Pesquisas de opinião nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil : um estudo da cobertura do jornal O Globo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duailibe, Karina Damous
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12617
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2012.
id UNB_e79dbeb36ac8bf7f6c03e4495068dad4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12617
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pesquisas de opinião nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil : um estudo da cobertura do jornal O GloboO Globo (jornal)Jornalismo - aspectos políticosPesquisa eleitoralOpinião pública - pesquisaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2012.Esta dissertação é um estudo de caso sobre o uso de pesquisas de opinião e de intenção de voto pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro, na cobertura do primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras de 2010. Por meio da análise de 1.583 conteúdos – a totalidade do que foi produzido sobre o tema nas primeiras páginas e no caderno de política do veículo entre 1º de julho e 3 de outubro daquele ano, data da realização da votação –, buscou-se identificar a visibilidade conferida às pesquisas e o modo pelo qual foram apropriadas, tanto nos espaços noticiosos quanto opinativos, para construir a representação da disputa eleitoral. A pertinência do estudo se justifica pela constatação da importância crescente das pesquisas no espaço público contemporâneo, impactando a própria noção de opinião pública, as relações entre os campos da mídia e da política e o processo de escolha do voto. As pesquisas tendem a ser percebidas como modalidade de expressão da opinião e de participação do indivíduo nas democracias. Nas coberturas jornalísticas, em particular, elas orientam o trabalho dos profissionais e estão estreitamente relacionadas com o predomínio do enquadramento horse race das eleições. O pressuposto metodológico adotado na construção do objeto é que a investigação da presença das pesquisas precisa considerá-las mais além dos conteúdos específicos de divulgação de resultados de intenção de voto. A análise do conteúdo da cobertura do jornal O Globo e a reflexão teórica a partir de autores com diferentes visões das pesquisas permitem sustentar que elas não são apenas mais uma fonte de informação, mas elementos estruturantes da configuração das coberturas eleitorais; funcionam como recurso simbólico que fortalece a posição da mídia em sua interface com o campo político e na formação da agenda pública; e não devem ser consideradas uma forma de expressão da opinião e de participação autônomas, uma vez que só adquirem força política na disputa entre os agentes sociais pela prerrogativa de falar “em nome da opinião pública”. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation is a case study about the use of surveys of opinion and voter intention by newspaper O Globo, from Rio de Janeiro, in their coverage of the first round of presidential elections in Brazil in 2010. Through the analysis of 1.583 contents – the total amount of first- page and politics section contents about the theme between 1 July and 3 October, the voting day, of that same year –, we aimed at identifying the visibility given to the surveys and their appropriation on news spaces, editorials and columns, in the representation of the electoral dispute. The pertinence of the study is justified by the realization of the growing relevance of surveys in the contemporary public space, making an impact on the notion of public opinion itself, the relations between media and politics and the vote casting decision process. Surveys tend to be seen as a modality of participation and opinion by an individual in democracies. In the scope of journalistic coverage, in particular, they guide media professionals and are strictly connected to the predominance of the horse race framing of the election process. The methodological premise we adopted is that the investigation about the presence of surveys must account for more than specific contents of publicized results of voter intention surveys. The content analysis of the O Globo newspaper’s coverage and the theoretical reflection based on authors with different views about surveys support the claim that they are more than just a source of information, functioning as structural elements in the configuration of election coverage; they act as a symbolic resource that strengthens the position of the media in their interface with the political space as well as their shaping of a public agenda. Moreover, surveys must not be considered an autonomous means of participating and expressing opinions, as they only gather political strength in the dispute between social agents through the prerogative of being the voice of public opinion.Instituto de Ciência Política (IPOL)Programa de Pós-Graduação em Ciência PolíticaMiguel, Luis FelipeDuailibe, Karina Damous2013-03-27T14:12:21Z2013-03-27T14:12:21Z2013-03-272012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUAILIBE, Karina Damous. Pesquisas de opinião nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil: um estudo da cobertura do jornal O Globo. 2012. 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12617info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-11T17:57:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/12617Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-11T17:57:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas de opinião nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil : um estudo da cobertura do jornal O Globo
title Pesquisas de opinião nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil : um estudo da cobertura do jornal O Globo
spellingShingle Pesquisas de opinião nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil : um estudo da cobertura do jornal O Globo
Duailibe, Karina Damous
O Globo (jornal)
Jornalismo - aspectos políticos
Pesquisa eleitoral
Opinião pública - pesquisa
title_short Pesquisas de opinião nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil : um estudo da cobertura do jornal O Globo
title_full Pesquisas de opinião nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil : um estudo da cobertura do jornal O Globo
title_fullStr Pesquisas de opinião nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil : um estudo da cobertura do jornal O Globo
title_full_unstemmed Pesquisas de opinião nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil : um estudo da cobertura do jornal O Globo
title_sort Pesquisas de opinião nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil : um estudo da cobertura do jornal O Globo
author Duailibe, Karina Damous
author_facet Duailibe, Karina Damous
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, Luis Felipe
dc.contributor.author.fl_str_mv Duailibe, Karina Damous
dc.subject.por.fl_str_mv O Globo (jornal)
Jornalismo - aspectos políticos
Pesquisa eleitoral
Opinião pública - pesquisa
topic O Globo (jornal)
Jornalismo - aspectos políticos
Pesquisa eleitoral
Opinião pública - pesquisa
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-03-27T14:12:21Z
2013-03-27T14:12:21Z
2013-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUAILIBE, Karina Damous. Pesquisas de opinião nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil: um estudo da cobertura do jornal O Globo. 2012. 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12617
identifier_str_mv DUAILIBE, Karina Damous. Pesquisas de opinião nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil: um estudo da cobertura do jornal O Globo. 2012. 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508391436910592