A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21348 |
Resumo: | Apresenta-se nesse artigo algumas considerações sobre formação escolar necessárias para o bom aprendizado em cursos superiores de Design. Faz-se um breve levantamento sobre a história da Arte-educação no Brasil, sua importância para o ensino de Design e a relevância de “alfabetizações” artísticas para a formação profissional. Paralelo ao histórico da Arte-educação busca-se apresentar a história da implantação do Design no Brasil. Entende-se como processo de “alfabetização” os conhecimentos considerados básicos em termos de Artes e que garantiriam ao estudante do ensino superior os elementos necessários para expressar-se. Fundamenta-se a pesquisa em textos de autores como Ana Mae Barbosa, Rita Couto e Bruce Acher entre outros. Apresenta-se o histórico resumido de cinco importantes cursos brasileiros de Design (ESDI, PUC-Rio, UFPE, UNESP-Bauru e UnB) e os apontamentos de professores destas instituições sobre a relação currículo, histórico e Arte-educação. Ao final o artigo é uma reflexão a cerca da educação como processo continuo de construção de conhecimento. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_e78554235616b666aba9740d4098603c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/21348 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no BrasilArte - estudo e ensinoAlfabetizaçãoCurrículosApresenta-se nesse artigo algumas considerações sobre formação escolar necessárias para o bom aprendizado em cursos superiores de Design. Faz-se um breve levantamento sobre a história da Arte-educação no Brasil, sua importância para o ensino de Design e a relevância de “alfabetizações” artísticas para a formação profissional. Paralelo ao histórico da Arte-educação busca-se apresentar a história da implantação do Design no Brasil. Entende-se como processo de “alfabetização” os conhecimentos considerados básicos em termos de Artes e que garantiriam ao estudante do ensino superior os elementos necessários para expressar-se. Fundamenta-se a pesquisa em textos de autores como Ana Mae Barbosa, Rita Couto e Bruce Acher entre outros. Apresenta-se o histórico resumido de cinco importantes cursos brasileiros de Design (ESDI, PUC-Rio, UFPE, UNESP-Bauru e UnB) e os apontamentos de professores destas instituições sobre a relação currículo, histórico e Arte-educação. Ao final o artigo é uma reflexão a cerca da educação como processo continuo de construção de conhecimento. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTWe present in this article some considerations necessary for effective learning in higher education courses in Design school training. It will be a brief survey of the history of art education in Brazil, its importance to the teaching of Design and artistic relevance of “literacies” for training. Parallel to the history of art education we seek to present the history of implementation of Design in Brazil. It is understood as “literacy” process knowledge considered basic in terms of arts and guarantee the tertiary student the necessary elements to express themselves. Research is based on texts by authors such as Ana Mae Barbosa, Rita Couto and Bruce Acher among others. Shows the summarized history of five major Brazilian Design courses (ESDI, PUC -Rio, UFPe, UNESP – Bauru and UnB) and notes from teachers about the curriculum of these institutions relative, historical and art education. At the end of the article is a discussion about education as a continuous process of knowledge construction.Departamento de Artes e Representação Gráfica da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP2016-08-30T14:40:20Z2016-08-30T14:40:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Fátima Aparecida dos; SOUTO, Virgínia Tiradentes; GARROSSINI, Daniela Fávaro. A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil. Educação Gráfica (Online), v. 18, n. 2, p. 67-79, 2014. Disponível em: <http://www.educacaografica.inf.br/artigos/a-importancia-da-alfabetizacao-artistica-e-sensivel-para-a-formacao-de-designer-no-brasil>. Acesso em: 15 ago. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21348Declaração de Direito Autoral Autores concordam com os seguintes termos: 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (repositórios institucionais ou na sua página pessoal) sendo isto bastante produtivo, para o autor como para a Revista Educação Gráfica, uma vez que aumenta o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2011/05/Declara%C3%A7%C3%A3o-de-Direito-Autoral.pdf. Acesso em: 02 ago. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fátima Aparecida dosSouto, Virgínia TiradentesGarrossini, Daniela Fávaroporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:04:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/21348Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil |
title |
A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil |
spellingShingle |
A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil Santos, Fátima Aparecida dos Arte - estudo e ensino Alfabetização Currículos |
title_short |
A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil |
title_full |
A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil |
title_fullStr |
A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil |
title_full_unstemmed |
A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil |
title_sort |
A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil |
author |
Santos, Fátima Aparecida dos |
author_facet |
Santos, Fátima Aparecida dos Souto, Virgínia Tiradentes Garrossini, Daniela Fávaro |
author_role |
author |
author2 |
Souto, Virgínia Tiradentes Garrossini, Daniela Fávaro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fátima Aparecida dos Souto, Virgínia Tiradentes Garrossini, Daniela Fávaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - estudo e ensino Alfabetização Currículos |
topic |
Arte - estudo e ensino Alfabetização Currículos |
description |
Apresenta-se nesse artigo algumas considerações sobre formação escolar necessárias para o bom aprendizado em cursos superiores de Design. Faz-se um breve levantamento sobre a história da Arte-educação no Brasil, sua importância para o ensino de Design e a relevância de “alfabetizações” artísticas para a formação profissional. Paralelo ao histórico da Arte-educação busca-se apresentar a história da implantação do Design no Brasil. Entende-se como processo de “alfabetização” os conhecimentos considerados básicos em termos de Artes e que garantiriam ao estudante do ensino superior os elementos necessários para expressar-se. Fundamenta-se a pesquisa em textos de autores como Ana Mae Barbosa, Rita Couto e Bruce Acher entre outros. Apresenta-se o histórico resumido de cinco importantes cursos brasileiros de Design (ESDI, PUC-Rio, UFPE, UNESP-Bauru e UnB) e os apontamentos de professores destas instituições sobre a relação currículo, histórico e Arte-educação. Ao final o artigo é uma reflexão a cerca da educação como processo continuo de construção de conhecimento. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-08-30T14:40:20Z 2016-08-30T14:40:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Fátima Aparecida dos; SOUTO, Virgínia Tiradentes; GARROSSINI, Daniela Fávaro. A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil. Educação Gráfica (Online), v. 18, n. 2, p. 67-79, 2014. Disponível em: <http://www.educacaografica.inf.br/artigos/a-importancia-da-alfabetizacao-artistica-e-sensivel-para-a-formacao-de-designer-no-brasil>. Acesso em: 15 ago. 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21348 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Fátima Aparecida dos; SOUTO, Virgínia Tiradentes; GARROSSINI, Daniela Fávaro. A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil. Educação Gráfica (Online), v. 18, n. 2, p. 67-79, 2014. Disponível em: <http://www.educacaografica.inf.br/artigos/a-importancia-da-alfabetizacao-artistica-e-sensivel-para-a-formacao-de-designer-no-brasil>. Acesso em: 15 ago. 2016. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Artes e Representação Gráfica da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Artes e Representação Gráfica da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508323653812224 |