Estética das aparições em Diadorim : transgeneridade e imagens de assombro e fascínio em Grande Sertão: Veredas
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44429 |
Resumo: | Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2022. |
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Estética das aparições em Diadorim : transgeneridade e imagens de assombro e fascínio em Grande Sertão: VeredasDiadorim (Personagens literários)Personagens literáriosGrande Sertão: Veredas - crítica e interpretaçãoEstudos de gêneroTese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2022.Esta tese propõe uma leitura da personagem Diadorim, da obra Grande sertão: veredas (1956), sob a perspectiva dos estudos de gênero. Entre seus objetivos está o de investigar as aparições de Diadorim na tensão entre as imagens de fascínio, encantamento, beleza, assombro, pavor e medo. Buscamos estabelecer aproximações entre uma dimensão mitopoética associada às questões abjetas, vinculadas aos aspectos do desejo homoerótico, e a dimensão da transgeneridade masculina: Menino, Reinaldo, jagunço, vestido de vaqueiro, personagem narrado na maior parte do romance como um homem. Identificamos em Diadorim a figura do encantamento e da repulsa, sentimentos distintos que conduzem Riobaldo ao confronto de sua própria sexualidade que é, por sinal, marcada pelo “regime da diferença sexual” (PRECIADO, 2020). As investigações teóricas da imagem empreendidas por Georges Didi-Huberman (1998; 2015), na esteira do pensamento de Walter Benjamin (2009) e Aby Warburg (2012; 2003), fundamentam a noção de aparição como revelação e ocultamento, proximidade e distância, bem como o entendimento da imagem enquanto movimento. De igual modo, relemos a tipologia de análise de Diadorim elaborada por Willi Bolle (2004), acrescentando uma quinta categoria. Para realização da pesquisa, adotamos uma postura fenomenológica de caráter aproximativo, crítico, aberto e reflexivo, por ser um método que lida com o problema da perspectiva que invoca o caráter de mutabilidade e relatividade da verdade. Utilizamos também a perspectiva estética pela via do imaginário para analisar as passagens em que Diadorim aparece no romance e na cultura. A ideia de gênero em Grande sertão: veredas é afetada pela desestabilização da ordem vinculada aos dimorfismos e binarismos, principalmente no que diz respeito à presunção de que o sexo corresponde ao gênero e à ideia de que o desejo sexual e erótico prescinde de uma correspondência entre homem e mulher. Guimarães Rosa lança a questão para o nível simbólico e imaginário, em que os elementos e os motivos: água, fluxo, terra, movimento, ar, neblina, voo e transcendência fundem-se na performance de Diadorim, correspondendo, assim, ao espaço ambíguo e intermediário, o que nos permitiu empreender aproximações com as noções queer e trans.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This thesis proposes an interpretation of the character Diadorim in the literary work Devil to Pay in the Backlands (1956) from the perspective of gender studies. Amongst its objectives lies the investigation of the apparitions of Diadorim in the tension between the images of fascination, enchantment, beauty, astonishment, dread and fear. We sought to establish approximations between a mythopoetic dimension correlated to abject issues, in association with the aspects of the homoerotic desire, and the dimension of the masculine transgenerity: boy, Reinaldo, gunman (jagunço), cowboy (boiadeiro), a character narrated as a man in the most part of the novel. We identified in Diadorim the illustration of enchantment and repulse, distinct feelings that lead Riobaldo towards the confrontation of his own sexuality, which is, by the way, characterized by the “regime of sexual difference” (PRECIADO, 2020). The theoretical investigations of the image undertaken by George Didi-Huberman (1998; 2015), on the heels of the thought of Walter Benjamin (2009) and Aby Warburg (2012; 2003), underpin the notion of apparition as revelation and concealment, proximity and distance, as well as the understanding of image as movement. Likewise, we re-read the typology of analysis of Diadorim elaborated by Willi Bolle (2004), by adding a fifth category. To carry out this research, we adopted a phenomenological posture of approximative, critical, open and