Validação do Ludic-Quest à ludicidade de jogos na saúde : jogabilidade e emoções em campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Alexandre Nascimento de, Gottems, Leila Bernarda Donato, Mundim, Gabriela Duarte Almeida, Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44604
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0822
https://orcid.org/0000-0002-7941-0816
https://orcid.org/0000-0002-9113-0729
https://orcid.org/0000-0002-2675-8085
https://orcid.org/0000-0002-4984-4541
https://orcid.org/0000-0002-8784-9589
Resumo: Objetivo: validar o constructo e a confiabilidade do instrumento Ludic-Quest para avaliação da ludicidade de jogos, por meio de fatores latentes à jogabilidade, percepção da aprendizagem e às emoções na partida. Métodos: estudo transversal de validação das propriedades psicométricas do instrumento. 247 pessoas responderam ao questionário após uma partida do jogo Violetas. Análise Fatorial Exploratória, com uso do KMO (>0,7), Bertlett (p=0,005), Varimax e carga fatorial (>0,6). Confiabilidade pelo Alfa de Cronbach (>0,6). Resultados: na jogabilidade/aprendizagem, KMO=0,859, Bertlett significativo. O autovalor indicou quatro fatores (reflexões; imersão; desafios; estética) e 10 variáveis retidas. Na análise fatorial das emoções: KMO=0,817; Bartlett p=0,000. Extração de quatro fatores (prazer; ostranênie; tensão; diversão) e 10 variáveis retidas. As 20 variáveis validadas contêm confiabilidade (Alfa de Cronbach=0,716). Conclusões: os oito fatores validados centralizam o lúdico na produção de jogos na saúde, compondo um instrumento de avaliação da ludicidade confiável à utilização em pesquisas.
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Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/MTbZQd7S7LmX8n43NrHZRBB/?lang=en. Acesso em: 22 ago. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44604https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0822https://orcid.org/0000-0002-7941-0816https://orcid.org/0000-0002-9113-0729https://orcid.org/0000-0002-2675-8085https://orcid.org/0000-0002-4984-4541https://orcid.org/0000-0002-8784-9589Objetivo: validar o constructo e a confiabilidade do instrumento Ludic-Quest para avaliação da ludicidade de jogos, por meio de fatores latentes à jogabilidade, percepção da aprendizagem e às emoções na partida. Métodos: estudo transversal de validação das propriedades psicométricas do instrumento. 247 pessoas responderam ao questionário após uma partida do jogo Violetas. Análise Fatorial Exploratória, com uso do KMO (>0,7), Bertlett (p=0,005), Varimax e carga fatorial (>0,6). Confiabilidade pelo Alfa de Cronbach (>0,6). Resultados: na jogabilidade/aprendizagem, KMO=0,859, Bertlett significativo. O autovalor indicou quatro fatores (reflexões; imersão; desafios; estética) e 10 variáveis retidas. Na análise fatorial das emoções: KMO=0,817; Bartlett p=0,000. Extração de quatro fatores (prazer; ostranênie; tensão; diversão) e 10 variáveis retidas. As 20 variáveis validadas contêm confiabilidade (Alfa de Cronbach=0,716). Conclusões: os oito fatores validados centralizam o lúdico na produção de jogos na saúde, compondo um instrumento de avaliação da ludicidade confiável à utilização em pesquisas.Objective: to validate Ludic-quest construct and reliability to assess game playfulness, through latent factors in gameplay, perception of learning and emotions in the game. Methods: a cross-sectional study to validate the instrument’s psychometric properties. 247 people responded to the questionnaire after a match in the game Violetas. Exploratory Factor Analysis, using KMO (>0.7), Bertlett (p=0.005), Varimax and factor loading (>0.6). Reliability by Cronbach’s alpha (>0.6). Results: in gameplay/learning, KMO=0.859, Bertlett significant. The eigenvalue indicated four factors (reflections; immersion; challenges; aesthetics), 10 retained variables. In the factor analysis of emotions: KMO=0.817; Bartlett p=0.000. Extraction of four factors (pleasure; ostraenie; tension; fun), 10 retained variables. The 20 validated variables contain reliability (Cronbach’s alpha=0.716). Conclusions: the eight validated factors centralize playfulness in health game production, composing a reliable playfulness assessment instrument for use in research.Objetivo: validar el constructo y la confiabilidad del instrumento Ludic-Quest para evaluar la lúdica de los juegos, a través de factores latentes en la jugabilidad, percepción del aprendizaje y emociones en el juego. Métodos: estudio transversal para validar las propiedades psicométricas del instrumento. 247 personas contestaron el cuestionario después de un partido de Violetas. Análisis Factorial Exploratorio, utilizando KMO (>0,7), Bertlett (p=0,005), Varimax y carga factorial (>0,6). Confiabilidad por Alfa de Cronbach (>0.6). Resultados: en jugabilidad/aprendizaje, KMO=0,859, Bertlett significativo. El valor propio indicó cuatro factores (reflexiones; inmersión; desafíos; estética) y 10 variables retenidas. En el análisis factorial de las emociones: KMO=0,817; Bartlett p=0,000. Extracción de cuatro factores (placer; ostraenie; tensión; diversión) y 10 variables retenidas. Las 20 variables validadas contienen confiabilidad (Alfa de Cronbach=0,716). Conclusiones: los ocho factores validados centralizan la ludicidad en la producción de juegos de salud, componiendo un instrumento de evaluación de la ludicidad confiable para uso en investigación.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Enfermagem (FS ENF)Associação Brasileira de Enfermagem(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessValidação do Ludic-Quest à ludicidade de jogos na saúde : jogabilidade e emoções em campoValidation of Ludic-Quest to the playfulness of health games : gameplay and emotions on the fieldValidación de Ludic-Quest a la ludicidad de los juegos de salud : jugabilidad y emociones en el campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEstudos de validaçãoAnálise fatorialJogosAprendizagemEmoçõesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ValidacaoLudic-Quest.pdfARTIGO_ValidacaoLudic-Quest.pdfapplication/pdf185871http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44604/1/ARTIGO_ValidacaoLudic-Quest.pdfa976c637857e969b27a4d09b955562c7MD51open accessARTIGO_ValidationLudic-Quest.pdfARTIGO_ValidationLudic-Quest.pdfapplication/pdf177897http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44604/2/ARTIGO_ValidationLudic-Quest.pdf4f38c50ba70e0a660457b26539a6b5daMD52open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44604/3/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD53open access10482/446042023-08-16 08:14:13.502open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/44604U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-16T11:14:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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