Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF : uma análise dos dados do Censo Escolar 2012-2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Aline Perfeito de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23362
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23362
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2017.
id UNB_e54920bb1e0621082573cc34b7c78a3e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23362
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF : uma análise dos dados do Censo Escolar 2012-2016Trajetória escolarFluxo escolarDesigualdades educacionaisEnsino médioCenso escolarDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2017.Esta dissertação busca realizar uma análise longitudinal das trajetórias dos estudantes matriculados, em 2012, no 6º ano do ensino fundamental em escolas públicas e privadas da Ride-DF, apontando as diferenças nos percursos realizados pelas meninas e meninos até 2016. A discussão teórica que embasa a pesquisa apresenta algumas teorias sociológicas sobre desigualdades educacionais, delimita o conceito de gênero para pesquisa e apresenta teorias sobre as desigualdades educacionais entre meninas e meninos. A pesquisa é realizada utilizando-se dos dados constantes na base de dados do Censo Escolar do Inep/MEC e identifica, a partir da coorte inicial em 2012, os estudantes que foram matriculados no ensino médio em 2016 e os eventos ocorridos nos fluxos escolares do período analisado: promoção, repetência, evasão e mudança para a educação de jovens e adultos. Busca-se descrever os eventos ocorridos e identificar se as diferenças escolares entre meninos e meninas são sensíveis a outros fatores tais como: localização da escola na Ride-DF, nível socioeconômico da escola, Ideb da escola, rede de ensino, faixa etária e cor/raça. Os resultados da análise confirmam que nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF, as trajetórias escolares das meninas são mais eficientes do que dos meninos, quando elas são as que apresentam maiores percentuais de matrícula no ensino médio. Nas escolas privadas os percentuais de eficiência são maiores que no ensino público e as diferenças entre meninos e meninas são menos acentuadas. O nível socioeconômico das escolas, aferido pelo Inse 2014, e o Ideb 2013, mostram-se associados mais fortemente para os meninos das escolas públicas do DF, ou seja, as trajetórias dos meninos das escolas públicas são mais eficientes quanto maior o Inse e o Ideb da escola. Para os municípios goianos e mineiros da Ride-DF esses índices apresentam correlação menos intensa com a matrícula dos estudantes no ensino médio em 2016. Para os estudantes que se encontravam em 2012 em distorção idade-série os percentuais de eficiência nas trajetórias são consideravelmente menores em relação aos estudantes que estavam com a idade adequada. Essas desigualdades quanto à faixa etária afetam as trajetórias dos estudantes de ambos os sexos, sendo mais significantes para os meninos. As escolas do DF apresentaram percentuais de estudantes matriculados no ensino médio em 2016 menor do que dos demais municípios da Ride-DF. Em relação à análise dos indicadores escolares, evidenciou-se que as meninas são as que detêm os maiores percentuais de promoção nos anos letivos analisados e cabe aos meninos os maiores percentuais de repetência, tanto no DF quanto nos demais municípios da Ride- DF. No caso das escolas privadas, as diferenças entre promoção e repetência de acordo com o sexo do estudante não são significativas. Verificou-se que no DF a procura para a educação de jovens e adultos é maior que a evasão escolar, enquanto nos demais municípios da Ride-DF há poucas matrículas efetivadas na EJA. As meninas também optam mais em cursar a EJA e os meninos evadem com maior frequência. Por meio de regressão logística, verificou-se que, considerando as escolas da Ride-DF, as chances de um estudante da coorte inicial se matricular no ensino médio é 64% maior quando se é do sexo feminino. As considerações finais discutem os resultados alcançados no contexto da teoria apresentada e apresenta as limitações do trabalho, como a impossibilidade de utilização do quesito cor/raça nas análises.This dissertation seeks to carry out a longitudinal analysis of the trajectories of the students enrolled in 2012, in the sixth grade of middle school education in public and private schools of the Ride-DF, pointing out the differences in courses carried out by girls and boys until 2016. The theoretical discussion that supports the research presents some sociological theories about educational inequalities, delimits the concept of gender for research and presents theories on educational inequalities between girls and boys. The research is performed using the data contained in the database of the School Census of Inep/MEC and identifies, from the initial cohort in 2012, students who were enrolled in high school in 2016 and the events that occurred in school flows from analysis period: promotion, repetition, school dropout and change for the education of young people and adults. The aim is to describe the events that occurred and to identify if differences between boys and girls school are sensitive to other factors such as location of the school on Ride-DF, socioeconomic