Potencialidades cicloviárias no Plano Piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Camila de Carvalho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1667
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2008.
id UNB_ef565662ed272dfb79cebea6fc8b1fe8
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1667
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Potencialidades cicloviárias no Plano PilotoTransporte urbano - Brasília (DF)Ciclovias - Distrito Federal (Brasil)Planejamento urbanoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2008.A fim de verificar as potencialidades cicloviárias do Plano Piloto de Brasília, o trabalho aborda problemas e questões da mobilidade urbana na cidade de estudo, com ênfase no uso do espaço público. A prioridade dada ao transporte motorizado individual pela política e pela configuração da infra-estrutura urbana causa problema de segregação espacial, com perda e privatização do espaço coletivo, e social, onde usuários de outros meios de transporte têm seus direitos restritos. Nesse quadro de agravamento da vulnerabilidade de ciclistas e pedestres, se busca a eqüidade no uso do espaço público, e o estímulo à urbanidade. As características do uso da bicicleta como meio de transporte, vantagens e problemas, e os condicionantes envolvidos – atores, contexto urbano e social, são identificados por meio de pesquisa bibliográfica e dados estatísticos. Experiências relevantes de uso da bicicleta e de projeto são utilizadas como referência para o desenvolvimento de planejamento cicloviário, cujos conceitos e princípios norteiam o estudo e a proposta a fim realizados.Diagnóstico de uso e demanda é obtido pela análise de dados secundários e pela aplicação de questionário que aponta que a existência de infra-estrutura adequada para a bicicleta é um fator estimulante para seu uso. A amostra de estudantes universitários no Plano Piloto, que possuem uma imagem positiva da bicicleta como meio de transporte, permite identificá-los como potenciais usuários.Estudo das viagens realizadas na área de estudo, e o propósito de estímulo ao uso da bicicleta com base na segurança e na prioridade a esse meio de transporte guiam a discussão de alternativas de implantação de infra-estrutura cicloviária. Condicionadas pelo contexto físico-espacial, as possibilidades constituem a base para o desenho da rede e de seus elementos, com diretrizes e recomendações de projeto. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn order to verify the cycling potentialities of the Pilot Plan in Brasilia, the work approaches problems and questions of urban mobility in the studied city, with emphasis on the use of public space. The priority that is given to the individual motorized transport by the urban policy and infrastructure configuration causes spatial and social segregation problems, with loss and privatization of public space, and restriction of the others means of transport rights. In this context of increasing vulnerability of cyclists and pedestrians, it’s required the equity in the use of public space and the stimulation of urbanity. The characteristics of the use of the bicycle as a mode of transport, it’s advantages and problems, as well as the involved influences, like actors, urban and social context, are identified by literature research and statistical data. Relevant experiences of the use of bicycle and projects are used as reference for the development of cycle planning, which concepts and principals guide the study and the proposal that is done in the end. Demand and use diagnosis is determined by the analysis of secondary data and the application of a questionnaire, which shows that the existence of appropriate infrastructure for cycling is a motivating reason for its use. The sample of university students in the Pilot Plan, who have a positive image of the bicycle as a way of transport, allows to identify them as potential users. The study of the trips that are done in the studied area, and the purpose of encouraging the use of bicycle based in security and priority to this way of transport guide the discussion of alternatives for the implementation of cycling infrastructure. The possibilities, result of the physical and spatial context, are the basis for designing the cycle network and its elements, with guidelines and recommendations for project.Holanda, Frederico Rosa Borges dePires, Camila de Carvalho2009-09-14T16:13:08Z2009-09-14T16:13:08Z2008-03-172008-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, Camila de Carvalho. Potencialidades cicloviárias no Plano Piloto. 2008. 211 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1667info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T20:08:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/1667Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T20:08:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades cicloviárias no Plano Piloto
title Potencialidades cicloviárias no Plano Piloto
spellingShingle Potencialidades cicloviárias no Plano Piloto
Pires, Camila de Carvalho
Transporte urbano - Brasília (DF)
Ciclovias - Distrito Federal (Brasil)
Planejamento urbano
title_short Potencialidades cicloviárias no Plano Piloto
title_full Potencialidades cicloviárias no Plano Piloto
title_fullStr Potencialidades cicloviárias no Plano Piloto
title_full_unstemmed Potencialidades cicloviárias no Plano Piloto
title_sort Potencialidades cicloviárias no Plano Piloto
author Pires, Camila de Carvalho
author_facet Pires, Camila de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Holanda, Frederico Rosa Borges de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Camila de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte urbano - Brasília (DF)
Ciclovias - Distrito Federal (Brasil)
Planejamento urbano
topic Transporte urbano - Brasília (DF)
Ciclovias - Distrito Federal (Brasil)
Planejamento urbano
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-17
2008-03-17
2009-09-14T16:13:08Z
2009-09-14T16:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Camila de Carvalho. Potencialidades cicloviárias no Plano Piloto. 2008. 211 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1667
identifier_str_mv PIRES, Camila de Carvalho. Potencialidades cicloviárias no Plano Piloto. 2008. 211 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508302843772929