O fortalecimento da identidade camponesa : repercussões do Programa Nacional de Educação na reforma agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Molina, Mônica Castagna, Rocha, Maria Isabel Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30627
http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017180449
Resumo: O artigo discutiu os resultados da II Pesquisa sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), em sua fase qualitativa, focalizando as repercussões de seus cursos na trajetória de egressos residentes em nove assentamentos localizados nos Estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná. Foram realizadas entrevistas narrativas junto a egressos dos três estados sendo problematizadas à luz do método analítico do materialismo dialético. Observaram-se repercussões nas dimensões pessoal (ampliação dos níveis de escolaridade e de atuação socioprofissional) e coletiva (escola mais próxima da realidade camponesa e do setor produtivo) e possibilidades de compreensão de identidade camponesa que sinaliza para resistências e lutas nos territórios de produção e reprodução de vida.
id UNB_edf6244e1311f43a2c2c86019a711038
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30627
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O fortalecimento da identidade camponesa : repercussões do Programa Nacional de Educação na reforma agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011)The strengthening of peasant identity : repercussions of the National Program of Education in agrarian reform in the States of Ceará, Minas Gerais, and Paraná (1998-2011)Le renforcement de l’identité paysanne : les répercussions du Programme National d’Éducation en réforme agraire dans les états du Ceará, Minas Gerais et Paraná (1998-2011)Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Brasil)Reforma agráriaO artigo discutiu os resultados da II Pesquisa sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), em sua fase qualitativa, focalizando as repercussões de seus cursos na trajetória de egressos residentes em nove assentamentos localizados nos Estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná. Foram realizadas entrevistas narrativas junto a egressos dos três estados sendo problematizadas à luz do método analítico do materialismo dialético. Observaram-se repercussões nas dimensões pessoal (ampliação dos níveis de escolaridade e de atuação socioprofissional) e coletiva (escola mais próxima da realidade camponesa e do setor produtivo) e possibilidades de compreensão de identidade camponesa que sinaliza para resistências e lutas nos territórios de produção e reprodução de vida.This article addresses the results of the Second Survey on the National Program of Education in Agrarian Reform (PRONERA) in its qualitative phase, focusing on the repercussions of courses offered on the trajectory of former residents in nine settlements of the States of Ceará, Minas Gerais, and Paraná. Narrative interviews were carried out with graduates of all three states, with questionings in the light of dialectical materialism method of analysis. There were repercussions on personal (expansion of educational levels and socio-professional activity) and collective dimensions (school closer to peasant reality and productive sector), as well as possibilities of understanding the peasant identity, which signals to resistance and struggles in territories of life production and reproduction.L’article porte sur les résultats de la deuxième recherche sur le Programme National d’Éducation à la Réforme Agraire (PRONERA), dans sa phase qualitative, en mettant l’accent sur les répercussions des cours offris dans la trajectoire des diplômés résidant dans neuf colonies situées dans les états du Ceará, Minas Gerais et Paraná. Interviews narratives ont été réalisées auprès des diplômés de trois états avec des questionnements à la lumière de la méthode d’analyse du matérialisme dialectique. On a observé l’impact sur les dimensions personnelles (expansion des niveaux d’éducation et activités socio-professionnelles) et collective (école plus proche de la réalité paysanne et du secteur productif), ainsi que les possibilités de compréhension de l’identité paysanne, qui indiquent les résistances et les luttes dans les territoires de production et reproduction de la vie.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2018-01-04T19:13:23Z2018-01-04T19:13:23Z2017-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite; MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. O fortalecimento da identidade camponesa: repercussões do Programa Nacional de Educação na reforma agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011). Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 140, p. 569-585, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000300569&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017180449.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30627http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017180449Educação & Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000300569&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessEsmeraldo, Gema Galgani Silveira LeiteMolina, Mônica CastagnaRocha, Maria Isabel Antunesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:26:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/30627Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:26:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O fortalecimento da identidade camponesa : repercussões do Programa Nacional de Educação na reforma agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011)
The strengthening of peasant identity : repercussions of the National Program of Education in agrarian reform in the States of Ceará, Minas Gerais, and Paraná (1998-2011)
Le renforcement de l’identité paysanne : les répercussions du Programme National d’Éducation en réforme agraire dans les états du Ceará, Minas Gerais et Paraná (1998-2011)
title O fortalecimento da identidade camponesa : repercussões do Programa Nacional de Educação na reforma agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011)
spellingShingle O fortalecimento da identidade camponesa : repercussões do Programa Nacional de Educação na reforma agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011)
Esmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Brasil)
Reforma agrária
title_short O fortalecimento da identidade camponesa : repercussões do Programa Nacional de Educação na reforma agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011)
title_full O fortalecimento da identidade camponesa : repercussões do Programa Nacional de Educação na reforma agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011)
title_fullStr O fortalecimento da identidade camponesa : repercussões do Programa Nacional de Educação na reforma agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011)
title_full_unstemmed O fortalecimento da identidade camponesa : repercussões do Programa Nacional de Educação na reforma agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011)
title_sort O fortalecimento da identidade camponesa : repercussões do Programa Nacional de Educação na reforma agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011)
author Esmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite
author_facet Esmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite
Molina, Mônica Castagna
Rocha, Maria Isabel Antunes
author_role author
author2 Molina, Mônica Castagna
Rocha, Maria Isabel Antunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite
Molina, Mônica Castagna
Rocha, Maria Isabel Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Brasil)
Reforma agrária
topic Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Brasil)
Reforma agrária
description O artigo discutiu os resultados da II Pesquisa sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), em sua fase qualitativa, focalizando as repercussões de seus cursos na trajetória de egressos residentes em nove assentamentos localizados nos Estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná. Foram realizadas entrevistas narrativas junto a egressos dos três estados sendo problematizadas à luz do método analítico do materialismo dialético. Observaram-se repercussões nas dimensões pessoal (ampliação dos níveis de escolaridade e de atuação socioprofissional) e coletiva (escola mais próxima da realidade camponesa e do setor produtivo) e possibilidades de compreensão de identidade camponesa que sinaliza para resistências e lutas nos territórios de produção e reprodução de vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07
2018-01-04T19:13:23Z
2018-01-04T19:13:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite; MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. O fortalecimento da identidade camponesa: repercussões do Programa Nacional de Educação na reforma agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011). Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 140, p. 569-585, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000300569&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017180449.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30627
http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017180449
identifier_str_mv ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite; MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. O fortalecimento da identidade camponesa: repercussões do Programa Nacional de Educação na reforma agrária nos estados do Ceará, Minas Gerais e Paraná (1998-2011). Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 140, p. 569-585, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000300569&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017180449.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30627
http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017180449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580925374791680