Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6048 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200014 |
Resumo: | O estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizou-se a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético. |
id |
UNB_e540036769e40f754bad384d64124705 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6048 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva socioculturalCooperation and competition in Early Education : a microgenetic analysis from a sociocultural approachEducación infantil, cooperación y competición : análisis micro genéticabajo una perspectiva socio-culturaDesenvolvimento humanoSocializaçãoEducação de criançasO estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizou-se a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético.The study analyzed socialization practices promoted within early education settings from a sociocultural constructivist perspective on human development. It aimed at investigating the promotion and/or inhibition of different modes of human interdependency, namely, cooperation, competition and individualism, which are associated with specific social interactions, and values/beliefs orientations. Social interaction patterns presented by two teachers and their respective 4 to 6 year-old children were analyzed in two different educational contexts. Results showed the promotion of individualistic interactive patterns and competive, with almost no incentive to peer cooperation, neither at a daily basis nor at the level of the teacher-planned structured activity, which was microanalyzed.El artículo analiza las prácticas de socialización promovidas en el contexto de la educación infantil a partir de una perspectiva socio-cultural constructivista del desarrollo humano. Su objetivo fue investigar la promoción y/o inhibición de diferentes modalidades de interdependencia humana (cooperación, competición e individualismo) articuladas a las interacciones específicas y a las orientaciones para creencias y valores sociales presentados por dos profesoras y sus alumnos de 4 a 6 años. Los resultados muestran la promoción de patrones de interacción individualista y competitivo, siendo observado un incentivo reducido a la experiencia colectiva de la cooperación, sean estructura y dinámica de las actividades diarias o sea durante la sesión estructurada por la profesora y analizada a nivel micro genético.2010-12-02T11:39:57Z2010-12-02T11:39:57Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPALMIERI, Marilícia Witzler Antunes; BRANCO, Angela Uchoa. Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online], v. 11, n. 2, p. 365-378, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v11n2/v11n2a14.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-85572007000200014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6048https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200014Palmieri, Marilícia Witzler AntunesBranco, Angela Uchoainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/6048Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural Cooperation and competition in Early Education : a microgenetic analysis from a sociocultural approach Educación infantil, cooperación y competición : análisis micro genéticabajo una perspectiva socio-cultura |
title |
Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural |
spellingShingle |
Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural Palmieri, Marilícia Witzler Antunes Desenvolvimento humano Socialização Educação de crianças |
title_short |
Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural |
title_full |
Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural |
title_fullStr |
Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural |
title_full_unstemmed |
Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural |
title_sort |
Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural |
author |
Palmieri, Marilícia Witzler Antunes |
author_facet |
Palmieri, Marilícia Witzler Antunes Branco, Angela Uchoa |
author_role |
author |
author2 |
Branco, Angela Uchoa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmieri, Marilícia Witzler Antunes Branco, Angela Uchoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento humano Socialização Educação de crianças |
topic |
Desenvolvimento humano Socialização Educação de crianças |
description |
O estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizou-se a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2010-12-02T11:39:57Z 2010-12-02T11:39:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PALMIERI, Marilícia Witzler Antunes; BRANCO, Angela Uchoa. Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online], v. 11, n. 2, p. 365-378, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v11n2/v11n2a14.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-85572007000200014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6048 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200014 |
identifier_str_mv |
PALMIERI, Marilícia Witzler Antunes; BRANCO, Angela Uchoa. Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online], v. 11, n. 2, p. 365-378, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v11n2/v11n2a14.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-85572007000200014. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6048 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580717328924672 |