Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Danielly de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47904
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
id UNB_ee122a20659fe9f78ac6052eef0f6821
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47904
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemáticaEducação financeiraMatemática financeiraMatemática - aprendizagem e trabalho pedagógicoEnsino Exploratório, Tarefa MatemáticDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.A presente pesquisa aborda o estudo, a observação, o desenvolvimento e análises acerca do desenvolvimento de uma Tarefa Matemática (TM) em Educação Financeira (EF), a fim de se problematizar a temática do consumo consciente. A tarefa foi desenvolvida em uma turma de 9º ano, de acordo com a abordagem do Ensino Exploratório (Canavarro, 2011). Assim, informações essenciais foram geradas e subsidiaram a construção de ações, significativas e alinhadas com os objetivos educacionais. Além disso, que proporcionassem aos estudantes uma experiência de aprendizagem enriquecedora. O objetivo foi desenvolver uma TM de EF para o Ensino Fundamental devido à sua aplicabilidade no dia a dia do aluno, que o fizesse relacionar o conteúdo da Matemática Financeira (MF) com seu cotidiano. A TM: “Decida com sabedoria, qual celular você compraria!?” simulou a compra de um aparelho celular, o que estimulou o interesse dos alunos, por estar conectada aos seus interesses, instigando-os a resolvê-la. Após desenvolver a TM de acordo com as premissas do ensino exploratório e analisar os dados, ficou evidente que os alunos conseguiram refletir sobre as opções de compra disponíveis no mercado e os modos de economizar. Eles também conseguiram realizar os cálculos de porcentagem e taxas de juros. Concluiu-se assim que o desenvolvimento da TM proporcionou uma série de benefícios aos alunos. Além de revisitar o conteúdo de MF, ela promoveu a autonomia aos alunos, estimulando o senso crítico e a reflexão e permitindo relacionar o que estudaram em sala de aula com o seu cotidiano. Evidenciou-se,também, que a EF foi essencial para fornecer aos alunos os conhecimentos básicos para agir e se posicionar frente a um cenário de compra. Espera-se que a experiência os ajude na realização de compras futuras com mais responsabilidade, reconhecendo seus desejos e sendo capaz de pouparThis research presents the study, observation, development, and analysis of a mathematics task (MT) in Financial Education (FE), applied to students in order to analyze the theme about conscious spending. The task was developed in a class of ninth grade, according to an Exploratory Teaching approach (Canavarro, 2011). Thus, essential information was produced and supported the creation of the meaningful tasks and allied to the educational objectives. Furthermore, tasks that provide an enriching experience of learning. The aim was to develop a MT of Financial Education to secondary school due to its applicability on daily routine of the student, which make them relate the content of Financial Mathematics (FM) to their daily lives, understanding debts, purchases paid in installments and to calculate discounts in products. The MT: “Decide with wisdom, which cellphone would you buy?” simulated the acquisition of a cellphone that encouraged the interest of the students, because it was related to their interests, motivating them to answer it. After developing the MT according to the principles of exploratory teaching and analyze the data, it became clear that the students were able to reflect on the available options of purchase in the market and ways of saving money. They also calculated percentages and found interest rate. It was concluded that the implementation of the MT provided a series of benefits to the students. Besides revisiting the content of FM, it gave autonomy to the students, encouraging the critical thinking and reflection, allowing them to relate the content studied in class to their everyday lives. The study alsohighlighted that the FE was essential to give the students basic knowledge to act and make a decision in the face of a buying scenario. It is expected that this experience can help them to buy with more responsibility, recognizing their wishes and being able to save their money in the future.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalNeves, Regina da Silva PinaFigueiredo, Danielly de Souza2024-02-27T03:45:10Z2024-02-27T03:45:10Z2023-12-052024-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIGUEIREDO, Danielly de Souza. Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática. 2023. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-27T03:50:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/47904Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-27T03:50:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática
title Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática
spellingShingle Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática
Figueiredo, Danielly de Souza
Educação financeira
Matemática financeira
Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico
Ensino Exploratório, Tarefa Matemátic
title_short Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática
title_full Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática
title_fullStr Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática
title_full_unstemmed Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática
title_sort Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática
author Figueiredo, Danielly de Souza
author_facet Figueiredo, Danielly de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Regina da Silva Pina
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Danielly de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Matemática financeira
Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico
Ensino Exploratório, Tarefa Matemátic
topic Educação financeira
Matemática financeira
Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico
Ensino Exploratório, Tarefa Matemátic
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
2024-02-27T03:45:10Z
2024-02-27T03:45:10Z
2024-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Danielly de Souza. Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática. 2023. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47904
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Danielly de Souza. Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática. 2023. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508341407252480