Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmieri, Marilícia Witzler Antunes
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Branco, Angela Uchoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6048
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200014
Resumo: O estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizou-se a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético.
id UNB_e540036769e40f754bad384d64124705
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6048
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva socioculturalCooperation and competition in Early Education : a microgenetic analysis from a sociocultural approachEducación infantil, cooperación y competición : análisis micro genéticabajo una perspectiva socio-culturaDesenvolvimento humanoSocializaçãoEducação de criançasO estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizou-se a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético.The study analyzed socialization practices promoted within early education settings from a sociocultural constructivist perspective on human development. It aimed at investigating the promotion and/or inhibition of different modes of human interdependency, namely, cooperation, competition and individualism, which are associated with specific social interactions, and values/beliefs orientations. Social interaction patterns presented by two teachers and their respective 4 to 6 year-old children were analyzed in two different educational contexts. Results showed the promotion of individualistic interactive patterns and competive, with almost no incentive to peer cooperation, neither at a daily basis nor at the level of the teacher-planned structured activity, which was microanalyzed.El artículo analiza las prácticas de socialización promovidas en el contexto de la educación infantil a partir de una perspectiva socio-cultural constructivista del desarrollo humano. Su objetivo fue investigar la promoción y/o inhibición de diferentes modalidades de interdependencia humana (cooperación, competición e individualismo) articuladas a las interacciones específicas y a las orientaciones para creencias y valores sociales presentados por dos profesoras y sus alumnos de 4 a 6 años. Los resultados muestran la promoción de patrones de interacción individualista y competitivo, siendo observado un incentivo reducido a la experiencia colectiva de la cooperación, sean estructura y dinámica de las actividades diarias o sea durante la sesión estructurada por la profesora y analizada a nivel micro genético.2010-12-02T11:39:57Z2010-12-02T11:39:57Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPALMIERI, Marilícia Witzler Antunes; BRANCO, Angela Uchoa. Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online], v. 11, n. 2, p. 365-378, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v11n2/v11n2a14.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-85572007000200014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6048https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200014Palmieri, Marilícia Witzler AntunesBranco, Angela Uchoainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/6048Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural
Cooperation and competition in Early Education : a microgenetic analysis from a sociocultural approach
Educación infantil, cooperación y competición : análisis micro genéticabajo una perspectiva socio-cultura
title Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural
spellingShingle Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural
Palmieri, Marilícia Witzler Antunes
Desenvolvimento humano
Socialização
Educação de crianças
title_short Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural
title_full Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural
title_fullStr Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural
title_full_unstemmed Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural
title_sort Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural
author Palmieri, Marilícia Witzler Antunes
author_facet Palmieri, Marilícia Witzler Antunes
Branco, Angela Uchoa
author_role author
author2 Branco, Angela Uchoa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmieri, Marilícia Witzler Antunes
Branco, Angela Uchoa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
Socialização
Educação de crianças
topic Desenvolvimento humano
Socialização
Educação de crianças
description O estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizou-se a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2010-12-02T11:39:57Z
2010-12-02T11:39:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PALMIERI, Marilícia Witzler Antunes; BRANCO, Angela Uchoa. Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online], v. 11, n. 2, p. 365-378, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v11n2/v11n2a14.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-85572007000200014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6048
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200014
identifier_str_mv PALMIERI, Marilícia Witzler Antunes; BRANCO, Angela Uchoa. Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online], v. 11, n. 2, p. 365-378, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v11n2/v11n2a14.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-85572007000200014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6048
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580717328924672