Concepção sobre a investigação no ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42650 https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13688 https://orcid.org/0000-0002-2566-3957 |
Resumo: | A literatura científica tem enfatizado a importância das experiências de investigação para os estudantes na formação inicial de professores. Tentando melhor compreender este cenário, o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma atividade prática no Ensino de Ciências baseado em investigação. Para alcançar este objetivo os estudantes foram acompanhados em duas disciplinas práticas durante cinco semestre. Durante o desenvolvimento das disciplinas os estudantes foram estimulados a manterem anotações sobre todo o processo. Ao final da disciplina foi solicitado um relato das atividades desenvolvidas. Estas informações foram utilizadas como material de análise neste trabalho. Os dados obtidos sugerem que as concepções dos estudantes sobre o processo de pesquisa e investigação na educação estavam relacionadas à prática e interpretação de seu próprio projeto de investigação e que a vivência do projeto modificou as concepções que os mesmos possuíam sobre a pesquisa. Este trabalho apresenta que as experiências vivenciadas na formação inicial docente instigam uma maior reflexão sobre a natureza da investigação. Desta forma, acredito que os resultados aqui apresentados podem contribuir na formação inicial destes estudantes. |
id |
UNB_f0fd64db52b31a1b7acc2c9b4883f869 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/42650 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção sobre a investigação no ensino de ciênciasDiseño de la investigación en la enseñanza de las cienciasResearch design in science educationFormação inicial de professoresPráticas pedagógicasEnsino por investigaçãoA literatura científica tem enfatizado a importância das experiências de investigação para os estudantes na formação inicial de professores. Tentando melhor compreender este cenário, o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma atividade prática no Ensino de Ciências baseado em investigação. Para alcançar este objetivo os estudantes foram acompanhados em duas disciplinas práticas durante cinco semestre. Durante o desenvolvimento das disciplinas os estudantes foram estimulados a manterem anotações sobre todo o processo. Ao final da disciplina foi solicitado um relato das atividades desenvolvidas. Estas informações foram utilizadas como material de análise neste trabalho. Os dados obtidos sugerem que as concepções dos estudantes sobre o processo de pesquisa e investigação na educação estavam relacionadas à prática e interpretação de seu próprio projeto de investigação e que a vivência do projeto modificou as concepções que os mesmos possuíam sobre a pesquisa. Este trabalho apresenta que as experiências vivenciadas na formação inicial docente instigam uma maior reflexão sobre a natureza da investigação. Desta forma, acredito que os resultados aqui apresentados podem contribuir na formação inicial destes estudantes.Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Unesp2021-12-28T11:14:11Z2021-12-28T11:14:11Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENEZES, João Paulo Cunha de. Concepção sobre a investigação no ensino de ciências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2887–2902, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13688. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13688. Acesso em: 28 dez. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42650https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13688https://orcid.org/0000-0002-2566-3957Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC BY NC SA). Fonte: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13688. Acesso em: 28 dez. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, João Paulo Cunha deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:49:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/42650Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:49:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção sobre a investigação no ensino de ciências Diseño de la investigación en la enseñanza de las ciencias Research design in science education |
title |
Concepção sobre a investigação no ensino de ciências |
spellingShingle |
Concepção sobre a investigação no ensino de ciências Menezes, João Paulo Cunha de Formação inicial de professores Práticas pedagógicas Ensino por investigação |
title_short |
Concepção sobre a investigação no ensino de ciências |
title_full |
Concepção sobre a investigação no ensino de ciências |
title_fullStr |
Concepção sobre a investigação no ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Concepção sobre a investigação no ensino de ciências |
title_sort |
Concepção sobre a investigação no ensino de ciências |
author |
Menezes, João Paulo Cunha de |
author_facet |
Menezes, João Paulo Cunha de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, João Paulo Cunha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Práticas pedagógicas Ensino por investigação |
topic |
Formação inicial de professores Práticas pedagógicas Ensino por investigação |
description |
A literatura científica tem enfatizado a importância das experiências de investigação para os estudantes na formação inicial de professores. Tentando melhor compreender este cenário, o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma atividade prática no Ensino de Ciências baseado em investigação. Para alcançar este objetivo os estudantes foram acompanhados em duas disciplinas práticas durante cinco semestre. Durante o desenvolvimento das disciplinas os estudantes foram estimulados a manterem anotações sobre todo o processo. Ao final da disciplina foi solicitado um relato das atividades desenvolvidas. Estas informações foram utilizadas como material de análise neste trabalho. Os dados obtidos sugerem que as concepções dos estudantes sobre o processo de pesquisa e investigação na educação estavam relacionadas à prática e interpretação de seu próprio projeto de investigação e que a vivência do projeto modificou as concepções que os mesmos possuíam sobre a pesquisa. Este trabalho apresenta que as experiências vivenciadas na formação inicial docente instigam uma maior reflexão sobre a natureza da investigação. Desta forma, acredito que os resultados aqui apresentados podem contribuir na formação inicial destes estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28T11:14:11Z 2021-12-28T11:14:11Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENEZES, João Paulo Cunha de. Concepção sobre a investigação no ensino de ciências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2887–2902, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13688. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13688. Acesso em: 28 dez. 2021. https://repositorio.unb.br/handle/10482/42650 https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13688 https://orcid.org/0000-0002-2566-3957 |
identifier_str_mv |
MENEZES, João Paulo Cunha de. Concepção sobre a investigação no ensino de ciências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2887–2902, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13688. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13688. Acesso em: 28 dez. 2021. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42650 https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13688 https://orcid.org/0000-0002-2566-3957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580704768032768 |