O processo de alfabetização em tempos de pandemia : desafios, aprendizados e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47128 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
id |
UNB_e598b9d17353c3c5795b3e03800f2ec8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/47128 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de alfabetização em tempos de pandemia : desafios, aprendizados e perspectivasAlfabetização - BrasilEnsino a distânciaCovid-19 - BrasilEscolas - Distrito Federal (Brasil)Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.A presente pesquisa teve como objetivo investigar as consequências da pandemia de covid-19 no processo de alfabetização dos estudantes do bloco inicial de alfabetização de uma escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O Centro de Atenção Integral a Criança Juscelino Kubitscheck (Caic JK), objeto deste estudo, caracteriza-se como uma escola classe com múltiplos atendimentos: educação infantil, educação especial e ensino fundamental (anos iniciais). Este estudo utiliza o método qualitativo, com abordagem do estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o grupo focal. A entrevista semiestruturada foi realizada com mães e professores de estudantes que experienciaram o processo de alfabetização, no contexto da pandemia; por sua vez, o grupo focal foi realizado com estudantes do 3º ano do ensino fundamental que estudaram em escola pública durante a pandemia e vivenciaram o ensino remoto, o ensino híbrido e o retorno presencial. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, sendo definidas três categorias temáticas: (a) alfabetização no contexto da pandemia, (b) a família no processo de alfabetização dos estudantes e (c) trabalho docente e novas perspectivas para a alfabetização. Os resultados encontrados contribuíram para melhor compreensão dos desafios enfrentados para a continuidade do processo de alfabetização durante a pandemia. A pesquisa destaca a importância da família para auxiliar na promoção da aprendizagem dos estudantes e evidencia a formação docente como meio de proporcionar uma educação e uma alfabetização de qualidade para os estudantes, ressaltando a importância do trabalho coletivo para a recomposição das aprendizagens. Além disso, os resultados apresentaram aumento do déficit na alfabetização dos estudantes e indica que é necessário um trabalho conjunto para superar as dificuldades impostas pela pandemia. Outro resultado previsto, desde o início da pandemia, foi o aumento das desigualdades sociais e educacionais, atingindo especialmente as pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade. Dessa forma, o processo de alfabetização precisa incluir todos os estudantes, pois toda criança deve ter direito à alfabetização e à educação de qualidade.The present research has aimed to investigate the consequences of the Covid-19 pandemic in the literacy process of students in the initial literacy block of a public school of the State Secretariat of Education of the Federal District (SEEDF). The Centro de Atenção Integral a Criança Juscelino Kubitscheck (Caic JK), the object of this study, is characterized as a Elementary school with multiple services: Kindergarten Education, Special Education and Elementary School (initial years). This study uses the qualitative method, with a case study approach. The instruments for data collection were the semi-structured interview and the focus group. The semi-structured interview was conducted with mothers and teachers of students who experienced the literacy process in the context of the pandemic; the focus group was conducted with 3rd year elementary school students who studied in public schools during the pandemic, and lived out the remote teaching, hybrid teaching, and the return to face-to-face teaching. Content analysis was used, and three thematic categories were defined: (a) literacy in the context of the pandemic, (b) the family in the students' literacy process, and (c) the teaching work and the new perspectives for literacy. The results found contributed to a better understanding of the challenges faced in continuing the literacy process during the pandemic. The research highlights the importance of the family to help promote the learning of the students and shows the teacher training as a means of providing quality education and literacy, emphasizing the importance of a collective work in the reconstitution of learning. Furthermore, the results showed an increase in the students' literacy deficit and indicate that a joint work is needed to overcome the difficulties imposed by the pandemic. Another expected result, since the beginning of the pandemic, was the increase in social and educational inequalities, affecting especially the most vulnerable people in our society. Thus, the literacy process needs to include all students, because every child has the right to literacy and quality education.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalJesus, Girlene Ribeiro dePinho, Maria Elena Tavares de2023-12-28T18:25:37Z2023-12-28T18:25:37Z2023-12-282023-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHO, Maria Elena Tavares de. O processo de alfabetização em tempos de pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas. 2023. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47128porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-28T18:25:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/47128Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-28T18:25:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de alfabetização em tempos de pandemia : desafios, aprendizados e perspectivas |
title |
O processo de alfabetização em tempos de pandemia : desafios, aprendizados e perspectivas |
spellingShingle |
O processo de alfabetização em tempos de pandemia : desafios, aprendizados e perspectivas Pinho, Maria Elena Tavares de Alfabetização - Brasil Ensino a distância Covid-19 - Brasil Escolas - Distrito Federal (Brasil) |
title_short |
O processo de alfabetização em tempos de pandemia : desafios, aprendizados e perspectivas |
title_full |
O processo de alfabetização em tempos de pandemia : desafios, aprendizados e perspectivas |
title_fullStr |
O processo de alfabetização em tempos de pandemia : desafios, aprendizados e perspectivas |
title_full_unstemmed |
O processo de alfabetização em tempos de pandemia : desafios, aprendizados e perspectivas |
title_sort |
O processo de alfabetização em tempos de pandemia : desafios, aprendizados e perspectivas |
author |
Pinho, Maria Elena Tavares de |
author_facet |
Pinho, Maria Elena Tavares de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jesus, Girlene Ribeiro de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Maria Elena Tavares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização - Brasil Ensino a distância Covid-19 - Brasil Escolas - Distrito Federal (Brasil) |
topic |
Alfabetização - Brasil Ensino a distância Covid-19 - Brasil Escolas - Distrito Federal (Brasil) |
description |
Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28T18:25:37Z 2023-12-28T18:25:37Z 2023-12-28 2023-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHO, Maria Elena Tavares de. O processo de alfabetização em tempos de pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas. 2023. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47128 |
identifier_str_mv |
PINHO, Maria Elena Tavares de. O processo de alfabetização em tempos de pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas. 2023. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508368588439552 |