de notória qualificação acadêmica nessa temática – analisam as desigualdades segundo aspectos socioeconômicos e geográficos, além dos relacionados à composição populacional, por sexo e idade e à prestação de serviços de saúde.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2013-04-29T12:30:41Z
2013-04-29T12:30:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Elisabeth Carmen et al. Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil: um estudo exploratório. Brasília: OPAS; OMS; FUNASA, 2002. 132 p. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/epi_desigualdades.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12955
identifier_str_mv DUARTE, Elisabeth Carmen et al. Epidemologia das desigualdades em saúde no Brasil: um estudo exploratório. Brasília: OPAS; OMS; FUNASA, 2002. 132 p. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/epi_desigualdades.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Organização Pan-Americana da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Organização Pan-Americana da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508318745427968