O mercado de cartões de crédito : taxa de intercâmbio e interoperabilidade no mercado brasileiro
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/17207 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Escola de Administração Fazendária, Mestrado em Economia do Setor Público, 2014. |
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O mercado de cartões de crédito : taxa de intercâmbio e interoperabilidade no mercado brasileiroCartões de créditoTaxa de intercâmbioMercado de cartões de crédito - BrasilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Escola de Administração Fazendária, Mestrado em Economia do Setor Público, 2014.O objetivo desse trabalho consiste em apresentar a estrutura de um mercado de cartões, identificando e definindo seus principais atores, sua forma de atuação, se monopolista ou competitiva. Em particular, com base em trabalhos clássicos como Rochet e Tirole (2002) e de Guthrie e Wright (2006), tem por objetivo discutir o papel da taxa de intercâmbio, o preço que une os dois lados do mercado sob a forma de um percentual da transação descontado do estabelecimento comercial que é pago ao emissor pelos adquirentes, como fator de equilíbrio no mercado de cartões e o contexto da interoperabilidade no Brasil. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe aim of this paper is to present the structure of a market for cards, identifying and defining its main actors, the way it operates, whether competitive or monopolistic. In particular, based on classic works as Rochet and Tirole (2002) and Guthrie and Wright (2006), this paper aims to discuss the role of the interchange fee, the price that joins the two sides of the market in the form of a percentage transaction deducted of the retailers and which is paid to the issuer by the consumers, as a factor of balance in the card market. In addition, we present the context of interoperability in Brazil.Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo deOliveira, Rodrigo Eduardo de Mello2014-12-03T11:24:59Z2014-12-03T11:24:59Z2014-12-032014-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Rodrigo Eduardo de Mello. O mercado de cartões de crédito: taxa de intercâmbio e interoperabilidade no mercado brasileiro. 2014. 45 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17207A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:42:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/17207Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:42:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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