Utilização do custeio por absorção para fins gerenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, César Augusto Tibúrcio
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5941
Resumo: O urso grizzly gasta o outono a caçar e comer marmotas (McGee, 294). Para tanto, ele move grandes e profundas pedras. Considerando em termos globais, este trabalho do urso, quando comparado com o seu tamanho e o da marmota, leva à conclusão de que o urso desperdiça tempo e energia. Como o inverno é geralmente longo e rigoroso, esta dedução pode ser precipitada. O urso talvez esteja praticando esporte, divertindo-se ou exercitando-se ou talvez variando sua dieta. Ou ainda tudo isto em conjun-to. Provavelmente, a energia obtida em decorrência da ingestão da marmota seja superior aos custos da caça. O presente texto revela como o custeio por absorção pode ser utilizado para fins gerenciais. Apresenta, inicialmente, discus-são acerca da não utilização do custeio por absorção com a referida finalidade, em razão de promover distorções nas decisões devido à arbitrariedade dos rateios e de incentivar a superprodu-ção, aspecto enfatizado pela bibliografia da área de contabilidade gerencial. Por fim, demonstra que tal sistema de custeio pode ser um meio de implantação de certas estratégias empresariais e um substituto para mensuração das denominadas externalidades. (Custeio por Absorção – Contabilidade Gerencial)
id UNB_ee39c9fee7f13a31eaeb981c7e49cd52
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5941
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Utilização do custeio por absorção para fins gerenciaisCusteio por absorçãoContabilidade gerencialO urso grizzly gasta o outono a caçar e comer marmotas (McGee, 294). Para tanto, ele move grandes e profundas pedras. Considerando em termos globais, este trabalho do urso, quando comparado com o seu tamanho e o da marmota, leva à conclusão de que o urso desperdiça tempo e energia. Como o inverno é geralmente longo e rigoroso, esta dedução pode ser precipitada. O urso talvez esteja praticando esporte, divertindo-se ou exercitando-se ou talvez variando sua dieta. Ou ainda tudo isto em conjun-to. Provavelmente, a energia obtida em decorrência da ingestão da marmota seja superior aos custos da caça. O presente texto revela como o custeio por absorção pode ser utilizado para fins gerenciais. Apresenta, inicialmente, discus-são acerca da não utilização do custeio por absorção com a referida finalidade, em razão de promover distorções nas decisões devido à arbitrariedade dos rateios e de incentivar a superprodu-ção, aspecto enfatizado pela bibliografia da área de contabilidade gerencial. Por fim, demonstra que tal sistema de custeio pode ser um meio de implantação de certas estratégias empresariais e um substituto para mensuração das denominadas externalidades. (Custeio por Absorção – Contabilidade Gerencial)Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)2010-11-18T13:43:54Z2010-11-18T13:43:54Z1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, César Augusto Tibúrcio. Utilização do custeio por absorção para fins gerenciais. Contabilidade, Gestão e Governança [online], v.1, n.1, 1998. Disponível em: <http://www.cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/98/pdf_6>. Acesso em: 17 nov. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5941Silva, César Augusto Tibúrcioinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:38:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/5941Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:38:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do custeio por absorção para fins gerenciais
title Utilização do custeio por absorção para fins gerenciais
spellingShingle Utilização do custeio por absorção para fins gerenciais
Silva, César Augusto Tibúrcio
Custeio por absorção
Contabilidade gerencial
title_short Utilização do custeio por absorção para fins gerenciais
title_full Utilização do custeio por absorção para fins gerenciais
title_fullStr Utilização do custeio por absorção para fins gerenciais
title_full_unstemmed Utilização do custeio por absorção para fins gerenciais
title_sort Utilização do custeio por absorção para fins gerenciais
author Silva, César Augusto Tibúrcio
author_facet Silva, César Augusto Tibúrcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, César Augusto Tibúrcio
dc.subject.por.fl_str_mv Custeio por absorção
Contabilidade gerencial
topic Custeio por absorção
Contabilidade gerencial
description O urso grizzly gasta o outono a caçar e comer marmotas (McGee, 294). Para tanto, ele move grandes e profundas pedras. Considerando em termos globais, este trabalho do urso, quando comparado com o seu tamanho e o da marmota, leva à conclusão de que o urso desperdiça tempo e energia. Como o inverno é geralmente longo e rigoroso, esta dedução pode ser precipitada. O urso talvez esteja praticando esporte, divertindo-se ou exercitando-se ou talvez variando sua dieta. Ou ainda tudo isto em conjun-to. Provavelmente, a energia obtida em decorrência da ingestão da marmota seja superior aos custos da caça. O presente texto revela como o custeio por absorção pode ser utilizado para fins gerenciais. Apresenta, inicialmente, discus-são acerca da não utilização do custeio por absorção com a referida finalidade, em razão de promover distorções nas decisões devido à arbitrariedade dos rateios e de incentivar a superprodu-ção, aspecto enfatizado pela bibliografia da área de contabilidade gerencial. Por fim, demonstra que tal sistema de custeio pode ser um meio de implantação de certas estratégias empresariais e um substituto para mensuração das denominadas externalidades. (Custeio por Absorção – Contabilidade Gerencial)
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
2010-11-18T13:43:54Z
2010-11-18T13:43:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, César Augusto Tibúrcio. Utilização do custeio por absorção para fins gerenciais. Contabilidade, Gestão e Governança [online], v.1, n.1, 1998. Disponível em: <http://www.cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/98/pdf_6>. Acesso em: 17 nov. 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5941
identifier_str_mv SILVA, César Augusto Tibúrcio. Utilização do custeio por absorção para fins gerenciais. Contabilidade, Gestão e Governança [online], v.1, n.1, 1998. Disponível em: <http://www.cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/98/pdf_6>. Acesso em: 17 nov. 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508248483495936