Em torno dos passos : ensaio sobre dança e psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertotti, Fabíola Vieira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21595
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.21595
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2016.
id UNB_e4c1b5893ec49cdad9fb66d0f1b73377
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21595
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Em torno dos passos : ensaio sobre dança e psicanálisePsicanálise e arteDançaFreud, Sigmund, 1856-1939 - crítica e interpretaçãoLacan, Jacques, 1901-1981 - crítica e interpretaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2016.A presente dissertação propõe uma discussão acerca do corpo contando com os passos da dançarina Pina Bausch, em sua obra Cafe Müller (1978), e com a teoria psicanalítica de Sigmund Freud e Jacques Lacan. Estabelecida há algum tempo, essa proposta avança ao ritmo de encontros e desencontros com a psicanálise. A dança, desde um tempo primordial, expõe o que no corpo aparece enquanto presença de uma ausência, alheia e íntima num só e mesmo passo. Por entre aspectos históricos entre dança e psicanálise, a dissertação indica o que se contorna a cada passo, a cada volta, que limita o movimento numa inquietante estranheza paradoxalmente familiar. Tal limitação interroga o laço do corpo com a linguagem desde os impasses freudianos, ante suas analisandas, a situar a construção do conceito de pulsão e a irredutibilidade de das Ding. A partir desses impasses, a dissertação avança com Lacan para enfatizar o conceito de olhar no que tange ao que escapa ao referido laço, cuja exibição viabiliza a comemoração do passo primordial. Comemora-se o passo doado no balanço entre sentido e não-sentido, essencial para a criação das passadas. Estas tornam novo o mesmo passo, expondo um potencial criador na dança desde o qual se arriscariam novos olhares sobre o corpo.The present dissertation proposes a discussion about the body accounting with the steps of the dancer Pina Bausch, in her work Cafe Muller (1978), and with the psychoanalytic theory of Sigmund Freud and Jacques Lacan. Established for some time, this proposal advances by the rhythm of agreements and disagreements with the psychoanalysis. The dance, from a primordial time, exposes what in the body appears while presence of an absence, alien and intimate in a single and same step. Among historical aspects of dance and psychoanalysis, the dissertation indicates what circumvents every step, every round, which limits the movement in a disquieting strangeness paradoxically familiar. Such limitation interrogates the bond of the body with the language from the Freud’s impasses, at his analysands, to place the construction of the concept of impulse and the irreducibility of das Ding. From these impasses, the dissertation advances with Lacan to emphasize the concept of gaze in relation to what escapes the said bond, whose display enables the commemoration of the primordial step. The donated step in the balance between sense and non-sense is celebrated, essential for the creation of the paces. These paces became new the same step, exposing a potential creator in the dance from which would risk new looks about the body.Chatelard, Daniela ScheinkmanBertotti, Fabíola Vieira2016-10-20T19:21:39Z2016-10-20T19:21:39Z2016-10-202016-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERTOTTI, Fabíola Vieira. Em torno dos passos: ensaio sobre dança e psicanálise. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21595http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.21595A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:23:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/21595Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:23:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Em torno dos passos : ensaio sobre dança e psicanálise
title Em torno dos passos : ensaio sobre dança e psicanálise
spellingShingle Em torno dos passos : ensaio sobre dança e psicanálise
Bertotti, Fabíola Vieira
Psicanálise e arte
Dança
Freud, Sigmund, 1856-1939 - crítica e interpretação
Lacan, Jacques, 1901-1981 - crítica e interpretação
title_short Em torno dos passos : ensaio sobre dança e psicanálise
title_full Em torno dos passos : ensaio sobre dança e psicanálise
title_fullStr Em torno dos passos : ensaio sobre dança e psicanálise
title_full_unstemmed Em torno dos passos : ensaio sobre dança e psicanálise
title_sort Em torno dos passos : ensaio sobre dança e psicanálise
author Bertotti, Fabíola Vieira
author_facet Bertotti, Fabíola Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chatelard, Daniela Scheinkman
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertotti, Fabíola Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise e arte
Dança
Freud, Sigmund, 1856-1939 - crítica e interpretação
Lacan, Jacques, 1901-1981 - crítica e interpretação
topic Psicanálise e arte
Dança
Freud, Sigmund, 1856-1939 - crítica e interpretação
Lacan, Jacques, 1901-1981 - crítica e interpretação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-20T19:21:39Z
2016-10-20T19:21:39Z
2016-10-20
2016-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERTOTTI, Fabíola Vieira. Em torno dos passos: ensaio sobre dança e psicanálise. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21595
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.21595
identifier_str_mv BERTOTTI, Fabíola Vieira. Em torno dos passos: ensaio sobre dança e psicanálise. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21595
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.21595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580874593304576