A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45545 https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359 |
Resumo: | O objeto de estudo deste artigo é a Orientação Vocacional e Profissional (OVP) voltada para o contexto educacional. Por meio das atividades informativas e orientadoras sobre o mundo do trabalho, as profissões, os processos de escolha e a aprendizagem ao longo da vida e do autoconhecimento, utilizando-se da aplicação de técnicas de ensino-aprendizagem é possível realizar o desenvolvimento vocacional e profissional dos estudantes. O contexto de incerteza do mundo do trabalho exige-se que os estudantes sejam preparados para visualizarem possibilidades dentro dessa nova ordem e se preparar para elas. O objetivo deste artigo é evidenciar a representação social dos estudantes concluintes de ensino médio da relação da escola com a OVP. Para tanto, utilizou-se o modelo desenvolvido por Domingos Sobrinho que articula a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a Praxiologia de Bourdieu. Por meio da pesquisa foi possível evidenciar as regularidades do ser estudante do campo social investigado. Outro achado refere-se ao reconhecimento, por parte dos estudantes, da necessidade de a escola auxiliar no processo de OVP de forma sistemática, haja vista que as atividades costumam ser superficiais ou raramente ocorrerem. |
id |
UNB_e8cb6695458ac1b70dec9e757e75f228 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/45545 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Klever CorrenteCarvalho, Olgamir Francisco deSecretaria de Estado de Educação do Distrito FederalUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação2023-01-20T15:36:30Z2023-01-20T15:36:30Z2019SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional: uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 27602–27612, 2019. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4993. Acesso em: 20 jan. 2023.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45545https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359O objeto de estudo deste artigo é a Orientação Vocacional e Profissional (OVP) voltada para o contexto educacional. Por meio das atividades informativas e orientadoras sobre o mundo do trabalho, as profissões, os processos de escolha e a aprendizagem ao longo da vida e do autoconhecimento, utilizando-se da aplicação de técnicas de ensino-aprendizagem é possível realizar o desenvolvimento vocacional e profissional dos estudantes. O contexto de incerteza do mundo do trabalho exige-se que os estudantes sejam preparados para visualizarem possibilidades dentro dessa nova ordem e se preparar para elas. O objetivo deste artigo é evidenciar a representação social dos estudantes concluintes de ensino médio da relação da escola com a OVP. Para tanto, utilizou-se o modelo desenvolvido por Domingos Sobrinho que articula a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a Praxiologia de Bourdieu. Por meio da pesquisa foi possível evidenciar as regularidades do ser estudante do campo social investigado. Outro achado refere-se ao reconhecimento, por parte dos estudantes, da necessidade de a escola auxiliar no processo de OVP de forma sistemática, haja vista que as atividades costumam ser superficiais ou raramente ocorrerem.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBrazilian Journal of Development - Privacy Statement ... The BJD uses the Creative Commons CC BY license. Information about this license can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/. Fonte: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/about/submissions. Acesso em: 20 jan. 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessA relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantilThe relationship between school and vocational and professional orientation : an approach between the life project, social representations and the student habitusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleOrientação vocacional e profissionalEscolasRepresentações sociaisEstudantesProjeto de vidaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_RelacaoEscolaOrientacao.pdfARTIGO_RelacaoEscolaOrientacao.pdfapplication/pdf239686http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45545/1/ARTIGO_RelacaoEscolaOrientacao.pdf64ecf176bb9558e90f1eb2ac9c19a436MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45545/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/455452023-08-01 00:34:21.62open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/45545U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T03:34:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The relationship between school and vocational and professional orientation : an approach between the life project, social representations and the student habitus |
title |
A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil |
spellingShingle |
A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil Silva, Klever Corrente Orientação vocacional e profissional Escolas Representações sociais Estudantes Projeto de vida |
title_short |
A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil |
title_full |
A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil |
title_fullStr |
A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil |
title_full_unstemmed |
A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil |
title_sort |
A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil |
author |
Silva, Klever Corrente |
author_facet |
Silva, Klever Corrente Carvalho, Olgamir Francisco de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Olgamir Francisco de |
author2_role |
author |
dc.contributor.affiliation.pt_BR.fl_str_mv |
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal Universidade de Brasília, Faculdade de Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Klever Corrente Carvalho, Olgamir Francisco de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Orientação vocacional e profissional Escolas Representações sociais Estudantes Projeto de vida |
topic |
Orientação vocacional e profissional Escolas Representações sociais Estudantes Projeto de vida |
description |
O objeto de estudo deste artigo é a Orientação Vocacional e Profissional (OVP) voltada para o contexto educacional. Por meio das atividades informativas e orientadoras sobre o mundo do trabalho, as profissões, os processos de escolha e a aprendizagem ao longo da vida e do autoconhecimento, utilizando-se da aplicação de técnicas de ensino-aprendizagem é possível realizar o desenvolvimento vocacional e profissional dos estudantes. O contexto de incerteza do mundo do trabalho exige-se que os estudantes sejam preparados para visualizarem possibilidades dentro dessa nova ordem e se preparar para elas. O objetivo deste artigo é evidenciar a representação social dos estudantes concluintes de ensino médio da relação da escola com a OVP. Para tanto, utilizou-se o modelo desenvolvido por Domingos Sobrinho que articula a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a Praxiologia de Bourdieu. Por meio da pesquisa foi possível evidenciar as regularidades do ser estudante do campo social investigado. Outro achado refere-se ao reconhecimento, por parte dos estudantes, da necessidade de a escola auxiliar no processo de OVP de forma sistemática, haja vista que as atividades costumam ser superficiais ou raramente ocorrerem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-20T15:36:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-20T15:36:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional: uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 27602–27612, 2019. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4993. Acesso em: 20 jan. 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45545 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359 |
identifier_str_mv |
SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional: uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 27602–27612, 2019. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4993. Acesso em: 20 jan. 2023. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45545 https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45545/1/ARTIGO_RelacaoEscolaOrientacao.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45545/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
64ecf176bb9558e90f1eb2ac9c19a436 ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573633634795520 |