O teatro de Nelson Rodrigues : itinerários de uma comunicação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argolo, Lidia de Teive e
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3169
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2007.
id UNB_e448ae637d52b280ae81335e05fdab2c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/3169
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Argolo, Lidia de Teive eTeixeira, João Gabriel Lima Cruz2010-01-13T00:21:05Z2010-01-13T00:21:05Z2007-032007-03ARGOLO, Lidia de Teive e. O teatro de Nelson Rodrigues: itinerários de uma comunicação artística. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3169Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2007.O objetivo desta dissertação é realizar um mapeamento do processo comunicativo que constitui a obra teatral de Nelson Rodrigues. O questionamento fundamental foi acerca de qual a importância da comunicação e recepção das peças de Nelson Rodrigues no direcionamento dado ao projeto dramatúrgico do autor. A percepção de que as críticas publicadas em relação às peças encenadas de Nelson Rodrigues causavam um impacto na construção das próximas obras e do discurso acerca destas obras, motivou a realização de uma reconstrução dos itinerários comunicativos envolvendo a comunicação entre autor e público. Por um lado, esteve-se atento à percepção de que o autor constrói obras baseado em grande medida em concepções imaginárias que nutre acerca da realidade, e, na construção da obra, está visando comunicar ao público sentidos relativos à interpretação da realidade que formula. Por outro lado, nota-se que ao receber uma obra de arte, o público compartilha, mas também formula sentidos e interpretações a partir do contato com o imaginário presente na obra. O mapeamento realizado abarca os conteúdos das peças, os discursos acerca da dramaturgia presentes nas crônicas de Nelson Rodrigues e os conteúdos comunicados pela opinião pública através de jornais e revistas que dizem respeito ao teatro rodrigueano. O entendimento da dramaturgia rodrigueana pareceu mais claro ao se pensar as conexões com os interlocutores do autor. Portanto, se pôde reconstruir como a recepção positiva, as críticas e as censuras foram elementos que participaram da configuração e da construção das peças de Nelson Rodrigues, por também estarem envolvidas na criação de sentidos e valores. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe goal of this dissertation is to map the communicative process embedded in the work of the playwright Nelson Rodrigues. The underlying issue was how the communicative impact of his plays, and its acceptance, influenced the direction taken by his dramaturgical project. The acknowledgment that the published critiques of Nelson Rodrigues's plays caused an impact upon the construction of his following works, and the discourse around his plays, motivated the reconstruction of the communicative itinerary of the Author/Public relationship. On one hand, critics have been alert to the understanding that the author composes these works largely based upon his imaginary conception of reality. While building his play, he strives to communicate to the public the possible interpretations of the relative meanings of this formulated reality. On the other hand, the public notably shares and also formulates meanings and interpretations based upon contact with the imagery present in his work. The mapping comprehended the content of the plays, the discourses brought upon the dramaturgy present in Nelson Rodrigues's chronics and the public opinion perceived through newspapers and magazines clippings about the playwright. The understanding of Nelson Rodrigues's dramaturgy seemed clearer when considering the connections with the author's interlocutors. Thus, through this method, it is possible to reconstruct the path in which positive reviews, critiques and censorship were elements that were part of the configuration and the construction of Nelson Rodrigues's play's – also influencing the formation of meanings and values.O teatro de Nelson Rodrigues : itinerários de uma comunicação artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTeatro brasileiroOpinião públicaDramaturgos brasileirosRodrigues, Nelson, 1912-1980BRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2007_LidiadeTeiveeArgolo.PDF2007_LidiadeTeiveeArgolo.PDFapplication/pdf456530http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/3169/1/2007_LidiadeTeiveeArgolo.PDF39910d3e5b259b1593bec82723faecb7MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1865http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/3169/2/license.txt5d80ccfe993e42625a5d7ba61d30f358MD52open accessTEXT2007_LidiadeTeiveeArgolo.PDF.txt2007_LidiadeTeiveeArgolo.PDF.txtExtracted texttext/plain322241http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/3169/3/2007_LidiadeTeiveeArgolo.PDF.txtf0210de3928486e7076caa32c9a729aeMD53open access10482/31692023-07-14 15:30:42.394open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T18:30:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O teatro de Nelson Rodrigues : itinerários de uma comunicação artística
title O teatro de Nelson Rodrigues : itinerários de uma comunicação artística
spellingShingle O teatro de Nelson Rodrigues : itinerários de uma comunicação artística
Argolo, Lidia de Teive e
Teatro brasileiro
Opinião pública
Dramaturgos brasileiros
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
title_short O teatro de Nelson Rodrigues : itinerários de uma comunicação artística
title_full O teatro de Nelson Rodrigues : itinerários de uma comunicação artística
title_fullStr O teatro de Nelson Rodrigues : itinerários de uma comunicação artística
title_full_unstemmed O teatro de Nelson Rodrigues : itinerários de uma comunicação artística
title_sort O teatro de Nelson Rodrigues : itinerários de uma comunicação artística
author Argolo, Lidia de Teive e
author_facet Argolo, Lidia de Teive e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Argolo, Lidia de Teive e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, João Gabriel Lima Cruz
contributor_str_mv Teixeira, João Gabriel Lima Cruz
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Teatro brasileiro
Opinião pública
Dramaturgos brasileiros
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
topic Teatro brasileiro
Opinião pública
Dramaturgos brasileiros
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2007.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-13T00:21:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-01-13T00:21:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARGOLO, Lidia de Teive e. O teatro de Nelson Rodrigues: itinerários de uma comunicação artística. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/3169
identifier_str_mv ARGOLO, Lidia de Teive e. O teatro de Nelson Rodrigues: itinerários de uma comunicação artística. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/3169/1/2007_LidiadeTeiveeArgolo.PDF
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/3169/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/3169/3/2007_LidiadeTeiveeArgolo.PDF.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 39910d3e5b259b1593bec82723faecb7
5d80ccfe993e42625a5d7ba61d30f358
f0210de3928486e7076caa32c9a729ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573540115447808