Personalização de serviços de informação oferecidos na web : estudo do Portal de Periódicos da CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Katyusha Madureira Loures de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8413
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2010.
id UNB_ecc5c8590b184ebadbd47633a3376044
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8413
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Personalização de serviços de informação oferecidos na web : estudo do Portal de Periódicos da CAPESServiços de informaçãoCAPES - portal de periódicosMarketing da informaçãoPeriódicos - recuperação da informaçãoSistemas de recuperação da informaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2010.A pesquisa teve como objetivo verificar nas bibliotecas das instituições de ensino superior federais participantes do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o impacto das possibilidades de personalização na prestação dos serviços de informação oferecidos no Portal de Periódicos da CAPES pelos mediadores e helpdesks aos usuários finais do Portal nestas instituições. Foi analisada a versão 2009 do Portal de Periódicos com relação à conceituação vista na revisão de literatura sobre portais, o perfil dos mediadores e helpdesks, dos serviços prestados por estes profissionais e o impacto da personalização dos serviços oferecidos no Portal pelos mediadores desses serviços que atuam nas bibliotecas pesquisadas. A base metodológica utilizada foi a triangulação de técnicas: análise documental, entrevista estruturada por telefone com as helpdesks e questionário online encaminhado aos diretores de biblioteca das 55 instituições federais e às 13 helpdesks do Portal. Os diretores identificaram os profissionais mediadores dos serviços oferecidos pelo Portal nas suas instituições para responderem ao questionário online, que ficou disponível para preenchimento durante 20 dias. A literatura revisada abordou a temática da gestão da informação e do conhecimento, marketing da informação, estudos de usuários, portais e personalização de serviços de informação via web. Verificou-se que nas bibliotecas pesquisadas, os profissionais que atuam na mediação dos serviços de informação oferecidos no Portal prestam esses serviços aos usuários da instituição em meio a outras atividades desempenhadas geralmente na seção de referência das bibliotecas. A personalização dos serviços de informação oferecidos na versão 2009 do Portal de Periódicos demanda maior compreensão dos conceitos adotados em relação à personalização. O impacto sentido pelos mediadores e helpdesks do Portal de Periódicos nas bibliotecas pesquisadas foi relativo à nova postura crítica dos usuários finais do Portal, no sentido do questionamento sobre o uso da ferramenta de metabusca e a possibilidade de obterem as informações no Portal de forma personalizada e a sua contribuição, de modo geral para as pesquisas que forem realizadas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research aims to verify in the libraries of federal institutes of higher education that participate of Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) the impact from possibilities of personalization in service delivery of information offer in Portal de Periódicos da CAPES by mediators and helpdesks to final users of the Portal in this institutions. The research analyses the 2009 version of Portal about the conceptualization proposed in the literature about portals and gateway, evaluates the profile of mediators and helpdesks, the services provided by these professionals and the impact caused by 2009 version of the Portal by providing this service. The methodological basis used was a triangulation of techniques: documental analysis, structured interview with the helpdesks by telephone and an electronic survey which the link was forwarded by e-mail to 55 library directors of the selected federal institutions and 13 helpdesks of the Portal studied. This survey was available to fill over 20 days. The literature review was about information and knowledge management, information marketing, users’ studies, information services, portals and personalization of web information services. It was verified that in libraries studied the professionals acting as mediators of information services offered by Portal 2009 version have to carry out another activities in reference services in their libraries. The new Portal requires to increase understanding by mediators and helpdesks on the new concepts adopted and new services available related with personalization. The impact felt by mediators and helpdesks of Portal de Periódicos was the new final users´ attitude, being more critical about how the data are collected by metasearch tool and asking about possibilities of to find information services personalized by using the Portal and its general contribution for the researches they will be done.Amaral, Sueli Angélica doSouza, Katyusha Madureira Loures de2011-06-17T14:35:30Z2011-06-17T14:35:30Z2011-06-172010-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Katyusha Madureira Loures de. Personalização de serviços de informação oferecidos na web: estudo do Portal de Periódicos da CAPES. 2010. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8413info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T12:54:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/8413Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T12:54:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Personalização de serviços de informação oferecidos na web : estudo do Portal de Periódicos da CAPES
title Personalização de serviços de informação oferecidos na web : estudo do Portal de Periódicos da CAPES
spellingShingle Personalização de serviços de informação oferecidos na web : estudo do Portal de Periódicos da CAPES
Souza, Katyusha Madureira Loures de
Serviços de informação
CAPES - portal de periódicos
Marketing da informação
Periódicos - recuperação da informação
Sistemas de recuperação da informação
title_short Personalização de serviços de informação oferecidos na web : estudo do Portal de Periódicos da CAPES
title_full Personalização de serviços de informação oferecidos na web : estudo do Portal de Periódicos da CAPES
title_fullStr Personalização de serviços de informação oferecidos na web : estudo do Portal de Periódicos da CAPES
title_full_unstemmed Personalização de serviços de informação oferecidos na web : estudo do Portal de Periódicos da CAPES
title_sort Personalização de serviços de informação oferecidos na web : estudo do Portal de Periódicos da CAPES
author Souza, Katyusha Madureira Loures de
author_facet Souza, Katyusha Madureira Loures de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Sueli Angélica do
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Katyusha Madureira Loures de
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços de informação
CAPES - portal de periódicos
Marketing da informação
Periódicos - recuperação da informação
Sistemas de recuperação da informação
topic Serviços de informação
CAPES - portal de periódicos
Marketing da informação
Periódicos - recuperação da informação
Sistemas de recuperação da informação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-30
2011-06-17T14:35:30Z
2011-06-17T14:35:30Z
2011-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Katyusha Madureira Loures de. Personalização de serviços de informação oferecidos na web: estudo do Portal de Periódicos da CAPES. 2010. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8413
identifier_str_mv SOUZA, Katyusha Madureira Loures de. Personalização de serviços de informação oferecidos na web: estudo do Portal de Periódicos da CAPES. 2010. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508365575880704