Adolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida, Sandra Francesca Conte de, Amparo, Deise Matos do, Pereira, Adriana Matos Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24509
http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225
Resumo: Este artigo apresenta uma análise da experiência de produção em grupo no ambiente escolar de um curta-metragem que pretendeu oferecer dispositivos de apoio narcísico e de expressão para os adolescentes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou o diário de campo para registro de oito oficinas de audiovisual com quinze adolescentes do ensino médio de escola pública situada em região de vulnerabilidade social e de violência. Concluiu-se que os objetos da cultura transformaram-se em recurso para simbolizar a violência e a angústia. Tais objetos possuem uma função educativa e terapêutica na medida em que são destinados à constituição psíquica do sujeito e seus impasses.
id UNB_eb1fcbde143bc75e4f443a1ec042602e
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/24509
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Brasil, Kátia Cristina Tarouquella RodriguesAlmeida, Sandra Francesca Conte deAmparo, Deise Matos doPereira, Adriana Matos Rodrigues2017-09-13T14:18:09Z2017-09-13T14:18:09Z2015-08BRASIL, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues et al. Adolescência, violência e objetos culturais: uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar. Estilos da clinica, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 205-225, ago. 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 13 set. 2017. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24509http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225Este artigo apresenta uma análise da experiência de produção em grupo no ambiente escolar de um curta-metragem que pretendeu oferecer dispositivos de apoio narcísico e de expressão para os adolescentes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou o diário de campo para registro de oito oficinas de audiovisual com quinze adolescentes do ensino médio de escola pública situada em região de vulnerabilidade social e de violência. Concluiu-se que os objetos da cultura transformaram-se em recurso para simbolizar a violência e a angústia. Tais objetos possuem uma função educativa e terapêutica na medida em que são destinados à constituição psíquica do sujeito e seus impasses.This article presents an experience's analysis of production in group in school environment of a short film that had the intention to offer narcissistic support devices and of expression to adolescents. It was developed as a research-intervention that used a field diary to record eight audiovisual workshops with fifteen high school students of a public school located in a region of social vulnerability and violence. It was concluded that these objects of culture became a symbolizing resource for violence and anguish. These objects of culture have an educational and therapeutic function when aimed at psychic constitution of the subject and its impasses.En este artículo se presentan los resultados de análisis de una experiencia de investigación-acción, desarrollada con 15 adolescentes de la ense&nitlde;anza secundaria de una escuela pública ubicada en una región de vulnerabilidad social y violencia. Para la investigación, se creó conjuntamente un cortometraje con la intención de ofrecerles dispositivos de apoyo narcisista y de expresión. A cada día fueron hechos registros de las observaciones de campo en los ocho talleres de exhibición audiovisuales. Se llega a la conclusión que los objetos de la cultura se han transformado en recursos que van a simbolizar la violencia y la angustia. Estos objetos tienen una función educativa y terapéutica a medida que son destinados a la constitución psíquica del sujeto y sus impasses.Instituto de Psicologia da Universidade de São PauloEstilos da Clínica - Este artigo está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 set. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessAdolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolarAdolescence, violence and cultural objects : an intervention between the educational and therapeutic at the school spaceAdolescencia, violencia y objetos culturales : uma intervención entre el educativo y el terapéutico en la escuelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAdolescentesViolênciaCulturaPsicoterapia do adolescenteporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_AdolescenciaViolenciaObjetosCulturais.pdfARTIGO_AdolescenciaViolenciaObjetosCulturais.pdfapplication/pdf529228http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24509/1/ARTIGO_AdolescenciaViolenciaObjetosCulturais.pdf5f2beaf9f0b4049575b92782ed2a37eaMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24509/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/245092023-05-31 21:40:02.944open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/24509U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:40:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Adolescence, violence and cultural objects : an intervention between the educational and therapeutic at the school space
Adolescencia, violencia y objetos culturales : uma intervención entre el educativo y el terapéutico en la escuela
title Adolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar
spellingShingle Adolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar
Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues
Adolescentes
Violência
Cultura
Psicoterapia do adolescente
title_short Adolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar
title_full Adolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar
title_fullStr Adolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar
title_full_unstemmed Adolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar
title_sort Adolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar
author Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues
author_facet Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues
Almeida, Sandra Francesca Conte de
Amparo, Deise Matos do
Pereira, Adriana Matos Rodrigues
author_role author
author2 Almeida, Sandra Francesca Conte de
Amparo, Deise Matos do
Pereira, Adriana Matos Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues
Almeida, Sandra Francesca Conte de
Amparo, Deise Matos do
Pereira, Adriana Matos Rodrigues
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Adolescentes
Violência
Cultura
Psicoterapia do adolescente
topic Adolescentes
Violência
Cultura
Psicoterapia do adolescente
description Este artigo apresenta uma análise da experiência de produção em grupo no ambiente escolar de um curta-metragem que pretendeu oferecer dispositivos de apoio narcísico e de expressão para os adolescentes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou o diário de campo para registro de oito oficinas de audiovisual com quinze adolescentes do ensino médio de escola pública situada em região de vulnerabilidade social e de violência. Concluiu-se que os objetos da cultura transformaram-se em recurso para simbolizar a violência e a angústia. Tais objetos possuem uma função educativa e terapêutica na medida em que são destinados à constituição psíquica do sujeito e seus impasses.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-13T14:18:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-13T14:18:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRASIL, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues et al. Adolescência, violência e objetos culturais: uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar. Estilos da clinica, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 205-225, ago. 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 13 set. 2017. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/24509
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225
identifier_str_mv BRASIL, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues et al. Adolescência, violência e objetos culturais: uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar. Estilos da clinica, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 205-225, ago. 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 13 set. 2017. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24509
http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24509/1/ARTIGO_AdolescenciaViolenciaObjetosCulturais.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24509/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f2beaf9f0b4049575b92782ed2a37ea
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863970334703616