status school, Ideb, school education network, age and color/race. The analisy results confirm that in the final years of the middle school of the Ride-DF, the school trajectories of the girls are more efficient than the boys, when they are the ones that feature larger percentages of enrollment in high school. In private schools the percentages are higher than efficiency in public education and the differences between boys and girls are less pronounced. The socioeconomic level of the schools, gauged by the Inse 2014, and the Ideb 2013, are associated with more heavily to the boys of public schools of the DF, i.e. the trajectories of boys of public schools are more efficient as the bigger the Inse and the Ideb School. For the municipalities of Goiás and Minas Gerais of Ride-DF those indexes feature correlation less intense with the registration of students in middle school in 2016. For students who were in 2012 in distortion age-grade the efficiency percentage on the trajectories are considerably smaller compared to students who were age appropriate. These inequalities regarding age affect the trajectories of students of both sexes, being more significant for the boys. The schools in the DF showed percentages of students enrolled in high school in 2016 smaller than other municipalities of Ride-DF. The analysis of school indicators showed that the girls are the ones that have the largest percentage of promotion in school years analyzed and it is up to the boys the greatest percentages of repetition, both in the DF as in other municipalities of Ride-DF. In the case of private schools, the differences between promotion and repetition rates according to the gender of the student are not significant. It was found that in DF demand for the education of young people and adults is greater than truancy, while in other municipalities of Ride-DF a few plates effect on adult and youth education. The girls also choose more in studying the EJA and the boys dropout more frequently. By means of logistic regression, it was found that, whereas the schools in Ride-DF, the chances of an initial cohort student to enroll in high school is 64% higher when it is female. The final considerations argue the results achieved in the context of the presented theory and presents the limitations of the work, as the impossibility of use of the item race in the analyses.Centro de Estudos Avançados MultidisciplinaresPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação InternacionalVasconcelos, Ana Maria NogalesSousa, Aline Perfeito de2017-04-24T19:38:07Z2017-04-24T19:38:07Z2017-04-242017-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Aline Perfeito de. Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF: uma análise dos dados do Censo Escolar 2012-2016. 2017. v, 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23362http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23362A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:08:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/23362Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:08:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF : uma análise dos dados do Censo Escolar 2012-2016
title Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF : uma análise dos dados do Censo Escolar 2012-2016
spellingShingle Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF : uma análise dos dados do Censo Escolar 2012-2016
Sousa, Aline Perfeito de
Trajetória escolar
Fluxo escolar
Desigualdades educacionais
Ensino médio
Censo escolar
title_short Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF : uma análise dos dados do Censo Escolar 2012-2016
title_full Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF : uma análise dos dados do Censo Escolar 2012-2016
title_fullStr Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF : uma análise dos dados do Censo Escolar 2012-2016
title_full_unstemmed Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF : uma análise dos dados do Censo Escolar 2012-2016
title_sort Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF : uma análise dos dados do Censo Escolar 2012-2016
author Sousa, Aline Perfeito de
author_facet Sousa, Aline Perfeito de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Ana Maria Nogales
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Aline Perfeito de
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetória escolar
Fluxo escolar
Desigualdades educacionais
Ensino médio
Censo escolar
topic Trajetória escolar
Fluxo escolar
Desigualdades educacionais
Ensino médio
Censo escolar
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-24T19:38:07Z
2017-04-24T19:38:07Z
2017-04-24
2017-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Aline Perfeito de. Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF: uma análise dos dados do Censo Escolar 2012-2016. 2017. v, 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23362
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23362
identifier_str_mv SOUSA, Aline Perfeito de. Desigualdades nas trajetórias entre meninos e meninas nos anos finais do ensino fundamental da Ride-DF: uma análise dos dados do Censo Escolar 2012-2016. 2017. v, 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23362
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508181496266752