A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fátima Aparecida dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souto, Virgínia Tiradentes, Garrossini, Daniela Fávaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21348
Resumo: Apresenta-se nesse artigo algumas considerações sobre formação escolar necessárias para o bom aprendizado em cursos superiores de Design. Faz-se um breve levantamento sobre a história da Arte-educação no Brasil, sua importância para o ensino de Design e a relevância de “alfabetizações” artísticas para a formação profissional. Paralelo ao histórico da Arte-educação busca-se apresentar a história da implantação do Design no Brasil. Entende-se como processo de “alfabetização” os conhecimentos considerados básicos em termos de Artes e que garantiriam ao estudante do ensino superior os elementos necessários para expressar-se. Fundamenta-se a pesquisa em textos de autores como Ana Mae Barbosa, Rita Couto e Bruce Acher entre outros. Apresenta-se o histórico resumido de cinco importantes cursos brasileiros de Design (ESDI, PUC-Rio, UFPE, UNESP-Bauru e UnB) e os apontamentos de professores destas instituições sobre a relação currículo, histórico e Arte-educação. Ao final o artigo é uma reflexão a cerca da educação como processo continuo de construção de conhecimento. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_e78554235616b666aba9740d4098603c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21348
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no BrasilArte - estudo e ensinoAlfabetizaçãoCurrículosApresenta-se nesse artigo algumas considerações sobre formação escolar necessárias para o bom aprendizado em cursos superiores de Design. Faz-se um breve levantamento sobre a história da Arte-educação no Brasil, sua importância para o ensino de Design e a relevância de “alfabetizações” artísticas para a formação profissional. Paralelo ao histórico da Arte-educação busca-se apresentar a história da implantação do Design no Brasil. Entende-se como processo de “alfabetização” os conhecimentos considerados básicos em termos de Artes e que garantiriam ao estudante do ensino superior os elementos necessários para expressar-se. Fundamenta-se a pesquisa em textos de autores como Ana Mae Barbosa, Rita Couto e Bruce Acher entre outros. Apresenta-se o histórico resumido de cinco importantes cursos brasileiros de Design (ESDI, PUC-Rio, UFPE, UNESP-Bauru e UnB) e os apontamentos de professores destas instituições sobre a relação currículo, histórico e Arte-educação. Ao final o artigo é uma reflexão a cerca da educação como processo continuo de construção de conhecimento. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTWe present in this article some considerations necessary for effective learning in higher education courses in Design school training. It will be a brief survey of the history of art education in Brazil, its importance to the teaching of Design and artistic relevance of “literacies” for training. Parallel to the history of art education we seek to present the history of implementation of Design in Brazil. It is understood as “literacy” process knowledge considered basic in terms of arts and guarantee the tertiary student the necessary elements to express themselves. Research is based on texts by authors such as Ana Mae Barbosa, Rita Couto and Bruce Acher among others. Shows the summarized history of five major Brazilian Design courses (ESDI, PUC -Rio, UFPe, UNESP – Bauru and UnB) and notes from teachers about the curriculum of these institutions relative, historical and art education. At the end of the article is a discussion about education as a continuous process of knowledge construction.Departamento de Artes e Representação Gráfica da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP2016-08-30T14:40:20Z2016-08-30T14:40:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Fátima Aparecida dos; SOUTO, Virgínia Tiradentes; GARROSSINI, Daniela Fávaro. A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil. Educação Gráfica (Online), v. 18, n. 2, p. 67-79, 2014. Disponível em: <http://www.educacaografica.inf.br/artigos/a-importancia-da-alfabetizacao-artistica-e-sensivel-para-a-formacao-de-designer-no-brasil>. Acesso em: 15 ago. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21348Declaração de Direito Autoral Autores concordam com os seguintes termos: 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (repositórios institucionais ou na sua página pessoal) sendo isto bastante produtivo, para o autor como para a Revista Educação Gráfica, uma vez que aumenta o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2011/05/Declara%C3%A7%C3%A3o-de-Direito-Autoral.pdf. Acesso em: 02 ago. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fátima Aparecida dosSouto, Virgínia TiradentesGarrossini, Daniela Fávaroporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:04:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/21348Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil
title A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil
spellingShingle A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil
Santos, Fátima Aparecida dos
Arte - estudo e ensino
Alfabetização
Currículos
title_short A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil
title_full A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil
title_fullStr A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil
title_full_unstemmed A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil
title_sort A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil
author Santos, Fátima Aparecida dos
author_facet Santos, Fátima Aparecida dos
Souto, Virgínia Tiradentes
Garrossini, Daniela Fávaro
author_role author
author2 Souto, Virgínia Tiradentes
Garrossini, Daniela Fávaro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fátima Aparecida dos
Souto, Virgínia Tiradentes
Garrossini, Daniela Fávaro
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - estudo e ensino
Alfabetização
Currículos
topic Arte - estudo e ensino
Alfabetização
Currículos
description Apresenta-se nesse artigo algumas considerações sobre formação escolar necessárias para o bom aprendizado em cursos superiores de Design. Faz-se um breve levantamento sobre a história da Arte-educação no Brasil, sua importância para o ensino de Design e a relevância de “alfabetizações” artísticas para a formação profissional. Paralelo ao histórico da Arte-educação busca-se apresentar a história da implantação do Design no Brasil. Entende-se como processo de “alfabetização” os conhecimentos considerados básicos em termos de Artes e que garantiriam ao estudante do ensino superior os elementos necessários para expressar-se. Fundamenta-se a pesquisa em textos de autores como Ana Mae Barbosa, Rita Couto e Bruce Acher entre outros. Apresenta-se o histórico resumido de cinco importantes cursos brasileiros de Design (ESDI, PUC-Rio, UFPE, UNESP-Bauru e UnB) e os apontamentos de professores destas instituições sobre a relação currículo, histórico e Arte-educação. Ao final o artigo é uma reflexão a cerca da educação como processo continuo de construção de conhecimento. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-08-30T14:40:20Z
2016-08-30T14:40:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Fátima Aparecida dos; SOUTO, Virgínia Tiradentes; GARROSSINI, Daniela Fávaro. A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil. Educação Gráfica (Online), v. 18, n. 2, p. 67-79, 2014. Disponível em: <http://www.educacaografica.inf.br/artigos/a-importancia-da-alfabetizacao-artistica-e-sensivel-para-a-formacao-de-designer-no-brasil>. Acesso em: 15 ago. 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21348
identifier_str_mv SANTOS, Fátima Aparecida dos; SOUTO, Virgínia Tiradentes; GARROSSINI, Daniela Fávaro. A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil. Educação Gráfica (Online), v. 18, n. 2, p. 67-79, 2014. Disponível em: <http://www.educacaografica.inf.br/artigos/a-importancia-da-alfabetizacao-artistica-e-sensivel-para-a-formacao-de-designer-no-brasil>. Acesso em: 15 ago. 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Artes e Representação Gráfica da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Artes e Representação Gráfica da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508323653812224