Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12077 |
Resumo: | Analisa as memórias discursivas de um grupo de professores matriculados em um curso de formação continuada ministrado pelo Centro de Formação Permanente de Professores, em Uberaba, MG. Buscou-se a concepção que os professores têm atualmente do que é ser criança e ser professor. Por meio de diferentes formas de linguagem, os professores alfabetizadores participantes da pesquisa expressaram-se oferecendo elementos para a compreensão das experiências que subjazem às suas práticas pedagógicas. Numa análise preliminar, privilegiou-se a importância da reflexão que o professor faz consigo mesmo, considerando seus saberes pessoais como ponto de partida para a compreensão de seus saberes profissionais, uma vez que esse tema foi considerado de alta relevância nas discussões em classe, tendo em vista a ênfase a ele dada pelos professores-cursistas. ____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_e418ae8b53676ba8675291ecb9c598c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12077 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educaçãoThe hilanderas of the daily one : a basting to know staffs and professionals in the trams of the educationProfessores alfabetizadoresAlfabetizaçãoProfessores - formaçãoAnalisa as memórias discursivas de um grupo de professores matriculados em um curso de formação continuada ministrado pelo Centro de Formação Permanente de Professores, em Uberaba, MG. Buscou-se a concepção que os professores têm atualmente do que é ser criança e ser professor. Por meio de diferentes formas de linguagem, os professores alfabetizadores participantes da pesquisa expressaram-se oferecendo elementos para a compreensão das experiências que subjazem às suas práticas pedagógicas. Numa análise preliminar, privilegiou-se a importância da reflexão que o professor faz consigo mesmo, considerando seus saberes pessoais como ponto de partida para a compreensão de seus saberes profissionais, uma vez que esse tema foi considerado de alta relevância nas discussões em classe, tendo em vista a ênfase a ele dada pelos professores-cursistas. ____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article analyzes the discursive memories of a group of teachers, enrolled in a continuing education course, ministered by the Professors Permanent Formation Center at Uberaba, MG. We tried to find out what teachers think it is to be a child and to be a teacher, nowadays. By many different forms of language, the primary school teachers who participated of this research had expressed themselves offering elements for the experiences understanding what is behind their pedagogical practices/skills. In a preliminary analysis, the importance of the teacher reflection was privileged, considering his/her personal knowledge as the starting point for the understanding of his/her professional knowledge, once this subject was considered of high relevance in the classroom discussions, in view of the emphasis gave by the teachers-students to it.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP2013-02-14T16:43:07Z2013-02-14T16:43:07Z2008-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, Ormezinda Maria. Fiandeiras do cotidiano: um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 89, n. 222, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/1290>. Acesso em: 8 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12077Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP – A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original. Fonte: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 7 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Ormezinda Mariaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/12077Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação The hilanderas of the daily one : a basting to know staffs and professionals in the trams of the education |
title |
Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação |
spellingShingle |
Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação Ribeiro, Ormezinda Maria Professores alfabetizadores Alfabetização Professores - formação |
title_short |
Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação |
title_full |
Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação |
title_fullStr |
Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação |
title_full_unstemmed |
Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação |
title_sort |
Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação |
author |
Ribeiro, Ormezinda Maria |
author_facet |
Ribeiro, Ormezinda Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ormezinda Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores alfabetizadores Alfabetização Professores - formação |
topic |
Professores alfabetizadores Alfabetização Professores - formação |
description |
Analisa as memórias discursivas de um grupo de professores matriculados em um curso de formação continuada ministrado pelo Centro de Formação Permanente de Professores, em Uberaba, MG. Buscou-se a concepção que os professores têm atualmente do que é ser criança e ser professor. Por meio de diferentes formas de linguagem, os professores alfabetizadores participantes da pesquisa expressaram-se oferecendo elementos para a compreensão das experiências que subjazem às suas práticas pedagógicas. Numa análise preliminar, privilegiou-se a importância da reflexão que o professor faz consigo mesmo, considerando seus saberes pessoais como ponto de partida para a compreensão de seus saberes profissionais, uma vez que esse tema foi considerado de alta relevância nas discussões em classe, tendo em vista a ênfase a ele dada pelos professores-cursistas. ____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05 2013-02-14T16:43:07Z 2013-02-14T16:43:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Ormezinda Maria. Fiandeiras do cotidiano: um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 89, n. 222, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/1290>. Acesso em: 8 fev. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12077 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Ormezinda Maria. Fiandeiras do cotidiano: um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 89, n. 222, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/1290>. Acesso em: 8 fev. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508222376050688 |