Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Karlla Vieira do
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Louise Brandes Moura, Araujo, Carla Medeiros y
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30359
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040007
Resumo: A observação e o registro científicos são habilidades e procedimentos centrais para compreender a Ciência. Entretanto, há carência de materiais para seu ensino no currículo de licenciandos em Ciências Biológicas no Brasil. Esta pesquisa descreve as percepções de um grupo de graduandos de uma Licenciatura em Ciências Biológicas sobre a observação e o registro científicos ao longo do desenvolvimento de uma unidade didática. Dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários, fotografias, artefatos da produção discente, áudio e videotapes de atividades em sala de aula. Constatou-se o refinamento das percepções dos estudantes acerca dessas habilidades, caracterizando-as como subjetivas, detalhadas, influenciadas pelos conhecimentos prévios e técnicos do observador assim como por instrumentos. Essas características vão ao encontro dos trabalhos de epistemólogos que definem as observações e os registros como dependentes da formação teórica e prática do cientista que interpreta os fenômenos com base em teorias vigentes.
id UNB_ebd2d7bfca8a0575dc61aabdf5691404
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30359
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Carmo, Karlla Vieira doFerreira, Louise Brandes MouraAraujo, Carla Medeiros y2017-12-07T05:18:47Z2017-12-07T05:18:47Z2016-10CARMO, Karlla Vieira do; FERREIRA, Louise Brandes Moura; ARAUJO, Carla Medeiros y. Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 22, n. 4, p. 935-950, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000400935&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30359http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040007A observação e o registro científicos são habilidades e procedimentos centrais para compreender a Ciência. Entretanto, há carência de materiais para seu ensino no currículo de licenciandos em Ciências Biológicas no Brasil. Esta pesquisa descreve as percepções de um grupo de graduandos de uma Licenciatura em Ciências Biológicas sobre a observação e o registro científicos ao longo do desenvolvimento de uma unidade didática. Dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários, fotografias, artefatos da produção discente, áudio e videotapes de atividades em sala de aula. Constatou-se o refinamento das percepções dos estudantes acerca dessas habilidades, caracterizando-as como subjetivas, detalhadas, influenciadas pelos conhecimentos prévios e técnicos do observador assim como por instrumentos. Essas características vão ao encontro dos trabalhos de epistemólogos que definem as observações e os registros como dependentes da formação teórica e prática do cientista que interpreta os fenômenos com base em teorias vigentes.Scientific observation and observation records are central science process skills to the understanding in science. Nevertheless, there is a lack of curriculum materials developed to teach these skills to science teachers in training at the undergraduate level in Brazil. This study reports the perceptions of a group of preservice biology teachers regarding the scientific processes of observation and observational recording during a teaching unit. The study's authors collected qualitative data through semi-structured student interviews, questionnaires, photographs, assignments, and videotaping/audiotaping of class activities. The study's findings show that students refined their perceptions of observation and recording processes during the teaching unit, labeling them as subjective, detailed, influenced by the observer's previous knowledge, and by instruments. These characteristics corroborate an epistemological perspective in that observation and observational records are defined as dependent on the theoretical background and practical training of a scientist who also interprets phenomena according to a historically situated theory.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Ciência & Educação (Bauru) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000400935&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 dez. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessPercepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didáticaPreservice science teachers' perceptions of scientific observation and observation record developed by a teaching unitinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino superiorBiologia - estudo e ensinoInvestigação científicaObservação (Método educacional)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PercepcoesGrupoLicenciandos.pdfARTIGO_PercepcoesGrupoLicenciandos.pdfapplication/pdf429576http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30359/1/ARTIGO_PercepcoesGrupoLicenciandos.pdfd2cfd82c7470e2b1b9a415a6b1a4acffMD51open access10482/303592023-05-24 20:26:06.6open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30359Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T23:26:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Preservice science teachers' perceptions of scientific observation and observation record developed by a teaching unit
title Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática
spellingShingle Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática
Carmo, Karlla Vieira do
Ensino superior
Biologia - estudo e ensino
Investigação científica
Observação (Método educacional)
title_short Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática
title_full Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática
title_fullStr Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática
title_full_unstemmed Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática
title_sort Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática
author Carmo, Karlla Vieira do
author_facet Carmo, Karlla Vieira do
Ferreira, Louise Brandes Moura
Araujo, Carla Medeiros y
author_role author
author2 Ferreira, Louise Brandes Moura
Araujo, Carla Medeiros y
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Karlla Vieira do
Ferreira, Louise Brandes Moura
Araujo, Carla Medeiros y
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ensino superior
Biologia - estudo e ensino
Investigação científica
Observação (Método educacional)
topic Ensino superior
Biologia - estudo e ensino
Investigação científica
Observação (Método educacional)
description A observação e o registro científicos são habilidades e procedimentos centrais para compreender a Ciência. Entretanto, há carência de materiais para seu ensino no currículo de licenciandos em Ciências Biológicas no Brasil. Esta pesquisa descreve as percepções de um grupo de graduandos de uma Licenciatura em Ciências Biológicas sobre a observação e o registro científicos ao longo do desenvolvimento de uma unidade didática. Dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários, fotografias, artefatos da produção discente, áudio e videotapes de atividades em sala de aula. Constatou-se o refinamento das percepções dos estudantes acerca dessas habilidades, caracterizando-as como subjetivas, detalhadas, influenciadas pelos conhecimentos prévios e técnicos do observador assim como por instrumentos. Essas características vão ao encontro dos trabalhos de epistemólogos que definem as observações e os registros como dependentes da formação teórica e prática do cientista que interpreta os fenômenos com base em teorias vigentes.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:18:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:18:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARMO, Karlla Vieira do; FERREIRA, Louise Brandes Moura; ARAUJO, Carla Medeiros y. Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 22, n. 4, p. 935-950, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000400935&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30359
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040007
identifier_str_mv CARMO, Karlla Vieira do; FERREIRA, Louise Brandes Moura; ARAUJO, Carla Medeiros y. Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 22, n. 4, p. 935-950, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000400935&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30359
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30359/1/ARTIGO_PercepcoesGrupoLicenciandos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d2cfd82c7470e2b1b9a415a6b1a4acff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864266026844160