Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ormezinda Maria
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12077
Resumo: Analisa as memórias discursivas de um grupo de professores matriculados em um curso de formação continuada ministrado pelo Centro de Formação Permanente de Professores, em Uberaba, MG. Buscou-se a concepção que os professores têm atualmente do que é ser criança e ser professor. Por meio de diferentes formas de linguagem, os professores alfabetizadores participantes da pesquisa expressaram-se oferecendo elementos para a compreensão das experiências que subjazem às suas práticas pedagógicas. Numa análise preliminar, privilegiou-se a importância da reflexão que o professor faz consigo mesmo, considerando seus saberes pessoais como ponto de partida para a compreensão de seus saberes profissionais, uma vez que esse tema foi considerado de alta relevância nas discussões em classe, tendo em vista a ênfase a ele dada pelos professores-cursistas. ____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_e418ae8b53676ba8675291ecb9c598c2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12077
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educaçãoThe hilanderas of the daily one : a basting to know staffs and professionals in the trams of the educationProfessores alfabetizadoresAlfabetizaçãoProfessores - formaçãoAnalisa as memórias discursivas de um grupo de professores matriculados em um curso de formação continuada ministrado pelo Centro de Formação Permanente de Professores, em Uberaba, MG. Buscou-se a concepção que os professores têm atualmente do que é ser criança e ser professor. Por meio de diferentes formas de linguagem, os professores alfabetizadores participantes da pesquisa expressaram-se oferecendo elementos para a compreensão das experiências que subjazem às suas práticas pedagógicas. Numa análise preliminar, privilegiou-se a importância da reflexão que o professor faz consigo mesmo, considerando seus saberes pessoais como ponto de partida para a compreensão de seus saberes profissionais, uma vez que esse tema foi considerado de alta relevância nas discussões em classe, tendo em vista a ênfase a ele dada pelos professores-cursistas. ____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article analyzes the discursive memories of a group of teachers, enrolled in a continuing education course, ministered by the Professors Permanent Formation Center at Uberaba, MG. We tried to find out what teachers think it is to be a child and to be a teacher, nowadays. By many different forms of language, the primary school teachers who participated of this research had expressed themselves offering elements for the experiences understanding what is behind their pedagogical practices/skills. In a preliminary analysis, the importance of the teacher reflection was privileged, considering his/her personal knowledge as the starting point for the understanding of his/her professional knowledge, once this subject was considered of high relevance in the classroom discussions, in view of the emphasis gave by the teachers-students to it.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP2013-02-14T16:43:07Z2013-02-14T16:43:07Z2008-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, Ormezinda Maria. Fiandeiras do cotidiano: um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 89, n. 222, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/1290>. Acesso em: 8 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12077Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP – A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original. Fonte: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 7 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Ormezinda Mariaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/12077Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação
The hilanderas of the daily one : a basting to know staffs and professionals in the trams of the education
title Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação
spellingShingle Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação
Ribeiro, Ormezinda Maria
Professores alfabetizadores
Alfabetização
Professores - formação
title_short Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação
title_full Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação
title_fullStr Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação
title_full_unstemmed Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação
title_sort Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação
author Ribeiro, Ormezinda Maria
author_facet Ribeiro, Ormezinda Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ormezinda Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Professores alfabetizadores
Alfabetização
Professores - formação
topic Professores alfabetizadores
Alfabetização
Professores - formação
description Analisa as memórias discursivas de um grupo de professores matriculados em um curso de formação continuada ministrado pelo Centro de Formação Permanente de Professores, em Uberaba, MG. Buscou-se a concepção que os professores têm atualmente do que é ser criança e ser professor. Por meio de diferentes formas de linguagem, os professores alfabetizadores participantes da pesquisa expressaram-se oferecendo elementos para a compreensão das experiências que subjazem às suas práticas pedagógicas. Numa análise preliminar, privilegiou-se a importância da reflexão que o professor faz consigo mesmo, considerando seus saberes pessoais como ponto de partida para a compreensão de seus saberes profissionais, uma vez que esse tema foi considerado de alta relevância nas discussões em classe, tendo em vista a ênfase a ele dada pelos professores-cursistas. ____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05
2013-02-14T16:43:07Z
2013-02-14T16:43:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Ormezinda Maria. Fiandeiras do cotidiano: um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 89, n. 222, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/1290>. Acesso em: 8 fev. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12077
identifier_str_mv RIBEIRO, Ormezinda Maria. Fiandeiras do cotidiano: um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 89, n. 222, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/1290>. Acesso em: 8 fev. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508222376050688