Imagens convergentes : os anônimos de Oswaldo Goeldi e Luiz Ruffato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eble, Laeticia Jensen
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10096
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
id UNB_eb30f668f427055d4f7ec2070c8645a2
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/10096
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Eble, Laeticia JensenDalcastagnè, Regina2012-03-16T17:56:28Z2012-03-16T17:56:28Z2012-03-162011-12-15EBLE, Laeticia Jensen. Imagens convergentes: os anônimos de Oswaldo Goeldi e Luiz Ruffato. 2011. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10096Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.Esta dissertação tem por objetivo aproximar as xilogravuras de Oswaldo Goeldi e o romance Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, obras de dois artistas que trilharam e trilham um caminho desviante no campo das artes, fazendo uso consciente e diferenciado de sua produção artística para falar daquele que ficou excluído do projeto de nação brasileiro, do que ficou à margem. Goeldi e Ruffato dão atenção especial à temática urbana, mais detidamente à representação da periferia e seus personagens anônimos. Buscando uma linguagem própria, compartilham diversos traços que guardam semelhanças, na intenção de singularizar e evidenciar as coisas e pessoas desse universo tradicionalmente omitido, assumindo uma dimensão crítica pungente. Mais do que uma simples imagem, o que esses artistas entregam vai além da leitura e da visibilidade: é o espanto, o medo, a violência, a miséria. Nesse sentido, esteticamente, Goeldi e Ruffato compartilham de um procedimento realista, no entanto, esse realismo diferencia-se por estar imbuído de uma proposta que muito se assemelha ao expressionismo em seus contornos ideológicos. Em termos de organização da análise, este trabalho divide-se em três partes que contemplam respectivamente: i) um levantamento acerca da tradição dos estudos interartes e uma contextualização acerca dos artistas analisados; ii) uma discussão a respeito do realismo e do expressionismo como correntes influenciadoras da produção desses artistas; e iii) uma análise em detalhe de aspectos técnicos relevantes determinantes para a configuração das obras e a reflexão por elas suscitadas. Encontra-se, ainda, como apêndice ao trabalho, uma biografia de cada um. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work aims to approximate the woodcuts by Oswaldo Goeldi and the novel Eles eram muitos cavalos, by Luiz Ruffato, works of two artists who drew a deviant path in the arts,making conscious use of their production to speak of that which was excluded from the brasilian project of nation, of which was neglected. Goeldi and Ruffato give special attention to the urban themes, more closely to the representation of the periphery. Seeking their own language, share many technical traces that keep similarities, with the intention to single out and highligth the things and people of this universe traditionally omitted, assuming a critical poignant dimension. More than a picture, what these artists deliver to us goes beyond reading and visibility, it's in another dimension: it’s the awe, the fear, the violence and the poverty. In this sense, aesthetically, Goeldi and Ruffato shares a realistic procedure, however, that realism differentiates itself by bringing a proposal that is very similar to expressionism in its ideological contours. In terms of organization of the analysis, this work is divided into two parts which cover respectively: i) a survey about the tradition of interart studies and a background about the artist chosen; ii) a discussion of realism and expressionism as current that influenced his production, and iii) a detailed analysis of the technical aspects most relevant to determining the configuration of the work and the reflections raised by them.Instituto de Letras (IL)Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)Programa de Pós-Graduação em LiteraturaImagens convergentes : os anônimos de Oswaldo Goeldi e Luiz Ruffatoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLiteratura contemporâneaRuffato, Luiz, 1961- crítica e interpretaçãoGoeldi, Oswaldo, 1885-1961Literatura - história e críticainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_LaeticiaJensenEble.pdf2011_LaeticiaJensenEble.pdfapplication/pdf6840672http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10096/1/2011_LaeticiaJensenEble.pdf152abdd56eff6929bb4f6bb7e46764bcMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain770http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10096/2/license.txt5d88918c46cee76b8097c0046995517bMD52open accessTEXT2011_LaeticiaJensenEble.pdf.txt2011_LaeticiaJensenEble.pdf.txtExtracted texttext/plain290942http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10096/3/2011_LaeticiaJensenEble.pdf.txtdbebf704ad0e612af1cd26b90e274259MD53open access10482/100962024-03-14 11:54:56.704open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-14T14:54:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Imagens convergentes : os anônimos de Oswaldo Goeldi e Luiz Ruffato
title Imagens convergentes : os anônimos de Oswaldo Goeldi e Luiz Ruffato
spellingShingle Imagens convergentes : os anônimos de Oswaldo Goeldi e Luiz Ruffato
Eble, Laeticia Jensen
Literatura contemporânea
Ruffato, Luiz, 1961- crítica e interpretação
Goeldi, Oswaldo, 1885-1961
Literatura - história e crítica
title_short Imagens convergentes : os anônimos de Oswaldo Goeldi e Luiz Ruffato
title_full Imagens convergentes : os anônimos de Oswaldo Goeldi e Luiz Ruffato
title_fullStr Imagens convergentes : os anônimos de Oswaldo Goeldi e Luiz Ruffato
title_full_unstemmed Imagens convergentes : os anônimos de Oswaldo Goeldi e Luiz Ruffato
title_sort Imagens convergentes : os anônimos de Oswaldo Goeldi e Luiz Ruffato
author Eble, Laeticia Jensen
author_facet Eble, Laeticia Jensen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eble, Laeticia Jensen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalcastagnè, Regina
contributor_str_mv Dalcastagnè, Regina
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Literatura contemporânea
Ruffato, Luiz, 1961- crítica e interpretação
Goeldi, Oswaldo, 1885-1961
Literatura - história e crítica
topic Literatura contemporânea
Ruffato, Luiz, 1961- crítica e interpretação
Goeldi, Oswaldo, 1885-1961
Literatura - história e crítica
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-16T17:56:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-16T17:56:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv EBLE, Laeticia Jensen. Imagens convergentes: os anônimos de Oswaldo Goeldi e Luiz Ruffato. 2011. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/10096
identifier_str_mv EBLE, Laeticia Jensen. Imagens convergentes: os anônimos de Oswaldo Goeldi e Luiz Ruffato. 2011. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10096/1/2011_LaeticiaJensenEble.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10096/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/10096/3/2011_LaeticiaJensenEble.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 152abdd56eff6929bb4f6bb7e46764bc
5d88918c46cee76b8097c0046995517b
dbebf704ad0e612af1cd26b90e274259
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573406512185344