A palavra e a imagem : uma conjunção em conto barroco ou unidade tripartita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Vanessa Pereira Cajá
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32617
http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32617
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.
id UNB_f0b240c2bf1fc30277f9f5a1b4f90b76
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32617
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A palavra e a imagem : uma conjunção em conto barroco ou unidade tripartitaLins, Osman, 1924-1978 - crítica e interpretaçãoTextos literáriosNarrativaSemióticaLinguagem literáriaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.Considerada por muitos como um marco na configuração da estética pessoal de Osman Lins e, também, como um salto na carreira do escritor, a obra Nove, Novena, lançada em 1966, é composta por nove narrativas que rompem com a tradição literária, ao problematizar questões referentes às categorias da narrativa. Além do uso de símbolos como sinais indicativos representando uma junção ou uma distinção de narradores, há também a transposição da linguagem iconográfica para a literatura, exercida por Lins em sua referida obra, como técnica narrativa. Em se tratando de “Conto Barroco ou Unidade Tripartita”, narrativa sobre a qual o presente estudo se debruçará, essa transposição realiza-se em dois diferentes âmbitos, que serão os eixos investigativos desta dissertação. A saber: 1) o nível sintático/estrutural, que diz respeito à composição do texto literário e ao modo como a história é narrada e 2) o nível imagético/espacial, que versará sobre a expressiva condição imagética do texto e sua relação com as outras áreas do conhecimento.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Considered by many as a milestone in the configuration of Osman Lins' personal aesthetic, and also as a leap in the writer's career, the work Nine, Novena, released in 1966, is composed of nine narratives that break with the literary tradition in problematizing issues relating to narrative categories. Besides the use of symbols as indicative signs representing a junction or a distinction of narrators, there is also the transposition of the iconographic language for literature, exercised by Lins in his referred work, as a narrative technique. In the case of "Baroque Tale or Tripartite Unit", a narrative on which the present study will focus, this transposition takes place in two different scopes, which will be the research axes of this dissertation. These are: 1) the syntactic / structural level, which concerns the composition of the literary text and how the story is narrated and 2) the imagery / spatial level, which will deal with the expressive image condition of the text and its relation to the other areas of knowledge.Hazin, ElizabethAlves, Vanessa Pereira Cajá2018-09-11T20:10:20Z2018-09-11T20:10:20Z2018-09-102018-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Vanessa Pereira Cajá. A palavra e a imagem: uma conjunção em conto barroco ou unidade tripartita. 2018. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32617http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32617A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:05:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/32617Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:05:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A palavra e a imagem : uma conjunção em conto barroco ou unidade tripartita
title A palavra e a imagem : uma conjunção em conto barroco ou unidade tripartita
spellingShingle A palavra e a imagem : uma conjunção em conto barroco ou unidade tripartita
Alves, Vanessa Pereira Cajá
Lins, Osman, 1924-1978 - crítica e interpretação
Textos literários
Narrativa
Semiótica
Linguagem literária
title_short A palavra e a imagem : uma conjunção em conto barroco ou unidade tripartita
title_full A palavra e a imagem : uma conjunção em conto barroco ou unidade tripartita
title_fullStr A palavra e a imagem : uma conjunção em conto barroco ou unidade tripartita
title_full_unstemmed A palavra e a imagem : uma conjunção em conto barroco ou unidade tripartita
title_sort A palavra e a imagem : uma conjunção em conto barroco ou unidade tripartita
author Alves, Vanessa Pereira Cajá
author_facet Alves, Vanessa Pereira Cajá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hazin, Elizabeth
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Vanessa Pereira Cajá
dc.subject.por.fl_str_mv Lins, Osman, 1924-1978 - crítica e interpretação
Textos literários
Narrativa
Semiótica
Linguagem literária
topic Lins, Osman, 1924-1978 - crítica e interpretação
Textos literários
Narrativa
Semiótica
Linguagem literária
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-11T20:10:20Z
2018-09-11T20:10:20Z
2018-09-10
2018-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Vanessa Pereira Cajá. A palavra e a imagem: uma conjunção em conto barroco ou unidade tripartita. 2018. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32617
http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32617
identifier_str_mv ALVES, Vanessa Pereira Cajá. A palavra e a imagem: uma conjunção em conto barroco ou unidade tripartita. 2018. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32617
http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508355083829248