reflexive nature, a method that deals with the problem under a perspective that invokes the notion of mutability and relativity of truth. We also applied an aesthetical perspective by the means of the imaginary in order to analyze the excerpts in which Diarorim appears in the novel and in culture. The idea of gender in the Devil to Pay in the Backlands is affected by the destabilization of the order associated to dimorphisms and binarisms, mainly in what regards the presumption that sex corresponds to gender, as well as to the idea that the sexual and erotic desires dispense with a correspondence between man and woman. Guimarães Rosa brings out the question to the symbolic and imaginary levels, in which the elements and the motives of water, flow, earth, movement, air, fog, flight and transcendence merge into the performance of Diadorim. It correspond, therefore, to the ambiguous and intermediary space that allowed us to endeavor approximations to the notions of queer and trans.Cette thèse propose une lecture du personnage Diadorim, de l’ouvrage homonyme de João Guimarães Rosa Diadorim (1956), du point de vue des études de genre. Il s’agit entre autres d’étudier les apparitions de Diadorim à travers le roman, en dégageant la tension entre les images de fascination, d'enchantement, de beauté, d'étonnement, d'effroi et de peur. Nous cherchons à établir des rapprochements entre, d’une part, la dimension mythopoétique de l’œuvre – associée à la question de l’abject, liée à son tour au désir homoérotique – et la dimension du transgenre masculin, incarnée par le personnage : Garçon, Reinaldo, homme de main (jagunço), bouvier (boiadeiro) représenté dans la majeure partie du roman comme un homme. Nous identifions chez Diadorim les figures de l’enchantement et de la répulsion, deux sentiments opposés qui conduisent Riobaldo à confronter sa propre sexualité, celle-ci étant d’ailleurs marquée par le « régime de la différence sexuelle » (PRECIADO, 2020). Les investigations théoriques sur l’image menées par Georges Didi-Huberman (1998 ; 2015), dans le sillage des réflexions de Walter Benjamin (2009) et d’Aby Warburg (2012 ; 2003), nous permettent d’à appréhender l’apparition comme révélation et occultation, proximité et distance, et à envisager l’image comme mouvement. Nous proposerons par ailleurs une relecture de la typologie d’analyse de Diadorim élaborée par Willi Bolle (2004), pour y ajouter une cinquième catégorie. Pour mener à bien la recherche, nous adoptons une approche phénoménologique de caractère approximatif, critique, ouvert et réflexif où l’approximation trouve sa place, dans le but d’appliquer une méthode qui soit à même de traiter du problème de la perspective et de l’aspect mutable et relatif de la vérité. Nous appliquons également une perspective esthétique, centrée sur la notion de l’imaginaire, pour analyser les apparitions de Diadorim dans le roman et dans la culture. L’idée du genre, telle qu’elle ressort de notre lecture du roman Diadorim, sous-entend la déstabilisation de l'ordre lié aux dimorphismes et aux binarismes, notamment en ce qui concerne les idées reçues selon lesquelles le sexe correspondrait au genre et le désir sexuel et érotique exigerait une correspondance entre homme et femme. Guimarães Rosa soulève cette question aux niveaux symbolique et imaginaire, où les éléments et les motifs – eau, flux, terre, mouvement, air, brouillard, vol et transcendance – fusionnent dans la performance du personnage Diadorim, nous permettant ainsi d’établir des rapprochements avec l’espace ambigu et intermédiaire associé aux notions de queer et de trans.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em Comunicação2022-08-06T18:56:29Z2022-08-06T18:56:29Z2022-08-062022-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Leandro de Bessa. Estética das aparições em Diadorim: transgeneridade e imagens de assombro e fascínio em Grande Sertão: Veredas. 2022. 236 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44429A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Leandro de Bessaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T16:42:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/44429Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T16:42:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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