Mobilidade urbana em Palmas : contradições, cidadania e sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, Kenniane Lenir Nogueira Carvalho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18558
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009.
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spelling Mobilidade urbana em Palmas : contradições, cidadania e sustentabilidadeMobilidade urbanaSistema de transporteTransporte - planejamento regionalTransportes - planejamentoPalmas (TO)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009.A necessidade de circular é inerente à sociedade, por conseguinte, indispensável para se realizarem atividades sociais, políticas, econômicas e culturais, partes do dinamismo de uma cidade, onde a circulação se liga a fatores de mobilidade e acessibilidade. O primeiro fator, por ser um atributo associado à cidade e corresponder à facilidade de deslocamento de pessoas e bens na área urbana, com a função de garantir o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, de forma efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável. Baseado nestes princípios, o presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a mobilidade urbana da cidade de Palmas, capital do Estado do Tocantins, relativa ao seu desenvolvimento, sistemas de circulação e modos de transporte. Busca-se analisar se estes são acessíveis e promovem a apropriação equitativa do espaço e do tempo na circulação urbana, ou se são de forma excludente, impactando o espaço e os recursos naturais de maneira insustentável e irresponsável, materializando-se num problema socioeconômico e ambiental, reproduzido em várias partes do mundo. A análise de dados levantados, juntamente com os parâmetros definidos na primeira parte do trabalho, serviu de instrumento para consolidar a pesquisa e demonstrar que na cidade não há boa mobilidade, seu espaço urbano e social é excludente e o seu grande problema se relaciona à ausência de planejamento integrado e gestão política. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe need of moving is inherent in society and as a consequence, it is essential to accomplish social, political, economic and cultural activities. These are components of the dynamism of a city where the traffic is related to mobility and accessibility factors. The first one is an attribute that is associated with the city and it also corresponds to people and goods locomotion facility in the urban area. It assures the democratic and wide access in an effective way which is socially inclusive and ecologically sustainable as well. Based on these principles, this study presents a research on the urban mobility of Palmas, the capital of the Tocantins state concerning to its development, traffic system and means of transport. Furthermore, it also aims to check if these means of transport are really accessible and if they do promote an equitable use of time and space in the traffic system or it happens in an excluding way which affects space and the natural resources in an irresponsible and unsustainable way. This turns into an environmental and socioeconomic problem and as a consequence it is worldwide reflected. The analysis of the surveyed data along with the defined parameters in the first part of this study were used as a tool to consolidate the research and what is more, to show that in Palmas there is not good mobility, its social urban areas are excluding but its major problem is related to the lack of integrated planning and political decision.Cesar, Luiz Pedro de MeloBarreira, Kenniane Lenir Nogueira Carvalho2015-10-06T14:36:05Z2015-10-06T14:36:05Z2015-10-062009-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARREIRA, Kenniane Lenir Nogueira Carvalho. Mobilidade urbana em Palmas: contradições, cidadania e sustentabilidade. 2009. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18558A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T20:08:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/18558Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T20:08:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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