Os psiquismos de Tristão Ventura : dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, João Paulo Vieira Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41673
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.
id UNB_ef27b47e2e3e0bc68ef8f8f7b1aaa0ad
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/41673
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Os psiquismos de Tristão Ventura : dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musicalColaboraçãoCoreografiaMúsicaExperiênciaAlteridadeTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.A tese que agora se apresenta é um estudo sobre a colaboração composicional entre coreógrafos e compositores musicais, fundamentado numa estrutura teórica que organiza o pensamento da colaboração a partir de um quadro conceitual de matriz tendencialmente filosófica. Tal quadro obedece, por sua vez, ao desejo de responder a duas questões: a primeira relaciona-se com a identificação dos elementos básicos, fundamentais e permanentes que constituem o todo no processo de colaboração coreográfico-musical, enquanto a segunda interroga a articulação destes elementos e a forma como poderão incidir sobre o processo criativo e sobre a obra resultante. A argumentação decorrente dessa reflexão intercala-se com “Os Psiquismos de Tristão Ventura”, um conjunto de catorze contos que experimentam uma narrativa literária sobre a colaboração criativa entre coreógrafos e compositores musicais. Cada um destes contos se apresenta como uma espécie de encenação empírica de uma determinada proposição conceitual e a sua redação obedece à ambição primordial de deslocar a objetividade dissertativa para subjetividade da representação literária pela produção de intensidade estética a par e passo com a contextualização conceitual, de modo a proporcionar ao leitor a emulação de uma relação direta com a experiência de colaboração.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This study is about the creative collaboration between choreographers and composers based on a theoretical structure that systematizes the collaborative thinking process in a philosophical conceptual framework. This approach anticipates a response to two questions: firstly, the identification of permanent and underlying elements of the collaboration process in the chorographic/musical composition as a whole; secondly a critical analysis of the articulation of these elements considering their influence on the creative process and the resulting art work. The subsequent arguments alternate with “Os Psiquismos de Tristão Ventura” (“The Psychisms of Tristão Ventura”), 14 stories that explore a literary narrative about the creative collaboration between choreographers and composers. Each of these stories presents itself as a form of empirical staging of a given conceptual proposition. The plot has as its main purpose shifting the objectivity of the dissertation to the subjectivity of the literary representation. The juxtaposition between esthetical intensity and conceptual contextualisation enables the reader the opportunity to simulate a direct relationship with the experience of collaboration.Cette dissertation de thèse est une étude portant sur la collaboration compositionnelle entre chorégraphes et compositeurs musicaux. Elle est fondée sur une structure théorique qui organise la réflexion sur cette collaboration à partir d'un cadre conceptuel éminemment philosophique. Notre recherche s’efforce de répondre à deux questions: la première concerne d'identification des éléments de base, fondamentaux et permanents, qui constituent l'ensemble du processus de collaboration chorégraphico- musicale, tandis que la seconde concerne l’articulation de ces éléments, ainsi que la façon dont ils peuvent affecter le processus de création et le travail qui en résulte. L’argumentation qui sous-tend cette réflexion est entrecoupée par “Os Psiquismos de Tristão Ventura” (“Les Psychismes de Tristão Ventura”), un ensemble de quatorze récits qui illustrent la collaboration entre chorégraphes et compositeurs musicaux. Chacun de ces récits se présente comme une sorte de mise en scène empirique d'une proposition conceptuelle donnée et sa formulation répond à l'ambition première d’opérer un glissement de l'objectivité de la thèse vers la subjectivité de la représentation littéraire, grâce à une expérience esthétique parallèle à la contextualisation conceptuelle, qui permettra au lecteur d'observer directement la collaboration entre chorégraphes et musiciens.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisLignelli, CésarLucas, João Paulo Vieira Martins2021-08-13T14:59:53Z2021-08-13T14:59:53Z2021-08-132020-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLUCAS, João Paulo Vieira Martins. Os psiquismos de Tristão Ventura: dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical. 2020. 310 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41673info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T17:06:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/41673Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T17:06:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os psiquismos de Tristão Ventura : dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical
title Os psiquismos de Tristão Ventura : dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical
spellingShingle Os psiquismos de Tristão Ventura : dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical
Lucas, João Paulo Vieira Martins
Colaboração
Coreografia
Música
Experiência
Alteridade
title_short Os psiquismos de Tristão Ventura : dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical
title_full Os psiquismos de Tristão Ventura : dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical
title_fullStr Os psiquismos de Tristão Ventura : dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical
title_full_unstemmed Os psiquismos de Tristão Ventura : dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical
title_sort Os psiquismos de Tristão Ventura : dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical
author Lucas, João Paulo Vieira Martins
author_facet Lucas, João Paulo Vieira Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lignelli, César
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, João Paulo Vieira Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração
Coreografia
Música
Experiência
Alteridade
topic Colaboração
Coreografia
Música
Experiência
Alteridade
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
2021-08-13T14:59:53Z
2021-08-13T14:59:53Z
2021-08-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUCAS, João Paulo Vieira Martins. Os psiquismos de Tristão Ventura: dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical. 2020. 310 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41673
identifier_str_mv LUCAS, João Paulo Vieira Martins. Os psiquismos de Tristão Ventura: dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico-musical. 2020. 310 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508222380244992