O ingresso na universidade após os 45 anos : um evento não-normativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Denise Maria dos Santos Paulinelli
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Günther, Isolda de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12409
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000100015
Resumo: Examinam-se neste estudo as razões que levam à decisão de ingressar na universidade na idade adulta, um evento não dependente de gradação por idade, denominado pela perspectiva do curso de vida de evento não-normativo (non-normative event). Os 40 participantes (27 F e 13 M), alunos de uma universidade particular do Centro-Oeste, com idades entre 45 e 60 anos, responderam a seis questões de uma entrevista estruturada, cujas respostas foram preenchidas pela primeira autora. Os resultados indicaram que os respondentes vivenciaram na vida adulta um período de estabilidade e que, embora conscientes das expectativas do seu ambiente quanto ao tempo e à seqüência das transições do ciclo de vida, avaliaram seus recursos pessoais, selecionaram seus objetivos e otimizaram suas capacidades de reserva antes de ingressar no ensino superior. Os resultados são discutidos à luz da perspectiva do curso de vida. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_e38d7767311a56e2945a029a3d1233f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12409
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ingresso na universidade após os 45 anos : um evento não-normativoAdmittance to the university after age 45 : a non-normative eventEl ingreso a la universidad después de los 45 años : un evento no-normativoUniversidades e faculdades - ingressoEducação de adultos - BrasilIntegração socialPsicologia da aprendizagemExaminam-se neste estudo as razões que levam à decisão de ingressar na universidade na idade adulta, um evento não dependente de gradação por idade, denominado pela perspectiva do curso de vida de evento não-normativo (non-normative event). Os 40 participantes (27 F e 13 M), alunos de uma universidade particular do Centro-Oeste, com idades entre 45 e 60 anos, responderam a seis questões de uma entrevista estruturada, cujas respostas foram preenchidas pela primeira autora. Os resultados indicaram que os respondentes vivenciaram na vida adulta um período de estabilidade e que, embora conscientes das expectativas do seu ambiente quanto ao tempo e à seqüência das transições do ciclo de vida, avaliaram seus recursos pessoais, selecionaram seus objetivos e otimizaram suas capacidades de reserva antes de ingressar no ensino superior. Os resultados são discutidos à luz da perspectiva do curso de vida. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe reasons for admittance to the university after age 45, a non-normative event according to the life-span perspective, are analyzed. Forty students (27 females and 13 males), between 45 and 60 years old, from a private university in the central-western region of Brazil responded to a structured interview administered and recorded by the first author. Results indicate that the respondents perceived their adult life as a period of stability. While conscious of the expectations of their environment as to the time and transitions in their life cycle, the respondents evaluated their personal resources, selected their objectives and optimized their capacities before entering university. These results are discussed according to the life-span perspective frame of reference. ____________________________________________________________________________________________________________ RESUMENSe examinan en este estudio las razones que llevan a la decisión de ingresar a la universidad en la edad adulta, un acontecimiento no dependiente de gradación por edad, denominado por la perspectiva del curso de vida de evento no-normativo (non-normative event). Los 40 participantes (27 M y 13 H), alumnos de una universidad particular de la región centro-oeste brasileño, con edades entre 45 y 60 años, contestaron a seis preguntas de una encuesta estructurada cuyas respuestas fueron rellenadas por la primera autora. Los resultados indicaron que los respondientes vivenciaron en la vida adulta un periodo de estabilidad y que, aunque conscientes de las expectativas de su ambiente cuanto al tiempo y a la secuencia de las transiciones del ciclo de vida, evaluaron sus recursos personales, seleccionaron sus objetivos y optimizaron sus capacidades de reserva antes de ingresar en la enseñanza superior. Los resultados son discutidos a la luz de la perspectiva del curso de vida.Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá2013-03-07T20:55:54Z2013-03-07T20:55:54Z2008-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRAPOSO, Denise Maria dos Santos Paulinelli; GÜNTHER, Isolda de Araújo. O ingresso na universidade após os 45 anos: um evento não-normativo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 1, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 7 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000100015http://repositorio.unb.br/handle/10482/12409http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000100015Psicologia em Estudo - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 7 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessRaposo, Denise Maria dos Santos PaulinelliGünther, Isolda de Araújoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/12409Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ingresso na universidade após os 45 anos : um evento não-normativo
Admittance to the university after age 45 : a non-normative event
El ingreso a la universidad después de los 45 años : un evento no-normativo
title O ingresso na universidade após os 45 anos : um evento não-normativo
spellingShingle O ingresso na universidade após os 45 anos : um evento não-normativo
Raposo, Denise Maria dos Santos Paulinelli
Universidades e faculdades - ingresso
Educação de adultos - Brasil
Integração social
Psicologia da aprendizagem
title_short O ingresso na universidade após os 45 anos : um evento não-normativo
title_full O ingresso na universidade após os 45 anos : um evento não-normativo
title_fullStr O ingresso na universidade após os 45 anos : um evento não-normativo
title_full_unstemmed O ingresso na universidade após os 45 anos : um evento não-normativo
title_sort O ingresso na universidade após os 45 anos : um evento não-normativo
author Raposo, Denise Maria dos Santos Paulinelli
author_facet Raposo, Denise Maria dos Santos Paulinelli
Günther, Isolda de Araújo
author_role author
author2 Günther, Isolda de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Denise Maria dos Santos Paulinelli
Günther, Isolda de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades - ingresso
Educação de adultos - Brasil
Integração social
Psicologia da aprendizagem
topic Universidades e faculdades - ingresso
Educação de adultos - Brasil
Integração social
Psicologia da aprendizagem
description Examinam-se neste estudo as razões que levam à decisão de ingressar na universidade na idade adulta, um evento não dependente de gradação por idade, denominado pela perspectiva do curso de vida de evento não-normativo (non-normative event). Os 40 participantes (27 F e 13 M), alunos de uma universidade particular do Centro-Oeste, com idades entre 45 e 60 anos, responderam a seis questões de uma entrevista estruturada, cujas respostas foram preenchidas pela primeira autora. Os resultados indicaram que os respondentes vivenciaram na vida adulta um período de estabilidade e que, embora conscientes das expectativas do seu ambiente quanto ao tempo e à seqüência das transições do ciclo de vida, avaliaram seus recursos pessoais, selecionaram seus objetivos e otimizaram suas capacidades de reserva antes de ingressar no ensino superior. Os resultados são discutidos à luz da perspectiva do curso de vida. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01
2013-03-07T20:55:54Z
2013-03-07T20:55:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAPOSO, Denise Maria dos Santos Paulinelli; GÜNTHER, Isolda de Araújo. O ingresso na universidade após os 45 anos: um evento não-normativo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 1, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 7 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000100015
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12409
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000100015
identifier_str_mv RAPOSO, Denise Maria dos Santos Paulinelli; GÜNTHER, Isolda de Araújo. O ingresso na universidade após os 45 anos: um evento não-normativo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 1, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 7 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000100015
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12409
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508370943541248