Competitividade no mercado nacional de crédito pessoal : uma abordagem fundamentada na teoria da demanda residual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Lourinaldo Bezerra da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8111
Resumo: O presente trabalho emprega a técnica da demanda residual para investigar a existência de poder de mercado no segmento de crédito livre, especificamente na modalidade crédito pessoal no Brasil. Para tanto, foram selecionados os nove maiores bancos que respondem por mais de 70% da concessão nessa modalidade de empréstimo cujo mercado geográfico compreende todo o território nacional. Muitos artigos sobre abuso de posição dominante no mercado financeiro têm sido produzidos, cujos resultados, em sua maioria, convergem para o seguinte diagnóstico: "a hipótese de que os bancos atuam em oligopólio não é rejeitada". Entretanto, referidas análises, certamente devido à escassez de informações individualizadas por firma, em geral utilizam dados de forma bastante agregada. Se por um lado prestam informações relevantes para subsidiar políticas regulatórias, questões sobre a competitividade de mercados geográficos particulares que levem em conta as diversas características de preço e produto ficam sem resposta. Foi escolhida a modalidade de crédito pessoal para avaliar o poder de mercado das firmas que operam nesse mercado pelos seguintes motivos: a) ocupa parcela significativa do segmento de crédito ao consumidor; b) seu universo é formado por tomadores atomizados, em geral pouco informados e com reduzido poder de barganha, portanto, um ambiente propício para o exercício do poder de mercado. Os resultados utilizando a técnica da demanda residual permitem rejeitar a hipótese de que referidos bancos concedem o crédito pessoal de forma competitiva. Essa conclusão também foi confirmada mediante uma segunda abordagem empírica utilizando dados de painel. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
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