Reinventando a realidade : estratégias de composição da ficção de Lúcia Miguel Pereira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7693
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010.
id UNB_ead487521ddf53cc855ace80b8604199
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7693
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Reinventando a realidade : estratégias de composição da ficção de Lúcia Miguel PereiraPereira, Lúcia Miguel, 1903-1959Literatura brasileira - história e críticaLiteratura brasileira - crítica, interpretação, etcMulheres na literaturaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010.Lúcia Miguel Pereira figura no cenário nacional como reconhecida crítica literária, historiadora da literatura e biógrafa de Machado de Assis. Até o presente momento, pouco se tem estudado sobre os seus textos de ficção. Mormente por esse aspecto, o presente estudo tem como corpus as quatro narrativas de ficção Maria Luísa (1933), Em Surdina (1933), Amanhecer (1938) e Cabra-Cega (1954), escritas e publicadas nas respectivas datas indicadas. Objetivando trazer à luz um estudo mais alentado sobre essas narrativas, destaca-se o fato de que a crítica literária contemporânea dos anos 30 reconheceu, na literatura nacional desse período, duas vertentes de escrita, a literatura social ou proletária e a literatura intimista ou psicológica. Como explica Luís Bueno (2006), nesses modos de escrita, constatou-se um caráter ‗empenhado‘ para a primeira, para a qual foi revelada certa predileção dos leitores e dos críticos e a segunda que, considerada como ‗não empenhada‘ ou ‗desinteressada‘, não teve forças para se estabelecer como forma possível de desenvolvimento do romance no Brasil. No balanceio de influências e valores atribuídos à literatura intimista, Bueno cita a observação de Jorge Amado que acusa a autora de produzir romance engajado, subordinando conscientemente a criação a uma doutrina. Frente a esse esclarecimento é que mostramos, neste estudo, como essa orientação ideológica bem como a sua condição social de mulher dos anos 30 perceptível ainda nos textos críticos da mesma autora com os quais também dialogamos, conduziu a sua escrita ficcional. Nessa direção, notamos que, aspectos muito sutis da condição política e social daqueles tempos, os anos 30 e 50, foram ‗recriados‘ pela autora, e transformados em elementos internos, conduzindo a trajetória das personagens, principalmente femininas e configurando, dessa forma, a razão de ser da obra. Se, para Jorge Amado, esses aspectos impediram o desenvolvimento da narrativa, em nosso entendimento, eles deixaram ver inquietações, anseios e temores femininos que integraram tanto a ficção quanto a crítica de Lúcia Miguel Pereira, dando forma assim a uma escrita bastante coerente com o discurso predominante. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTLúcia Miguel Pereira is recognized as a literary critic, literature historian and Machado de Assis‘ biographer in the national scenery. So far, little has been studied on her fiction texts. Especially in this aspect, this present study has as corpus her four fiction narratives - Maria Luisa (1933), Em Surdina (1933), Amanhecer (1938) and Cabra-Cega (1954) - written and published in the indicated dates. Aiming to shed light on a emboldened study on these narratives, we can highlight the fact that the contemporary literary criticism of the 30‘s recognized two strands of writing in the national literature of this period, the social or proletarian literature and the intimate or psychological literature. As Luis Bueno (2006) explains, in these writing styles, there was a 'committed' characteristic in the former, for which a certain preference of the readers and critics was revealed and the latter which was considered 'not engaged' or ‗not interested‘ had no force to establish itself as a possible form of novel development in Brazil. Analyzing the influences and values attributed to the intimate literature, Bueno quotes Jorge Amado who accuses the author of producing engaged novel, consciously subordinated to the creation of a doctrine. Before this, we show in this study the way this ideological orientation still perceived in Lúcia‘s critical texts with which we also carry on a dialogue, conducted her fictional writing. In this direction, we notice that very subtle aspects of social and political condition of those times, the 30‘s and 50‘s, were 'recreated' by the author and were transformed into internal elements. Those aspects led the trajectory of the characters which are mainly women, setting the reason of the work. If, for Jorge Amado, these aspects have impeded the development of the narrative, in our view, they made women‘s anxieties, fears and restlessness visible and they are part of both fiction and criticism of Lucia Miguel Pereira, thus shaping a fairly coherent writing with the predominant discourse.Instituto de Letras (IL)Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)Programa de Pós-Graduação em LiteraturaHazin, ElizabethAlmeida, Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de2011-05-12T00:14:22Z2011-05-12T00:14:22Z2011-05-122010-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALMEIDA, Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de. Reinventando a realidade: estratégias de composição da ficção de Lúcia Miguel Pereira. 2010. 221 f. Tese (Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7693info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:56:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/7693Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:56:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reinventando a realidade : estratégias de composição da ficção de Lúcia Miguel Pereira
title Reinventando a realidade : estratégias de composição da ficção de Lúcia Miguel Pereira
spellingShingle Reinventando a realidade : estratégias de composição da ficção de Lúcia Miguel Pereira
Almeida, Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de
Pereira, Lúcia Miguel, 1903-1959
Literatura brasileira - história e crítica
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Mulheres na literatura
title_short Reinventando a realidade : estratégias de composição da ficção de Lúcia Miguel Pereira
title_full Reinventando a realidade : estratégias de composição da ficção de Lúcia Miguel Pereira
title_fullStr Reinventando a realidade : estratégias de composição da ficção de Lúcia Miguel Pereira
title_full_unstemmed Reinventando a realidade : estratégias de composição da ficção de Lúcia Miguel Pereira
title_sort Reinventando a realidade : estratégias de composição da ficção de Lúcia Miguel Pereira
author Almeida, Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de
author_facet Almeida, Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hazin, Elizabeth
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Pereira, Lúcia Miguel, 1903-1959
Literatura brasileira - história e crítica
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Mulheres na literatura
topic Pereira, Lúcia Miguel, 1903-1959
Literatura brasileira - história e crítica
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Mulheres na literatura
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-20
2011-05-12T00:14:22Z
2011-05-12T00:14:22Z
2011-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de. Reinventando a realidade: estratégias de composição da ficção de Lúcia Miguel Pereira. 2010. 221 f. Tese (Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7693
identifier_str_mv ALMEIDA, Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de. Reinventando a realidade: estratégias de composição da ficção de Lúcia Miguel Pereira. 2010. 221 f. Tese (Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580697562218496